Promover o raciocínio matemático com alunos do 3.º ano: fundamentação e operacionalização de uma intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40633 |
Resumo: | O presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico foca-se na promoção do desenvolvimento do raciocínio matemático. Devido à situação pandémica causada pela Covid-19, não foi possível colocar em prática a parte empírica do projeto, a que estava associada a uma metodologia de investigação de abordagem qualitativa. Estava previsto realizar uma investigação sobre a prática em que os métodos de recolha de dados seriam a observação participante complementada com registos em áudio ou vídeo, e a recolha documental. Do ponto de vista metodológico foi possível realizar um estudo teórico que envolveu uma revisão da literatura sobre o tema do projeto e a conceção e fundamentação de uma intervenção prevista para ser implementada numa sala de aula do 1.º ciclo. A fundamentação teórica contém a discussão e uma reflexão detalhada e aprofundada focada (i) no entendimento de raciocínio matemático, dos tipos de raciocínio e dos processos de raciocínio, do enquadramento curricular do raciocínio matemático; (ii) nas características do ensino exploratório e de uma aula de ensino exploratório; (iii) no papel do professor na promoção do raciocínio matemático. No que respeita à intervenção pedagógica, este estudo inclui a planificação detalhada e fundamentada de três tarefas matemáticas que visam promover o desenvolvimento do raciocínio dos alunos do 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. As considerações finais salientam as aprendizagens que foram realizadas com a revisão da literatura e as aprendizagens e desafios com que me deparei na preparação de um projeto de intervenção muito detalhado e fundamentado. Quanto aos desafios destaco: (i) o selecionar e a adaptação das tarefas; (ii) a antecipação das estratégias e de possíveis dificuldades dos alunos; (iii) o cuidado para não reduzir o nível de exigência cognitivo das tarefas e das questões que podem ser levantadas para ajudar um aluno a conseguir resolver a tarefa; (iv) a escolha das resoluções e dos alunos a apresentar; (v) as questões a levantar para potencializar a promoção dos processos de raciocínio. |
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Promover o raciocínio matemático com alunos do 3.º ano: fundamentação e operacionalização de uma intervençãoRaciocínio matemáticoCurrículo da matemáticaEnsino exploratórioAções dos professoresMathematical reasoningMathematics curriculumExploratory teachingTeachers' actionsO presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico foca-se na promoção do desenvolvimento do raciocínio matemático. Devido à situação pandémica causada pela Covid-19, não foi possível colocar em prática a parte empírica do projeto, a que estava associada a uma metodologia de investigação de abordagem qualitativa. Estava previsto realizar uma investigação sobre a prática em que os métodos de recolha de dados seriam a observação participante complementada com registos em áudio ou vídeo, e a recolha documental. Do ponto de vista metodológico foi possível realizar um estudo teórico que envolveu uma revisão da literatura sobre o tema do projeto e a conceção e fundamentação de uma intervenção prevista para ser implementada numa sala de aula do 1.º ciclo. A fundamentação teórica contém a discussão e uma reflexão detalhada e aprofundada focada (i) no entendimento de raciocínio matemático, dos tipos de raciocínio e dos processos de raciocínio, do enquadramento curricular do raciocínio matemático; (ii) nas características do ensino exploratório e de uma aula de ensino exploratório; (iii) no papel do professor na promoção do raciocínio matemático. No que respeita à intervenção pedagógica, este estudo inclui a planificação detalhada e fundamentada de três tarefas matemáticas que visam promover o desenvolvimento do raciocínio dos alunos do 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. As considerações finais salientam as aprendizagens que foram realizadas com a revisão da literatura e as aprendizagens e desafios com que me deparei na preparação de um projeto de intervenção muito detalhado e fundamentado. Quanto aos desafios destaco: (i) o selecionar e a adaptação das tarefas; (ii) a antecipação das estratégias e de possíveis dificuldades dos alunos; (iii) o cuidado para não reduzir o nível de exigência cognitivo das tarefas e das questões que podem ser levantadas para ajudar um aluno a conseguir resolver a tarefa; (iv) a escolha das resoluções e dos alunos a apresentar; (v) as questões a levantar para potencializar a promoção dos processos de raciocínio.The present study, within the scope of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education, focuses on promoting the development of mathematical reasoning. Due to the pandemic situation caused by Covid-19, it was not possible to put into practice the empirical part of the project, which was associated with a research methodology of a qualitative approach. It was planned to carry out an investigation into the practice in which the data collection methods would be participant observation and audio or video recordings, and document analysis. From a methodological point of view, it was possible to carry out a theoretical study that involved a review of the literature on the subject of the project and the design and rationale of an intervention planned to be implemented in a 1st cycle classroom. The theoretical foundation contains discussion and a detailed and in-depth reflection focused on (i) understanding mathematical reasoning, types of reasoning and reasoning processes, the curricular framework of mathematical reasoning; (ii) the characteristics of exploratory teaching and an exploratory teaching class; (iii) the teacher's role in promoting mathematical reasoning. Regarding pedagogical intervention, this study includes the detailed and grounded planning of three mathematical tasks that aim to promote the development of reasoning in students of the 3rd year of schooling of the 1st cycle of Basic Education. The final considerations highlight the lessons learned from the literature review and the lessons learned and challenges that I encountered while preparing a very detailed and well-founded intervention project. As for the challenges, I highlight: (i) the selection and adaptation of tasks; (ii) anticipation of students' strategies and possible difficulties; (iii) the care not to reduce the level of cognitive demand of the tasks and of the questions that can be raised to help a student to be able to solve the task; (iv) the choice of resolutions and students to present; (v) the questions to be raised to enhance the promotion of reasoning processes.Brocardo, JoanaRepositório ComumMarques, Joana Ferreira Galamas2022-05-19T10:26:26Z2022-042022-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40633TID:203007212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:14.684218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico foca-se na promoção do desenvolvimento do raciocínio matemático. Devido à situação pandémica causada pela Covid-19, não foi possível colocar em prática a parte empírica do projeto, a que estava associada a uma metodologia de investigação de abordagem qualitativa. Estava previsto realizar uma investigação sobre a prática em que os métodos de recolha de dados seriam a observação participante complementada com registos em áudio ou vídeo, e a recolha documental. Do ponto de vista metodológico foi possível realizar um estudo teórico que envolveu uma revisão da literatura sobre o tema do projeto e a conceção e fundamentação de uma intervenção prevista para ser implementada numa sala de aula do 1.º ciclo. A fundamentação teórica contém a discussão e uma reflexão detalhada e aprofundada focada (i) no entendimento de raciocínio matemático, dos tipos de raciocínio e dos processos de raciocínio, do enquadramento curricular do raciocínio matemático; (ii) nas características do ensino exploratório e de uma aula de ensino exploratório; (iii) no papel do professor na promoção do raciocínio matemático. No que respeita à intervenção pedagógica, este estudo inclui a planificação detalhada e fundamentada de três tarefas matemáticas que visam promover o desenvolvimento do raciocínio dos alunos do 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. As considerações finais salientam as aprendizagens que foram realizadas com a revisão da literatura e as aprendizagens e desafios com que me deparei na preparação de um projeto de intervenção muito detalhado e fundamentado. Quanto aos desafios destaco: (i) o selecionar e a adaptação das tarefas; (ii) a antecipação das estratégias e de possíveis dificuldades dos alunos; (iii) o cuidado para não reduzir o nível de exigência cognitivo das tarefas e das questões que podem ser levantadas para ajudar um aluno a conseguir resolver a tarefa; (iv) a escolha das resoluções e dos alunos a apresentar; (v) as questões a levantar para potencializar a promoção dos processos de raciocínio. |
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