Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cristina Paula Figueiredo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/5033
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Básica Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes distintas, sendo a primeira dedicada à dimensão reflexiva e a segunda dedicada à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o meu percurso nos diferentes contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Este percurso iniciou-se em contexto de creche, seguido pelo Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, com um 1º ano e um 4º ano. São apresentados contextos, intervenientes, receios e expectativas, mas também estratégias e vivências em torno de experiências educativas acompanhadas de reflexões críticas acerca de ações que me permitiram desenvolver aprendizagens. A dimensão investigativa surgiu no âmbito da Prática Pedagógica, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 1º ano. Apresento um ensaio investigativo de caráter qualitativo cujo tema tem que ver com o desenvolvimento da capacidade da compreensão leitora com recurso a um dispositivo pedagógico lúdico (fantoches). Trata-se de uma pequena investigação - ação. Os dados recolhidos, a partir da intervenção com três crianças foram analisados e interpretados, o que me permitiu verificar que o dispositivo pedagógico lúdico explorado pode realmente ajudar crianças a desenvolver competências de compreensão leitora através de um questionamento transacional.
id RCAP_0ff31a82179ee6dea5025dc2b03490c0
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5033
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO desenvolvimento da capacidade de Compreensão Leitora em crianças no primeiro ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.Ensino básico do 1º cicloLeituraBrincadeiraCompreensão leitoraFantocheDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Básica Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes distintas, sendo a primeira dedicada à dimensão reflexiva e a segunda dedicada à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o meu percurso nos diferentes contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Este percurso iniciou-se em contexto de creche, seguido pelo Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, com um 1º ano e um 4º ano. São apresentados contextos, intervenientes, receios e expectativas, mas também estratégias e vivências em torno de experiências educativas acompanhadas de reflexões críticas acerca de ações que me permitiram desenvolver aprendizagens. A dimensão investigativa surgiu no âmbito da Prática Pedagógica, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 1º ano. Apresento um ensaio investigativo de caráter qualitativo cujo tema tem que ver com o desenvolvimento da capacidade da compreensão leitora com recurso a um dispositivo pedagógico lúdico (fantoches). Trata-se de uma pequena investigação - ação. Os dados recolhidos, a partir da intervenção com três crianças foram analisados e interpretados, o que me permitiu verificar que o dispositivo pedagógico lúdico explorado pode realmente ajudar crianças a desenvolver competências de compreensão leitora através de um questionamento transacional.Gamboa, Maria José Nascimento SilvaIC-OnlineRodrigues, Cristina Paula Figueiredo2020-07-29T13:54:55Z2020-06-082020-06-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5033TID:202505022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:29Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:43.782954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
O desenvolvimento da capacidade de Compreensão Leitora em crianças no primeiro ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Rodrigues, Cristina Paula Figueiredo
Ensino básico do 1º ciclo
Leitura
Brincadeira
Compreensão leitora
Fantoche
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Rodrigues, Cristina Paula Figueiredo
author_facet Rodrigues, Cristina Paula Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gamboa, Maria José Nascimento Silva
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cristina Paula Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Leitura
Brincadeira
Compreensão leitora
Fantoche
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Ensino básico do 1º ciclo
Leitura
Brincadeira
Compreensão leitora
Fantoche
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Básica Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes distintas, sendo a primeira dedicada à dimensão reflexiva e a segunda dedicada à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o meu percurso nos diferentes contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Este percurso iniciou-se em contexto de creche, seguido pelo Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, com um 1º ano e um 4º ano. São apresentados contextos, intervenientes, receios e expectativas, mas também estratégias e vivências em torno de experiências educativas acompanhadas de reflexões críticas acerca de ações que me permitiram desenvolver aprendizagens. A dimensão investigativa surgiu no âmbito da Prática Pedagógica, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 1º ano. Apresento um ensaio investigativo de caráter qualitativo cujo tema tem que ver com o desenvolvimento da capacidade da compreensão leitora com recurso a um dispositivo pedagógico lúdico (fantoches). Trata-se de uma pequena investigação - ação. Os dados recolhidos, a partir da intervenção com três crianças foram analisados e interpretados, o que me permitiu verificar que o dispositivo pedagógico lúdico explorado pode realmente ajudar crianças a desenvolver competências de compreensão leitora através de um questionamento transacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29T13:54:55Z
2020-06-08
2020-06-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/5033
TID:202505022
url http://hdl.handle.net/10400.8/5033
identifier_str_mv TID:202505022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136980757381120