Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5033 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Básica Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes distintas, sendo a primeira dedicada à dimensão reflexiva e a segunda dedicada à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o meu percurso nos diferentes contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Este percurso iniciou-se em contexto de creche, seguido pelo Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, com um 1º ano e um 4º ano. São apresentados contextos, intervenientes, receios e expectativas, mas também estratégias e vivências em torno de experiências educativas acompanhadas de reflexões críticas acerca de ações que me permitiram desenvolver aprendizagens. A dimensão investigativa surgiu no âmbito da Prática Pedagógica, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 1º ano. Apresento um ensaio investigativo de caráter qualitativo cujo tema tem que ver com o desenvolvimento da capacidade da compreensão leitora com recurso a um dispositivo pedagógico lúdico (fantoches). Trata-se de uma pequena investigação - ação. Os dados recolhidos, a partir da intervenção com três crianças foram analisados e interpretados, o que me permitiu verificar que o dispositivo pedagógico lúdico explorado pode realmente ajudar crianças a desenvolver competências de compreensão leitora através de um questionamento transacional. |
id |
RCAP_0ff31a82179ee6dea5025dc2b03490c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5033 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO desenvolvimento da capacidade de Compreensão Leitora em crianças no primeiro ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.Ensino básico do 1º cicloLeituraBrincadeiraCompreensão leitoraFantocheDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Básica Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes distintas, sendo a primeira dedicada à dimensão reflexiva e a segunda dedicada à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o meu percurso nos diferentes contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Este percurso iniciou-se em contexto de creche, seguido pelo Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, com um 1º ano e um 4º ano. São apresentados contextos, intervenientes, receios e expectativas, mas também estratégias e vivências em torno de experiências educativas acompanhadas de reflexões críticas acerca de ações que me permitiram desenvolver aprendizagens. A dimensão investigativa surgiu no âmbito da Prática Pedagógica, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 1º ano. Apresento um ensaio investigativo de caráter qualitativo cujo tema tem que ver com o desenvolvimento da capacidade da compreensão leitora com recurso a um dispositivo pedagógico lúdico (fantoches). Trata-se de uma pequena investigação - ação. Os dados recolhidos, a partir da intervenção com três crianças foram analisados e interpretados, o que me permitiu verificar que o dispositivo pedagógico lúdico explorado pode realmente ajudar crianças a desenvolver competências de compreensão leitora através de um questionamento transacional.Gamboa, Maria José Nascimento SilvaIC-OnlineRodrigues, Cristina Paula Figueiredo2020-07-29T13:54:55Z2020-06-082020-06-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5033TID:202505022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:29Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:43.782954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico O desenvolvimento da capacidade de Compreensão Leitora em crianças no primeiro ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Rodrigues, Cristina Paula Figueiredo Ensino básico do 1º ciclo Leitura Brincadeira Compreensão leitora Fantoche Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Rodrigues, Cristina Paula Figueiredo |
author_facet |
Rodrigues, Cristina Paula Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gamboa, Maria José Nascimento Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cristina Paula Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico do 1º ciclo Leitura Brincadeira Compreensão leitora Fantoche Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Ensino básico do 1º ciclo Leitura Brincadeira Compreensão leitora Fantoche Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Básica Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes distintas, sendo a primeira dedicada à dimensão reflexiva e a segunda dedicada à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o meu percurso nos diferentes contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Este percurso iniciou-se em contexto de creche, seguido pelo Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, com um 1º ano e um 4º ano. São apresentados contextos, intervenientes, receios e expectativas, mas também estratégias e vivências em torno de experiências educativas acompanhadas de reflexões críticas acerca de ações que me permitiram desenvolver aprendizagens. A dimensão investigativa surgiu no âmbito da Prática Pedagógica, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 1º ano. Apresento um ensaio investigativo de caráter qualitativo cujo tema tem que ver com o desenvolvimento da capacidade da compreensão leitora com recurso a um dispositivo pedagógico lúdico (fantoches). Trata-se de uma pequena investigação - ação. Os dados recolhidos, a partir da intervenção com três crianças foram analisados e interpretados, o que me permitiu verificar que o dispositivo pedagógico lúdico explorado pode realmente ajudar crianças a desenvolver competências de compreensão leitora através de um questionamento transacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-29T13:54:55Z 2020-06-08 2020-06-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/5033 TID:202505022 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/5033 |
identifier_str_mv |
TID:202505022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136980757381120 |