O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/34 |
Resumo: | A complexidade que caracteriza o insucesso escolar é resultante de diversos factores, pelo que a responsabilidade da sua ocorrência divide-se por todos os intervenientes do processo educativo, e não se deve somente a factores isolados. Actualmente, muitos alunos apresentam grandes dificuldades na aquisição de competências de leitura, sendo afectados pelo insucesso escolar a vários níveis. Um bom domínio das competências da leitura é essencial, não só para o sucesso na área da língua portuguesa, mas também para o sucesso em todas as outras áreas de aprendizagem, bem como para a integração do indivíduo na sociedade. Sendo assim, este trabalho debruça-se sobre a importância da leitura na vida escolar e pessoal dos indivíduos, sendo feita uma pequena abordagem ao Plano Nacional de Leitura e às Bibliotecas Escolares, como recursos capazes de fomentarem hábitos de leitura nas crianças. Para a sua concretização foi realizada uma investigação sobre hábitos de leitura numa comunidade educativa que frequenta uma Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, inserida num bairro social no centro da cidade do Porto. Esperámos que este estudo seja mais um contributo para novas reflexões acerca da Educação e que seja um ponto de partida para posteriores investigações dentro deste âmbito. |
id |
RCAP_101c39623b11f709a9666202723c7561 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/34 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de casoLeituraPlano Nacional de LeituraBibliotecas escolaresEstratégiasAprendizagem significativaTMEA complexidade que caracteriza o insucesso escolar é resultante de diversos factores, pelo que a responsabilidade da sua ocorrência divide-se por todos os intervenientes do processo educativo, e não se deve somente a factores isolados. Actualmente, muitos alunos apresentam grandes dificuldades na aquisição de competências de leitura, sendo afectados pelo insucesso escolar a vários níveis. Um bom domínio das competências da leitura é essencial, não só para o sucesso na área da língua portuguesa, mas também para o sucesso em todas as outras áreas de aprendizagem, bem como para a integração do indivíduo na sociedade. Sendo assim, este trabalho debruça-se sobre a importância da leitura na vida escolar e pessoal dos indivíduos, sendo feita uma pequena abordagem ao Plano Nacional de Leitura e às Bibliotecas Escolares, como recursos capazes de fomentarem hábitos de leitura nas crianças. Para a sua concretização foi realizada uma investigação sobre hábitos de leitura numa comunidade educativa que frequenta uma Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, inserida num bairro social no centro da cidade do Porto. Esperámos que este estudo seja mais um contributo para novas reflexões acerca da Educação e que seja um ponto de partida para posteriores investigações dentro deste âmbito.Orientação: Prof.ª Doutora Manuela Barreto Nunes.2013-08-14T17:59:33Z2013-08-142009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, S. C. T. (2009). O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de Caso [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/34http://hdl.handle.net/11328/34Ferreira, S. C. T. (2009). O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de Caso [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/34http://hdl.handle.net/11328/34porCota: TME 384Ferreira, Sandra Cristina Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:10:31Zoai:repositorio.upt.pt:11328/34Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:46.612044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso |
title |
O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso |
spellingShingle |
O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso Ferreira, Sandra Cristina Teixeira Leitura Plano Nacional de Leitura Bibliotecas escolares Estratégias Aprendizagem significativa TME |
title_short |
O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso |
title_full |
O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso |
title_fullStr |
O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso |
title_sort |
O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso |
author |
Ferreira, Sandra Cristina Teixeira |
author_facet |
Ferreira, Sandra Cristina Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sandra Cristina Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Plano Nacional de Leitura Bibliotecas escolares Estratégias Aprendizagem significativa TME |
topic |
Leitura Plano Nacional de Leitura Bibliotecas escolares Estratégias Aprendizagem significativa TME |
description |
A complexidade que caracteriza o insucesso escolar é resultante de diversos factores, pelo que a responsabilidade da sua ocorrência divide-se por todos os intervenientes do processo educativo, e não se deve somente a factores isolados. Actualmente, muitos alunos apresentam grandes dificuldades na aquisição de competências de leitura, sendo afectados pelo insucesso escolar a vários níveis. Um bom domínio das competências da leitura é essencial, não só para o sucesso na área da língua portuguesa, mas também para o sucesso em todas as outras áreas de aprendizagem, bem como para a integração do indivíduo na sociedade. Sendo assim, este trabalho debruça-se sobre a importância da leitura na vida escolar e pessoal dos indivíduos, sendo feita uma pequena abordagem ao Plano Nacional de Leitura e às Bibliotecas Escolares, como recursos capazes de fomentarem hábitos de leitura nas crianças. Para a sua concretização foi realizada uma investigação sobre hábitos de leitura numa comunidade educativa que frequenta uma Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, inserida num bairro social no centro da cidade do Porto. Esperámos que este estudo seja mais um contributo para novas reflexões acerca da Educação e que seja um ponto de partida para posteriores investigações dentro deste âmbito. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2013-08-14T17:59:33Z 2013-08-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ferreira, S. C. T. (2009). O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de Caso [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/34 http://hdl.handle.net/11328/34 Ferreira, S. C. T. (2009). O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de Caso [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/34 http://hdl.handle.net/11328/34 |
identifier_str_mv |
Ferreira, S. C. T. (2009). O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de Caso [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/34 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/34 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134970449494016 |