O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sandra Cristina Teixeira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/34
Resumo: A complexidade que caracteriza o insucesso escolar é resultante de diversos factores, pelo que a responsabilidade da sua ocorrência divide-se por todos os intervenientes do processo educativo, e não se deve somente a factores isolados. Actualmente, muitos alunos apresentam grandes dificuldades na aquisição de competências de leitura, sendo afectados pelo insucesso escolar a vários níveis. Um bom domínio das competências da leitura é essencial, não só para o sucesso na área da língua portuguesa, mas também para o sucesso em todas as outras áreas de aprendizagem, bem como para a integração do indivíduo na sociedade. Sendo assim, este trabalho debruça-se sobre a importância da leitura na vida escolar e pessoal dos indivíduos, sendo feita uma pequena abordagem ao Plano Nacional de Leitura e às Bibliotecas Escolares, como recursos capazes de fomentarem hábitos de leitura nas crianças. Para a sua concretização foi realizada uma investigação sobre hábitos de leitura numa comunidade educativa que frequenta uma Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, inserida num bairro social no centro da cidade do Porto. Esperámos que este estudo seja mais um contributo para novas reflexões acerca da Educação e que seja um ponto de partida para posteriores investigações dentro deste âmbito.
id RCAP_a96543f791c27ce421e96c52dcd6b9b2
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/34
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso.LeituraPlano Nacional de LeituraBibliotecas escolaresEstratégiasAprendizagem significativaTMEA complexidade que caracteriza o insucesso escolar é resultante de diversos factores, pelo que a responsabilidade da sua ocorrência divide-se por todos os intervenientes do processo educativo, e não se deve somente a factores isolados. Actualmente, muitos alunos apresentam grandes dificuldades na aquisição de competências de leitura, sendo afectados pelo insucesso escolar a vários níveis. Um bom domínio das competências da leitura é essencial, não só para o sucesso na área da língua portuguesa, mas também para o sucesso em todas as outras áreas de aprendizagem, bem como para a integração do indivíduo na sociedade. Sendo assim, este trabalho debruça-se sobre a importância da leitura na vida escolar e pessoal dos indivíduos, sendo feita uma pequena abordagem ao Plano Nacional de Leitura e às Bibliotecas Escolares, como recursos capazes de fomentarem hábitos de leitura nas crianças. Para a sua concretização foi realizada uma investigação sobre hábitos de leitura numa comunidade educativa que frequenta uma Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, inserida num bairro social no centro da cidade do Porto. Esperámos que este estudo seja mais um contributo para novas reflexões acerca da Educação e que seja um ponto de partida para posteriores investigações dentro deste âmbito.2013-08-14T17:59:33Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/34porCota: TME 384Ferreira, Sandra Cristina Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:16ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso.
title O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso.
spellingShingle O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso.
Ferreira, Sandra Cristina Teixeira
Leitura
Plano Nacional de Leitura
Bibliotecas escolares
Estratégias
Aprendizagem significativa
TME
title_short O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso.
title_full O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso.
title_fullStr O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso.
title_full_unstemmed O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso.
title_sort O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso.
author Ferreira, Sandra Cristina Teixeira
author_facet Ferreira, Sandra Cristina Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sandra Cristina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Plano Nacional de Leitura
Bibliotecas escolares
Estratégias
Aprendizagem significativa
TME
topic Leitura
Plano Nacional de Leitura
Bibliotecas escolares
Estratégias
Aprendizagem significativa
TME
description A complexidade que caracteriza o insucesso escolar é resultante de diversos factores, pelo que a responsabilidade da sua ocorrência divide-se por todos os intervenientes do processo educativo, e não se deve somente a factores isolados. Actualmente, muitos alunos apresentam grandes dificuldades na aquisição de competências de leitura, sendo afectados pelo insucesso escolar a vários níveis. Um bom domínio das competências da leitura é essencial, não só para o sucesso na área da língua portuguesa, mas também para o sucesso em todas as outras áreas de aprendizagem, bem como para a integração do indivíduo na sociedade. Sendo assim, este trabalho debruça-se sobre a importância da leitura na vida escolar e pessoal dos indivíduos, sendo feita uma pequena abordagem ao Plano Nacional de Leitura e às Bibliotecas Escolares, como recursos capazes de fomentarem hábitos de leitura nas crianças. Para a sua concretização foi realizada uma investigação sobre hábitos de leitura numa comunidade educativa que frequenta uma Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, inserida num bairro social no centro da cidade do Porto. Esperámos que este estudo seja mais um contributo para novas reflexões acerca da Educação e que seja um ponto de partida para posteriores investigações dentro deste âmbito.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2013-08-14T17:59:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/34
url http://hdl.handle.net/11328/34
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302545638621184