Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier Gomes, Elisabete
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/27864
Resumo: Este artigo propõe um olhar sobre as políticas de educação a partir de vivências quotidianas observadas em escolas e cidades contemporâneas. Ao invés de analisar os documentos normativos, privilegiando uma abordagem top-down, a perspectiva que aqui se adota parte da análise de um caso empírico para repensar e reconceitualizar tendências políticas contemporâneas. Assumindo que a educação é uma forma de intervenção no mundo serão iluminadas práticas singulares que, não comprovando, tornam possível a condução de processos situados e responsáveis de educação de crianças por via da relação com a vida quotidiana das cidades. Com esse propósito, o artigo organiza-se em três partes principais. A primeira enquadra o estudo no quadro conceitual do espaço público da educação. A segunda informa sobre a metodologia seguida do estudo de caso e das principais características deste – o caso de uma turma do 3º ano de uma escola pública do 1º ciclo do ensino básico no centro de Lisboa. A terceira apresenta um quadro conceitual que permite olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças.
id RCAP_0fe6df7e9e007596f1e2b1653748682f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em LisboaLook how the cities of public education of children: contributions from a case study in LisbonMira como las ciudades dela educación pública de los ninos las contribuciones de um estúdio de caso em LisboaEspaço público da educaçãoInvestigar em educaçãoEscola básicaEste artigo propõe um olhar sobre as políticas de educação a partir de vivências quotidianas observadas em escolas e cidades contemporâneas. Ao invés de analisar os documentos normativos, privilegiando uma abordagem top-down, a perspectiva que aqui se adota parte da análise de um caso empírico para repensar e reconceitualizar tendências políticas contemporâneas. Assumindo que a educação é uma forma de intervenção no mundo serão iluminadas práticas singulares que, não comprovando, tornam possível a condução de processos situados e responsáveis de educação de crianças por via da relação com a vida quotidiana das cidades. Com esse propósito, o artigo organiza-se em três partes principais. A primeira enquadra o estudo no quadro conceitual do espaço público da educação. A segunda informa sobre a metodologia seguida do estudo de caso e das principais características deste – o caso de uma turma do 3º ano de uma escola pública do 1º ciclo do ensino básico no centro de Lisboa. A terceira apresenta um quadro conceitual que permite olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças.This article builds on a perspective at educational politics from the point of view of everyday experiences made possible in schools and cities. Instead of analyzing the normative documents, favoring a top-down approach, the perspective adopted here departs from the analysis of an empirical case to rethink and reconceptualize political trends. Assuming that education is a form of intervention in the world the paper sheds light on singular practices that allow opening possibilities for children’s education through experiences of relation with city life. With this purpose, the article is organized into three main parts. The first introduces the conceptual framework by the debate of the public space of education. The second frames the methodology followed in the case study and tells of the main features of the case studied – the case of a 3rd grade class in a public primary school in central Lisbon. The third part presents a conceptual framework to look at cities as public spaces for the education of children.Este artículo ofrece una mirada a la política de educación a partir de las experiencias cotidianas que son posibles en las escuelas y ciudades. En lugar de analizar los documentos normativos, lo que favorece un enfoque de arriba hacia abajo, la perspectiva adoptada aquí si parte del análisis de un caso empírico para repensar y reconceptuar las tendencias políticas actuales. Si asume que la educación es una forma de intervención en el mundo, y, para tanto, se iluminan practicas singulares que, no comprobando, hacem posible la conducción de procesos situados y responsables de la educación de los niños a través de la relación con la vida cotidiana de las ciudades. A tal efecto, el artículo está organizado en tres partes principales. En la primera se presentan los marcos conceptuales de lo estudio en el cuadro de lo espació publico de la educación. La segunda clarifica la metodología seguida en el estudio de caso y habla de las principales características del caso estudiado – el caso de una clase de 3 º año en una escuela primaria pública en el centro de Lisboa. La tercera presenta un marcoUniversidade Federal de Grande DouradosRepositório ComumXavier Gomes, Elisabete2019-02-18T14:22:24Z2014-012014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/27864porISSN 2237-258Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/27864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:29.651768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa
Look how the cities of public education of children: contributions from a case study in Lisbon
Mira como las ciudades dela educación pública de los ninos las contribuciones de um estúdio de caso em Lisboa
title Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa
spellingShingle Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa
Xavier Gomes, Elisabete
Espaço público da educação
Investigar em educação
Escola básica
title_short Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa
title_full Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa
title_fullStr Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa
title_full_unstemmed Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa
title_sort Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa
author Xavier Gomes, Elisabete
author_facet Xavier Gomes, Elisabete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier Gomes, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço público da educação
Investigar em educação
Escola básica
topic Espaço público da educação
Investigar em educação
Escola básica
description Este artigo propõe um olhar sobre as políticas de educação a partir de vivências quotidianas observadas em escolas e cidades contemporâneas. Ao invés de analisar os documentos normativos, privilegiando uma abordagem top-down, a perspectiva que aqui se adota parte da análise de um caso empírico para repensar e reconceitualizar tendências políticas contemporâneas. Assumindo que a educação é uma forma de intervenção no mundo serão iluminadas práticas singulares que, não comprovando, tornam possível a condução de processos situados e responsáveis de educação de crianças por via da relação com a vida quotidiana das cidades. Com esse propósito, o artigo organiza-se em três partes principais. A primeira enquadra o estudo no quadro conceitual do espaço público da educação. A segunda informa sobre a metodologia seguida do estudo de caso e das principais características deste – o caso de uma turma do 3º ano de uma escola pública do 1º ciclo do ensino básico no centro de Lisboa. A terceira apresenta um quadro conceitual que permite olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01
2014-01-01T00:00:00Z
2019-02-18T14:22:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/27864
url http://hdl.handle.net/10400.26/27864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ISSN 2237-258X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134929867505664