Refletindo sobre a prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Mara Andreia da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4026
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte pode encontrar-se a dimensão reflexiva relativa às Práticas realizadas em contexto de Educação Pré-escolar. Esta parte integra ainda a dimensão investigativa na qual é apresentado um pequeno estudo investigativo sobre as potencialidades de um dispositivo assente na exploração pedagógica de fantoches para a compreensão leitora das crianças em idades pré escolares. O estudo mencionado, de caráter quantitativo e qualitativo, quanto à sua natureza, pretende responder à questão problema: “Como pode o dispositivo didático – Os fantoches fazem perguntas - ajudar as crianças a compreender textos literários?”. Os resultados deste estudo confirmaram a importância da exploração de dispositivos didáticos tais como o descrito neste estudo, a fim de desenvolver na criança uma maior compreensão de textos literários. A segunda parte deste relatório é dedicada dimensão reflexiva, referente à prática pedagógica realizada no 1º. Ciclo do Ensino Básico. Nela apresentar-se-ão as dinâmicas de ensino e aprendizagem construídas, recursos e estratégias utilizadas para a consecução dos objetivos delineados no âmbito da Prática Pedagógica.
id RCAP_9971e37e1b8fc75457d9bbdbda04f8fd
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4026
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoBrincar para melhor compreenderEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloLeituraCompreensão leitoraDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte pode encontrar-se a dimensão reflexiva relativa às Práticas realizadas em contexto de Educação Pré-escolar. Esta parte integra ainda a dimensão investigativa na qual é apresentado um pequeno estudo investigativo sobre as potencialidades de um dispositivo assente na exploração pedagógica de fantoches para a compreensão leitora das crianças em idades pré escolares. O estudo mencionado, de caráter quantitativo e qualitativo, quanto à sua natureza, pretende responder à questão problema: “Como pode o dispositivo didático – Os fantoches fazem perguntas - ajudar as crianças a compreender textos literários?”. Os resultados deste estudo confirmaram a importância da exploração de dispositivos didáticos tais como o descrito neste estudo, a fim de desenvolver na criança uma maior compreensão de textos literários. A segunda parte deste relatório é dedicada dimensão reflexiva, referente à prática pedagógica realizada no 1º. Ciclo do Ensino Básico. Nela apresentar-se-ão as dinâmicas de ensino e aprendizagem construídas, recursos e estratégias utilizadas para a consecução dos objetivos delineados no âmbito da Prática Pedagógica.Gamboa, Maria José Nascimento SilvaIC-OnlineHenriques, Mara Andreia da Silva2019-07-24T13:32:24Z2019-06-122019-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4026TID:202266311porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:26Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:59.837531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Brincar para melhor compreender
title Refletindo sobre a prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Refletindo sobre a prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Henriques, Mara Andreia da Silva
Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Leitura
Compreensão leitora
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Refletindo sobre a prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full Refletindo sobre a prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Refletindo sobre a prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Refletindo sobre a prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Refletindo sobre a prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
author Henriques, Mara Andreia da Silva
author_facet Henriques, Mara Andreia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gamboa, Maria José Nascimento Silva
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Mara Andreia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Leitura
Compreensão leitora
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Leitura
Compreensão leitora
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte pode encontrar-se a dimensão reflexiva relativa às Práticas realizadas em contexto de Educação Pré-escolar. Esta parte integra ainda a dimensão investigativa na qual é apresentado um pequeno estudo investigativo sobre as potencialidades de um dispositivo assente na exploração pedagógica de fantoches para a compreensão leitora das crianças em idades pré escolares. O estudo mencionado, de caráter quantitativo e qualitativo, quanto à sua natureza, pretende responder à questão problema: “Como pode o dispositivo didático – Os fantoches fazem perguntas - ajudar as crianças a compreender textos literários?”. Os resultados deste estudo confirmaram a importância da exploração de dispositivos didáticos tais como o descrito neste estudo, a fim de desenvolver na criança uma maior compreensão de textos literários. A segunda parte deste relatório é dedicada dimensão reflexiva, referente à prática pedagógica realizada no 1º. Ciclo do Ensino Básico. Nela apresentar-se-ão as dinâmicas de ensino e aprendizagem construídas, recursos e estratégias utilizadas para a consecução dos objetivos delineados no âmbito da Prática Pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-24T13:32:24Z
2019-06-12
2019-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4026
TID:202266311
url http://hdl.handle.net/10400.8/4026
identifier_str_mv TID:202266311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136973608189952