Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Philipe Ramos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18278
Resumo: O presente documento, surge no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no ano letivo de 2011/2012. Este relatório associa uma reflexão do trabalho desenvolvido ao longo do ano escolar na Escola Básica Conde Vilalva (EBCV) à componente científica adquirida por mim enquanto aluno do Mestrado em Ensino da Educação Física. Este fortemente apoiado pelo Programa Nacional de Educação Física (PNEF). Pretende descrever de forma crítica o que aconteceu ao longo do ano letivo, seguindo uma ordem cronológica na qual se abordam as quatro dimensões profissionais de formação do futuro professor: dimensão profissional social e ética, dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, dimensão da participação na escola e relação com a comunidade, dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida; Abstract: The present document appears in the context of my Supervised Teaching Practice (PES) accomplished in the school year 2011/2012. This report combines a reflection of the work done throughout the school year in elementary school Conde de Vivalva and the scientific component acquired by me as a student of masters in teaching physical education, and strongly supported by the National Program of Physical Education (PNEF). Intended to describe critically what happened throughout the school year, following a chronological order based on the PNEF. In chronological order, the report describes the four dimensions of professional training of future teacher: dimension professional, social and ethical; dimension of development of teaching and learning; participation in school and relation with community; and professional development dimension throughout of life.
id RCAP_e2e052e2a600c69eba93b69a2da2440f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, ÉvoraPrática de ensino supervisionadaEducação físicaFormação de professoresPlaneamentoAvaliaçãoEnsino básico e ensino secundárioSupervised teaching practicePhysical educationTeacher trainingPlanning evaluationBasic education and secondairy educationO presente documento, surge no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no ano letivo de 2011/2012. Este relatório associa uma reflexão do trabalho desenvolvido ao longo do ano escolar na Escola Básica Conde Vilalva (EBCV) à componente científica adquirida por mim enquanto aluno do Mestrado em Ensino da Educação Física. Este fortemente apoiado pelo Programa Nacional de Educação Física (PNEF). Pretende descrever de forma crítica o que aconteceu ao longo do ano letivo, seguindo uma ordem cronológica na qual se abordam as quatro dimensões profissionais de formação do futuro professor: dimensão profissional social e ética, dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, dimensão da participação na escola e relação com a comunidade, dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida; Abstract: The present document appears in the context of my Supervised Teaching Practice (PES) accomplished in the school year 2011/2012. This report combines a reflection of the work done throughout the school year in elementary school Conde de Vivalva and the scientific component acquired by me as a student of masters in teaching physical education, and strongly supported by the National Program of Physical Education (PNEF). Intended to describe critically what happened throughout the school year, following a chronological order based on the PNEF. In chronological order, the report describes the four dimensions of professional training of future teacher: dimension professional, social and ethical; dimension of development of teaching and learning; participation in school and relation with community; and professional development dimension throughout of life.Universidade de Évora2016-04-13T13:20:18Z2016-04-132014-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18278http://hdl.handle.net/10174/18278TID:201119455porDepartamento de Pedagogia e Educaçãophilipe5.rodrigues5@gmail.com672Rodrigues, Philipe Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:12.228677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
Rodrigues, Philipe Ramos
Prática de ensino supervisionada
Educação física
Formação de professores
Planeamento
Avaliação
Ensino básico e ensino secundário
Supervised teaching practice
Physical education
Teacher training
Planning evaluation
Basic education and secondairy education
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
author Rodrigues, Philipe Ramos
author_facet Rodrigues, Philipe Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Philipe Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação física
Formação de professores
Planeamento
Avaliação
Ensino básico e ensino secundário
Supervised teaching practice
Physical education
Teacher training
Planning evaluation
Basic education and secondairy education
topic Prática de ensino supervisionada
Educação física
Formação de professores
Planeamento
Avaliação
Ensino básico e ensino secundário
Supervised teaching practice
Physical education
Teacher training
Planning evaluation
Basic education and secondairy education
description O presente documento, surge no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no ano letivo de 2011/2012. Este relatório associa uma reflexão do trabalho desenvolvido ao longo do ano escolar na Escola Básica Conde Vilalva (EBCV) à componente científica adquirida por mim enquanto aluno do Mestrado em Ensino da Educação Física. Este fortemente apoiado pelo Programa Nacional de Educação Física (PNEF). Pretende descrever de forma crítica o que aconteceu ao longo do ano letivo, seguindo uma ordem cronológica na qual se abordam as quatro dimensões profissionais de formação do futuro professor: dimensão profissional social e ética, dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, dimensão da participação na escola e relação com a comunidade, dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida; Abstract: The present document appears in the context of my Supervised Teaching Practice (PES) accomplished in the school year 2011/2012. This report combines a reflection of the work done throughout the school year in elementary school Conde de Vivalva and the scientific component acquired by me as a student of masters in teaching physical education, and strongly supported by the National Program of Physical Education (PNEF). Intended to describe critically what happened throughout the school year, following a chronological order based on the PNEF. In chronological order, the report describes the four dimensions of professional training of future teacher: dimension professional, social and ethical; dimension of development of teaching and learning; participation in school and relation with community; and professional development dimension throughout of life.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-24T00:00:00Z
2016-04-13T13:20:18Z
2016-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18278
http://hdl.handle.net/10174/18278
TID:201119455
url http://hdl.handle.net/10174/18278
identifier_str_mv TID:201119455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
philipe5.rodrigues5@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136584410333184