Regulação partilhada na resolução de problemas em pequenos grupos do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Joana Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28084
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
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spelling Regulação partilhada na resolução de problemas em pequenos grupos do 1º ciclo do ensino básicoAutorregulaçãoTrabalho colaborativoResolução de problemasTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016A regulação partilhada é um elemento essencial nas aprendizagens colaborativas, sendo os trabalhos de grupo boas oportunidades para que o indivíduo possa, não só, desenvolver competências autorregulatórias pelas interações com os outros, como também, ter um papel importante, contribuindo para o desenvolvimento de uma aprendizagem coletiva. A escola pode intervir e ter um papel ativo no desenvolvimento destas competências, na medida em que pode criar condições para que os alunos aprendam em conjunto os programas curriculares e simultaneamente desenvolvam competências de autorregulação e regulação partilhada da tarefa. A investigação tem mostrado que a regulação partilhada é uma competência essencial no trabalho colaborativo. No que respeita aos contextos sociais onde os indivíduos se inserem, seja a escola, o trabalho ou os grupos mais informais, os indivíduos são desafiados a co-construir estratégias para alcançarem um objetivo partilhado, e que no processo sejam capazes de regular em conjunto as tarefas partilhadas. Este estudo pretendeu compreender como os alunos percecionam a regulação partilhada em trabalhos de grupo e como se apoiam enquanto equipa na regulação das tarefas e na resolução dos problemas. Os dados foram recolhidos de uma amostra de 251 participantes, com alunos do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Para responder às questões de investigação recorremos à metodologia quantitativa com a elaboração do Questionário de trabalho colaborativo entre pares e qualitativa com a realização de entrevistas focus groups. Os resultados mostraram que os alunos identificam facilitadores e não facilitadores na regulação da tarefa partilhada. O suporte percebido surge como um fator importante para que o grupo consiga regular a tarefa partilhada. Contrariamente a ausência de suporte percebido parece ser um não facilitador da regulação da tarefa partilhada. Foi encontrada uma relação direta entre o suporte percebido e a regulação da tarefa. O suporte percebido é um preditor significante da regulação da tarefa partilhada. Os resultados serão discutidos assim como as limitações do estudo.Shared regulation is an essential element in collaborative learning and group work provides good opportunities for students to develop self-regulation competencies through interaction with others, as well as collective learning. Schools can intervene and have an active role in the development of these competencies, since they may provide conditions for students to learn content together and develop self- and shared regulation competencies. The aim of this study was to understand how students perceive their shared regulation of learning during group work and how they support each other as a team in the regulation of tasks when solving problems. The data were collected from a sample of 251 participants of the 3rd and 4th year of primary school. To achieve the proposed objectives, we used the Questionnaire of Collaborative Work Among Peers, as well as focus group interviews. Results revealed that students identified facilitators and non-facilitators in the shared regulation of a task. The perceived support emerged as an important factor for the group to be able to regulate the shared task. In contrast, the absence of perceived support seemed to have been a non-facilitator of the shared regulation task. A direct relationship was found between perceived support and the regulation of the task. Specifically, students’ perceived support was a significant predictor of their shared regulation of the task. Implications for practice and the limitations of the study are discussed.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Joana Filipa Ferreira2017-06-14T14:18:55Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28084TID:201915677porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:18.388173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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