Liderança autêntica, emoções positivas, empenhamento : estudo empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitória, Andreia Tatiana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1819
Resumo: Este estudo empírico procura investigar como (a) as percepções de liderança autêntica explicam o empenhamento afectivo no líder e na organização, (b) as percepções de liderança autêntica influenciam as emoções positivas dos colaboradores, (c) as emoções positivas dos colaboradores predizem o empenhamento afectivo no líder e na organização e (d) as emoções positivas medeiam a relação entre a liderança autêntica e as duas dimensões do empenhamento afectivo. A amostra é constituída por 204 indivíduos, funcionários não docentes da Universidade de Aveiro. Os resultados sugerem que (a) as percepções de liderança autêntica influenciam positivamente o empenhamento afectivo no líder e na organização, (b) as percepções de liderança autêntica favorecem as emoções positivas dos colaboradores, (c) as emoções positivas dos colaboradores fomentam o empenhamento afectivo no líder e na organização e (d) as emoções positivas medeiam, parcialmente, a relação de predição entre a liderança autêntica e o empenhamento afectivo no líder e na organização. O estudo comporta diversas limitações, designadamente o facto de as variáveis terem sido colhidas na mesma fonte. Todavia, as propriedades psicométricas dos instrumentos são satisfatórias, pelo que, globalmente, este trabalho ajuda a compreender o papel e importância da liderança autêntica no seio das organizações. ABSTRACT: This empirical study seeks to investigate how (a) perceptions of authentic leadership explains the affective commitment in the leader and the organization, (b) perceptions of authentic leadership influence employees’ positive emotions, (c) positive emotions predict employees’ emotional commitment in the leader and in the organization (d) positive emotions mediate the relationship between authentic leadership and the two dimensions of affective commitment. The sample consists of 204 individuals, non-teaching staff of the University of Aveiro. The results suggest that (a) perceptions of authentic leadership positively influence affective commitment in the leader and the organization, (b) perceptions of authentic leadership encourage followers’ positive emotions, (c) positive emotions foster employees’ affective commitment in leader and the organization and (d) positive emotions mediate, partially, the relationship between the prediction of authentic leadership and affective commitment in the leader and the organization. The study contains several limitations, including the fact that the variables were collected from the same source. However, the psychometric properties of instruments are satisfactory. Overall, this work helps to understand the role and importance of authentic leadership within organizations.
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