“Ele bateu-me” (Francisco) – Da intervenção do adulto à autonomia das crianças na resolução de conflitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Flávia Rafaela Vieira da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9526
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_f2b75ed17609077317edb39ff0594e6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9526
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Ele bateu-me” (Francisco) – Da intervenção do adulto à autonomia das crianças na resolução de conflitosAutonomiaConflitoResolução de conflitosPapel do educadorAutonomyConflictConflict resolutionRole of the educatorRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório pretende apresentar o percurso vivenciado ao longo da prática profissional realizada no contexto de jardim de infância, durante os meses de outubro de 2017 a janeiro de 2018. Como tal, são abordados aspetos relacionados com a caracterização do contexto (caracterização do meio, ambiente educativo, grupo de crianças, famílias…) e com a avaliação do grupo de crianças, através da qual é possível compreender as suas principais características, bem como a sua evolução ao longo da prática. São, ainda, enumeradas as intenções para a minha ação com as crianças, famílias e equipa educativa, bem como as estratégias utilizadas com vista a concretizar essas mesmas intenções. Tendo sido possível observar que o grupo de crianças se envolvia em diversos conflitos, particularmente na sala de atividades, tornou-se fundamental iniciar uma investigação-ação relacionada com a resolução de conflitos, tendo esta como objetivos gerais: (i) desenvolver a autonomia das crianças no que diz respeito à resolução de conflitos; (ii) trabalhar com as crianças diferentes estratégias de resolução de conflitos; (iii) e reduzir o número de conflitos nos quais as crianças se envolviam, tendo tido a educadora-estagiária um papel fulcral durante este processo, ao intervir em alguns dos conflitos que iam ocorrendo, numa fase inicial, proporcionando às crianças estratégias que estas pudessem utilizar, progressivamente, de forma autónoma. Durante a investigação realizada foi possível verificar um desenvolvimento da autonomia por parte das crianças, tenho estas ganho a capacidade para, de modo progressivo, utilizar estratégias adequadas aos conflitos vivenciados, nomeadamente: partilhar; esperar pela sua vez; brincar, num dado momento, com um brinquedo, devolvendo-o, posteriormente, à outra criança, entre outras. No presente relatório é, por fim, enfatizado de que forma a prática realizada nos contextos de creche e jardim de infância contribuiu para a construção da minha identidade profissional enquanto futura educadora de infância.ABSTRACT The present report intends to present the path that has been experienced during the professional practice carried out in the context of kindergarden from October 2017 until January 2018. As such, aspects related to the characterization of the context (characterization of the environment, educational environment, group of children, families ...) and with the evaluation of the group of children, through which it is possible to understand its main characteristics as well as its evolution throughout the practice, are addressed. The intentions of my action with the children, families and educational team, as well as the strategies used to achieve these same intentions, are also enumerated. As it was possible to observe that the group of children was involved in several conflicts, particularly in the activity room, it became fundamental to initiate an investigation related to the resolution of conflicts, the main objectives being: (i) to develop the autonomy of children regarding the resolution of conflicts; (ii) to work with different conflict resolution strategies; (iii) and to reduce the number of conflicts in which children were involved, the educator-trainee had a vital role during this process, intervening in some of the conflicts that were taking place at an early stage, providing children with strategies that they could progressively use autonomously. During the investigation carried out, it was possible to verify the development of autonomy by the children – I have gained the ability to progressively use strategies appropriate to the conflicts experienced, namely: sharing; waiting for your turn; playing with a toy in a given moment, and then returning it to the other child, among others. In this report, it is finally emphasized how the practice carried out in the day care and kindergarden contexts contributed to the construction of my professional identity as a future kindergarden teacher.Simões, AnaRCIPLMota, Flávia Rafaela Vieira da Costa2019-02-19T11:24:17Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9526TID:202030326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:04.983836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Ele bateu-me” (Francisco) – Da intervenção do adulto à autonomia das crianças na resolução de conflitos
title “Ele bateu-me” (Francisco) – Da intervenção do adulto à autonomia das crianças na resolução de conflitos
spellingShingle “Ele bateu-me” (Francisco) – Da intervenção do adulto à autonomia das crianças na resolução de conflitos
Mota, Flávia Rafaela Vieira da Costa
Autonomia
Conflito
Resolução de conflitos
Papel do educador
Autonomy
Conflict
Conflict resolution
Role of the educator
title_short “Ele bateu-me” (Francisco) – Da intervenção do adulto à autonomia das crianças na resolução de conflitos
title_full “Ele bateu-me” (Francisco) – Da intervenção do adulto à autonomia das crianças na resolução de conflitos
title_fullStr “Ele bateu-me” (Francisco) – Da intervenção do adulto à autonomia das crianças na resolução de conflitos
title_full_unstemmed “Ele bateu-me” (Francisco) – Da intervenção do adulto à autonomia das crianças na resolução de conflitos
title_sort “Ele bateu-me” (Francisco) – Da intervenção do adulto à autonomia das crianças na resolução de conflitos
author Mota, Flávia Rafaela Vieira da Costa
author_facet Mota, Flávia Rafaela Vieira da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Flávia Rafaela Vieira da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Conflito
Resolução de conflitos
Papel do educador
Autonomy
Conflict
Conflict resolution
Role of the educator
topic Autonomia
Conflito
Resolução de conflitos
Papel do educador
Autonomy
Conflict
Conflict resolution
Role of the educator
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-26
2018-04-26T00:00:00Z
2019-02-19T11:24:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9526
TID:202030326
url http://hdl.handle.net/10400.21/9526
identifier_str_mv TID:202030326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133444641390592