Conceção de uma Válvula Rotativa de Admissão de Geometria Variável para Motores a Dois Tempos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Rui Filipe Carocinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/153189
Resumo: Dentro das várias categorias existentes na modalidade de karting, a categoria mais icó- nica faz uso de motores a dois tempos que operam numa ampla gama de rotações. Tendo em conta que o desempenho desses motores depende muito dos sistemas de admissão e de es- cape, torna-se interessante que os correspondentes parâmetros possam variar com a veloci- dade de rotação. Anteriormente ao ano 2000, a admissão por válvula rotativa era predomi- nante nos motores a dois tempos que equipavam os karts de competição. Este tipo de válvula potencia os altos regimes de rotação, porém, é limitada no funcionamento em várias gamas de rotação. Tal limitação levou à sua substituição nessa época pela admissão por lamelas. Neste trabalho realizou-se um estudo sobre os motores a dois tempos relacionado com os vários tipos de admissão existentes. Desenvolveu-se uma admissão para aproveitar as van- tagens da válvula rotativa, conferindo-lhe características variáveis com a velocidade de rotação. Utilizou-se um motor com admissão por válvula rotativa para o desenvolvimento de um me- canismo que conferisse a variabilidade pretendida. Para maior facilidade de construção optou- se por uma solução que pudesse ser produzida através da manufatura aditiva (impressão 3D). Desenvolveu-se também o controlador da válvula utilizando um Arduino. Foi possível concluir que o mecanismo desenvolvido apresenta a capacidade de alterar os parâmetros de admissão em função da velocidade de rotação do motor, como pretendido. Contudo, não foi possível obter resultados experimentais devido à inexistência de um motor funcional durante o desenvolvimento da dissertação. Pôde-se também concluir que a unidade eletrónica de controlo do mecanismo não implica uma elevada complexidade para alcançar os requisitos pretendidos.
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