Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16475 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_0fa065ba8543435d08476a4d032bb495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16475 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos?Resolução de conflitosAutonomiaEducação de InfânciaCriançasConflict resolutionAutonomyEarly childhood educationChildrenRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarA Educação de Infância é palco de inúmeras interações entre crianças e adultos e entre crianças com os seus pares. Nestas últimas, com frequência, surgem conflitos, que devem ser encarados como oportunidades de aprendizagem, cabendo ao educador um importante papel de mediação. Faz parte da aprendizagem, que as crianças aprendam a resolvê-los autonomamente, num processo mediado e apoiado pelo educador quando necessário. Deste modo, as crianças aprendem a viver junto, a conviver com as diferenças, desenvolvendo-se como sujeitos ativos e autónomos no contexto onde estão inseridas. Tendo em consideração as premissas mencionadas, a investigação apresentada no presente relatório surgiu no decorrer da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de pré-escolar, com um grupo de vinte e três crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. A caracterização e as intencionalidades descritas apoiam o desenho da Investigação-Ação, de natureza qualitativa e que procura responder à problemática “Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos?”. A investigação teve como estratégias metodológicas a entrevista semi-estruturada realizada à educadora cooperante, as Notas de Campo, bem como as estratégias de ação que nortearam a minha mediação nos momentos de conflito entre pares. Os resultados alcançados nesta investigação permitem compreender que o educador de infância tem um papel crucial nos momentos de resolução de conflito, pois é através deste que as crianças aprenderão estratégias que as ajudem a lidar com essas situações. Ao longo da minha intervenção, durante estes momentos, consegui constatar que as crianças, que inicialmente recorriam ao adulto para que fosse este a resolver os conflitos em que estavam envolvidas, continuaram a recorrer ao adulto, mas passaram a encontrar as suas próprias soluções, tornando-se assim mais autónomas. Enquanto futura educadora de infância, penso ser crucial que as crianças aprendam a resolver os conflitos nos quais se envolvem, acreditando assim que, para que tal aconteça, é necessário que o educador promova sempre um momento de diálogo entre os intervenientes, demonstrando-lhes que através do diálogo, conseguem resolver os seus conflitos.ABSTRACT Early Childhood Education is the stage for countless interactions between children and adults and between children and their peers. Conflicts often arise between children and their peers and should be seen as learning opportunities, with the educator playing an important mediating role. It is part of learning that children learn to resolve conflicts autonomously, in a process that is mediated and supported by the educator when necessary. In this way, children learn to live together, to live with differences, developing as active and independent subjects in the context where they are inserted. Taking into account the premises mentioned above, the research presented in this report arose during the Supervised Professional Practice II (SPP II), in a preschool setting, with a group of twenty-three children, aged between 3 and 4 years old. The characterization and intentionalities described support the design of the Action-Research, which is qualitative in nature and seeks to answer the problem "How to promote children's autonomy in conflict resolution? The methodological strategies used in this research were the semi-structured interview to the cooperating teacher, the Field Notes, as well as the action strategies that guided my mediation in moments of conflict among peers. The results achieved in this research allow us to understand that the preschool teacher has a crucial role in moments of conflict resolution, because it is through him that children will learn strategies to help them deal with these situations. Throughout my intervention, during these moments, I could see that the children, who initially resorted to the adult to solve the conflicts in which they were involved, continued to resort to the adult, but started to find their own solutions, thus becoming more autonomous. As a future preschool teacher, I think it's crucial that children learn how to solve the conflicts in which they get involved, believing that, for that to happen, it's necessary that the teacher always promotes a moment of dialogue between the participants, showing them that through dialogue they can solve their own conflicts.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaToledo, LeonorRCIPLRosa, Ana Catarina Monteirinho2023-09-15T14:00:36Z2023-05-252023-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16475TID:203353064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-20T02:15:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:45.443080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos? |
title |
Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos? |
spellingShingle |
Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos? Rosa, Ana Catarina Monteirinho Resolução de conflitos Autonomia Educação de Infância Crianças Conflict resolution Autonomy Early childhood education Children |
title_short |
Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos? |
title_full |
Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos? |
title_fullStr |
Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos? |
title_full_unstemmed |
Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos? |
title_sort |
Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos? |
author |
Rosa, Ana Catarina Monteirinho |
author_facet |
Rosa, Ana Catarina Monteirinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Toledo, Leonor RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Ana Catarina Monteirinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de conflitos Autonomia Educação de Infância Crianças Conflict resolution Autonomy Early childhood education Children |
topic |
Resolução de conflitos Autonomia Educação de Infância Crianças Conflict resolution Autonomy Early childhood education Children |
description |
Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-15T14:00:36Z 2023-05-25 2023-05-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16475 TID:203353064 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16475 |
identifier_str_mv |
TID:203353064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133565419520000 |