Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18278 |
Resumo: | O presente documento, surge no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no ano letivo de 2011/2012. Este relatório associa uma reflexão do trabalho desenvolvido ao longo do ano escolar na Escola Básica Conde Vilalva (EBCV) à componente científica adquirida por mim enquanto aluno do Mestrado em Ensino da Educação Física. Este fortemente apoiado pelo Programa Nacional de Educação Física (PNEF). Pretende descrever de forma crítica o que aconteceu ao longo do ano letivo, seguindo uma ordem cronológica na qual se abordam as quatro dimensões profissionais de formação do futuro professor: dimensão profissional social e ética, dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, dimensão da participação na escola e relação com a comunidade, dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida; Abstract: The present document appears in the context of my Supervised Teaching Practice (PES) accomplished in the school year 2011/2012. This report combines a reflection of the work done throughout the school year in elementary school Conde de Vivalva and the scientific component acquired by me as a student of masters in teaching physical education, and strongly supported by the National Program of Physical Education (PNEF). Intended to describe critically what happened throughout the school year, following a chronological order based on the PNEF. In chronological order, the report describes the four dimensions of professional training of future teacher: dimension professional, social and ethical; dimension of development of teaching and learning; participation in school and relation with community; and professional development dimension throughout of life. |
id |
RCAP_e2e052e2a600c69eba93b69a2da2440f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18278 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, ÉvoraPrática de ensino supervisionadaEducação físicaFormação de professoresPlaneamentoAvaliaçãoEnsino básico e ensino secundárioSupervised teaching practicePhysical educationTeacher trainingPlanning evaluationBasic education and secondairy educationO presente documento, surge no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no ano letivo de 2011/2012. Este relatório associa uma reflexão do trabalho desenvolvido ao longo do ano escolar na Escola Básica Conde Vilalva (EBCV) à componente científica adquirida por mim enquanto aluno do Mestrado em Ensino da Educação Física. Este fortemente apoiado pelo Programa Nacional de Educação Física (PNEF). Pretende descrever de forma crítica o que aconteceu ao longo do ano letivo, seguindo uma ordem cronológica na qual se abordam as quatro dimensões profissionais de formação do futuro professor: dimensão profissional social e ética, dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, dimensão da participação na escola e relação com a comunidade, dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida; Abstract: The present document appears in the context of my Supervised Teaching Practice (PES) accomplished in the school year 2011/2012. This report combines a reflection of the work done throughout the school year in elementary school Conde de Vivalva and the scientific component acquired by me as a student of masters in teaching physical education, and strongly supported by the National Program of Physical Education (PNEF). Intended to describe critically what happened throughout the school year, following a chronological order based on the PNEF. In chronological order, the report describes the four dimensions of professional training of future teacher: dimension professional, social and ethical; dimension of development of teaching and learning; participation in school and relation with community; and professional development dimension throughout of life.Universidade de Évora2016-04-13T13:20:18Z2016-04-132014-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18278http://hdl.handle.net/10174/18278TID:201119455porDepartamento de Pedagogia e Educaçãophilipe5.rodrigues5@gmail.com672Rodrigues, Philipe Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:12.228677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora Rodrigues, Philipe Ramos Prática de ensino supervisionada Educação física Formação de professores Planeamento Avaliação Ensino básico e ensino secundário Supervised teaching practice Physical education Teacher training Planning evaluation Basic education and secondairy education |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
author |
Rodrigues, Philipe Ramos |
author_facet |
Rodrigues, Philipe Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Philipe Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Educação física Formação de professores Planeamento Avaliação Ensino básico e ensino secundário Supervised teaching practice Physical education Teacher training Planning evaluation Basic education and secondairy education |
topic |
Prática de ensino supervisionada Educação física Formação de professores Planeamento Avaliação Ensino básico e ensino secundário Supervised teaching practice Physical education Teacher training Planning evaluation Basic education and secondairy education |
description |
O presente documento, surge no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no ano letivo de 2011/2012. Este relatório associa uma reflexão do trabalho desenvolvido ao longo do ano escolar na Escola Básica Conde Vilalva (EBCV) à componente científica adquirida por mim enquanto aluno do Mestrado em Ensino da Educação Física. Este fortemente apoiado pelo Programa Nacional de Educação Física (PNEF). Pretende descrever de forma crítica o que aconteceu ao longo do ano letivo, seguindo uma ordem cronológica na qual se abordam as quatro dimensões profissionais de formação do futuro professor: dimensão profissional social e ética, dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, dimensão da participação na escola e relação com a comunidade, dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida; Abstract: The present document appears in the context of my Supervised Teaching Practice (PES) accomplished in the school year 2011/2012. This report combines a reflection of the work done throughout the school year in elementary school Conde de Vivalva and the scientific component acquired by me as a student of masters in teaching physical education, and strongly supported by the National Program of Physical Education (PNEF). Intended to describe critically what happened throughout the school year, following a chronological order based on the PNEF. In chronological order, the report describes the four dimensions of professional training of future teacher: dimension professional, social and ethical; dimension of development of teaching and learning; participation in school and relation with community; and professional development dimension throughout of life. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-24T00:00:00Z 2016-04-13T13:20:18Z 2016-04-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18278 http://hdl.handle.net/10174/18278 TID:201119455 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18278 |
identifier_str_mv |
TID:201119455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação philipe5.rodrigues5@gmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136584410333184 |