Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/27864 |
Resumo: | Este artigo propõe um olhar sobre as políticas de educação a partir de vivências quotidianas observadas em escolas e cidades contemporâneas. Ao invés de analisar os documentos normativos, privilegiando uma abordagem top-down, a perspectiva que aqui se adota parte da análise de um caso empírico para repensar e reconceitualizar tendências políticas contemporâneas. Assumindo que a educação é uma forma de intervenção no mundo serão iluminadas práticas singulares que, não comprovando, tornam possível a condução de processos situados e responsáveis de educação de crianças por via da relação com a vida quotidiana das cidades. Com esse propósito, o artigo organiza-se em três partes principais. A primeira enquadra o estudo no quadro conceitual do espaço público da educação. A segunda informa sobre a metodologia seguida do estudo de caso e das principais características deste – o caso de uma turma do 3º ano de uma escola pública do 1º ciclo do ensino básico no centro de Lisboa. A terceira apresenta um quadro conceitual que permite olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças. |
id |
RCAP_0fe6df7e9e007596f1e2b1653748682f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27864 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em LisboaLook how the cities of public education of children: contributions from a case study in LisbonMira como las ciudades dela educación pública de los ninos las contribuciones de um estúdio de caso em LisboaEspaço público da educaçãoInvestigar em educaçãoEscola básicaEste artigo propõe um olhar sobre as políticas de educação a partir de vivências quotidianas observadas em escolas e cidades contemporâneas. Ao invés de analisar os documentos normativos, privilegiando uma abordagem top-down, a perspectiva que aqui se adota parte da análise de um caso empírico para repensar e reconceitualizar tendências políticas contemporâneas. Assumindo que a educação é uma forma de intervenção no mundo serão iluminadas práticas singulares que, não comprovando, tornam possível a condução de processos situados e responsáveis de educação de crianças por via da relação com a vida quotidiana das cidades. Com esse propósito, o artigo organiza-se em três partes principais. A primeira enquadra o estudo no quadro conceitual do espaço público da educação. A segunda informa sobre a metodologia seguida do estudo de caso e das principais características deste – o caso de uma turma do 3º ano de uma escola pública do 1º ciclo do ensino básico no centro de Lisboa. A terceira apresenta um quadro conceitual que permite olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças.This article builds on a perspective at educational politics from the point of view of everyday experiences made possible in schools and cities. Instead of analyzing the normative documents, favoring a top-down approach, the perspective adopted here departs from the analysis of an empirical case to rethink and reconceptualize political trends. Assuming that education is a form of intervention in the world the paper sheds light on singular practices that allow opening possibilities for children’s education through experiences of relation with city life. With this purpose, the article is organized into three main parts. The first introduces the conceptual framework by the debate of the public space of education. The second frames the methodology followed in the case study and tells of the main features of the case studied – the case of a 3rd grade class in a public primary school in central Lisbon. The third part presents a conceptual framework to look at cities as public spaces for the education of children.Este artículo ofrece una mirada a la política de educación a partir de las experiencias cotidianas que son posibles en las escuelas y ciudades. En lugar de analizar los documentos normativos, lo que favorece un enfoque de arriba hacia abajo, la perspectiva adoptada aquí si parte del análisis de un caso empírico para repensar y reconceptuar las tendencias políticas actuales. Si asume que la educación es una forma de intervención en el mundo, y, para tanto, se iluminan practicas singulares que, no comprobando, hacem posible la conducción de procesos situados y responsables de la educación de los niños a través de la relación con la vida cotidiana de las ciudades. A tal efecto, el artículo está organizado en tres partes principales. En la primera se presentan los marcos conceptuales de lo estudio en el cuadro de lo espació publico de la educación. La segunda clarifica la metodología seguida en el estudio de caso y habla de las principales características del caso estudiado – el caso de una clase de 3 º año en una escuela primaria pública en el centro de Lisboa. La tercera presenta un marcoUniversidade Federal de Grande DouradosRepositório ComumXavier Gomes, Elisabete2019-02-18T14:22:24Z2014-012014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/27864porISSN 2237-258Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/27864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:29.651768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa Look how the cities of public education of children: contributions from a case study in Lisbon Mira como las ciudades dela educación pública de los ninos las contribuciones de um estúdio de caso em Lisboa |
title |
Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa |
spellingShingle |
Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa Xavier Gomes, Elisabete Espaço público da educação Investigar em educação Escola básica |
title_short |
Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa |
title_full |
Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa |
title_fullStr |
Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa |
title_full_unstemmed |
Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa |
title_sort |
Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa |
author |
Xavier Gomes, Elisabete |
author_facet |
Xavier Gomes, Elisabete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier Gomes, Elisabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço público da educação Investigar em educação Escola básica |
topic |
Espaço público da educação Investigar em educação Escola básica |
description |
Este artigo propõe um olhar sobre as políticas de educação a partir de vivências quotidianas observadas em escolas e cidades contemporâneas. Ao invés de analisar os documentos normativos, privilegiando uma abordagem top-down, a perspectiva que aqui se adota parte da análise de um caso empírico para repensar e reconceitualizar tendências políticas contemporâneas. Assumindo que a educação é uma forma de intervenção no mundo serão iluminadas práticas singulares que, não comprovando, tornam possível a condução de processos situados e responsáveis de educação de crianças por via da relação com a vida quotidiana das cidades. Com esse propósito, o artigo organiza-se em três partes principais. A primeira enquadra o estudo no quadro conceitual do espaço público da educação. A segunda informa sobre a metodologia seguida do estudo de caso e das principais características deste – o caso de uma turma do 3º ano de uma escola pública do 1º ciclo do ensino básico no centro de Lisboa. A terceira apresenta um quadro conceitual que permite olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01 2014-01-01T00:00:00Z 2019-02-18T14:22:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/27864 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/27864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ISSN 2237-258X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929867505664 |