O erro construtivo: uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37768 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_0fc7903eae51cf403301f5161376be9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O erro construtivo: uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridadeThe constructive error: an experiment with students in 10th grade51:372.851372.851:51Ciências Naturais::MatemáticasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEsta investigação refere-se a uma intervenção de ensino centrada na análise de erros como forma de promover a aprendizagem no estudo das funções, numa turma do 10º ano de escolaridade, pertencente a uma escola secundária com 3º ciclo do concelho de Barcelos. O estudo desenvolveu-se em torno de três objetivos: 1) Identificar os erros mais frequentes entre os alunos de uma turma do 10º ano, no estudo das funções; 2) Averiguar as causas subjacentes aos erros que cometem durante o estudo das funções; 3) Avaliar o impacto que a predisposição para a aprendizagem de cada aluno tem no respetivo desempenho a Matemática, no estudo das funções. O sucesso dos alunos não depende somente das suas capacidades cognitivas, uma condição necessária, mas não suficiente para explicar o seu sucesso ou insucesso. Os fatores emocionais, espelhados numa predisposição para aprender, têm influência no sucesso de cada aluno, sendo importante considerar-se uma interação entre fatores cognitivos e emocionais no processo de aprendizagem dos alunos. Desta forma, nesta investigação procura-se estabelecer uma relação entre a predisposição para a aprendizagem e o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática, traduzido nos erros que cometem, no estudo das funções. No que diz respeito às estratégias de investigação e avaliação da ação, recorreu-se à análise de questionários, observação e análise das gravações das aulas e à análise de produções escritas realizadas pelos alunos antes e após a intervenção. Os resultados obtidos sugerem que os alunos sentiram imensas dificuldades na designada Álgebra processual e estrutural, bem como dificuldades relacionadas com a interpretação. Os resultados obtidos sugerem ainda que a predisposição de um aluno para a aprendizagem influencia positivamente no seu desempenho à disciplina de Matemática, verificando-se que está relacionada com a ocorrência dos designados erros construtivos. No sentido inverso, a não predisposição de um aluno para a aprendizagem influencia negativamente o seu desempenho à disciplina, podendo precipitar a ocorrência dos designados erros sistemáticos.This research refers to a teaching intervention focused on error analysis as a way to promote learning in the study of functions in a 10th grade belonging to the County of Barcelos. The study was developed around three objectives: 1) Identify the most common mistakes among students in a 10th grade, in the study of functions; 2) Investigate the causes underlying the mistakes they make during the study of the functions; 3) Assess the impact that the predisposition for learning in each student has in their performance at Mathematics, in the study of functions. The success of students depends not only on their cognitive abilities, a necessary, but insufficient condition to explain its success or failure. Emotional factors, mirrored on the predisposition to learn, influence the success of each student, therefore it is important to consider an interaction between cognitive and emotional factors in the learning process of students. Thus, this research seeks to establish a relationship between the predisposition for learning and student achievement at Mathematics, translated on the mistakes they make, on the study of functions. Regarding the research strategies and evaluation of the action, it has recourse on the analysis of questionnaires, observation and analysis of recordings of lessons and analysis of written productions made by students before and after the intervention. The results suggest that students felt many difficulties in the designated procedural and structural Algebra, as well as difficulties related to interpretation. The results suggest that the predisposition of a student for learning positively influences their performance in the discipline of Mathematics, verifying that is related to the occurrence of designated constructive errors. Inversely, the non predisposition of a student for learning adversely affects its performance at the discipline and can precipitate the occurrence of the designated systematic errors.Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - Projeto LiDEs – a literacia das disciplinas escolares: Características e desafios para mais engagement e aprendizagem (FCOMP-01-0124-FEDER-041405 (Refª. FCT, EXPL/MHCCED/0645/2013))Martinho, Maria Helena Silva de SousaUniversidade do MinhoVieira, Jorge Alexandre Moura Alves20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37768por201513307info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:25.393251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O erro construtivo: uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade The constructive error: an experiment with students in 10th grade |
title |
O erro construtivo: uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade |
spellingShingle |
O erro construtivo: uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade Vieira, Jorge Alexandre Moura Alves 51:372.851 372.851:51 Ciências Naturais::Matemáticas Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O erro construtivo: uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade |
title_full |
O erro construtivo: uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade |
title_fullStr |
O erro construtivo: uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
O erro construtivo: uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade |
title_sort |
O erro construtivo: uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade |
author |
Vieira, Jorge Alexandre Moura Alves |
author_facet |
Vieira, Jorge Alexandre Moura Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martinho, Maria Helena Silva de Sousa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Jorge Alexandre Moura Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
51:372.851 372.851:51 Ciências Naturais::Matemáticas Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
51:372.851 372.851:51 Ciências Naturais::Matemáticas Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/37768 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/37768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201513307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132752285532160 |