Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12838 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Através deste documento pretende-se apresentar e explorar um percurso formativo e de crescimento pessoal, onde subsistiu a construção de saberes e práticas, orientada pelas expetativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. O trabalho desenvolvido colaborativamente e do ponto de vista reflexivo, foi essencial para um processo evolutivo consistente, e para isso foi essencial o papel dos professores orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico. Inicialmente, explora-se os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática, e que permitiram que a ação pedagógica, no contexto de estágio, fosse baseada num posicionamento didático-pedagógico claro e suportado. Além disso, o presente documento incide ainda sobre a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo e que emergiu do contexto no âmbito das ciências experimentais e da literacia científica. Apesar de finalizada a etapa, estarão por vir inúmeros desafios e diversos limites a serem ultrapassados. Assim, é essencial realçar a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, remetendo ao título atribuído a este documento “Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto”. |
id |
RCAP_103bbf5d13b2f0764c7a3abc2d0029ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12838 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contextoPrática educativaEnsino-AprendizagemReflexãoInvestigação-açãoEducational practiceTeaching-LearningReflectionAction researchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Através deste documento pretende-se apresentar e explorar um percurso formativo e de crescimento pessoal, onde subsistiu a construção de saberes e práticas, orientada pelas expetativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. O trabalho desenvolvido colaborativamente e do ponto de vista reflexivo, foi essencial para um processo evolutivo consistente, e para isso foi essencial o papel dos professores orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico. Inicialmente, explora-se os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática, e que permitiram que a ação pedagógica, no contexto de estágio, fosse baseada num posicionamento didático-pedagógico claro e suportado. Além disso, o presente documento incide ainda sobre a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo e que emergiu do contexto no âmbito das ciências experimentais e da literacia científica. Apesar de finalizada a etapa, estarão por vir inúmeros desafios e diversos limites a serem ultrapassados. Assim, é essencial realçar a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, remetendo ao título atribuído a este documento “Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto”.This Internship Report was elaborated under the Curricular Unit Supervised Teaching Practice, integrated in the Master’s Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, of the School of Education of the Polytechnic of Porto. Through this document we intend to present and explore a formative and personal growth path where the construction of knowledge and practices subsisted, guided by expectations and discoveries about teaching professionalism, mobilizing and articulating scientific, didactic and pedagogical knowledge. Collaboratively and reflectively developed work was essential for a consistent evolutionary process and for this the role of cooperating teacher teachers, institutional supervisors and the pedagogical pair was essential. Initially, it explores the legal and theoretical assumptions that underpinned the practice, and which allowed the pedagogical action, in the context of the internship, to be based on a clear and supported didactic-pedagogical positioning. Nevertheless, this document also focuses on the research dimension developed during the school year and which has emerged from the context of experimental sciences and scientific literacy. Although the stage is over, many challenges and limits will still have to be faced, and it is essential to emphasize the importance of contextualized and meaningful teaching for the student, referring to the title attributed to this document "Limits of the classroom: challenges of teaching and learn in context. "Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, José Alexandre da SilvaNogueira, Patrícia Gabriela MagalhãesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNunes, Ana Raquel da Silva2019-02-07T11:27:08Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12838TID:202165612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:06.303951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto |
title |
Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto |
spellingShingle |
Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto Nunes, Ana Raquel da Silva Prática educativa Ensino-Aprendizagem Reflexão Investigação-ação Educational practice Teaching-Learning Reflection Action research Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto |
title_full |
Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto |
title_fullStr |
Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto |
title_sort |
Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto |
author |
Nunes, Ana Raquel da Silva |
author_facet |
Nunes, Ana Raquel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, José Alexandre da Silva Nogueira, Patrícia Gabriela Magalhães Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Ana Raquel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa Ensino-Aprendizagem Reflexão Investigação-ação Educational practice Teaching-Learning Reflection Action research Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa Ensino-Aprendizagem Reflexão Investigação-ação Educational practice Teaching-Learning Reflection Action research Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Através deste documento pretende-se apresentar e explorar um percurso formativo e de crescimento pessoal, onde subsistiu a construção de saberes e práticas, orientada pelas expetativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. O trabalho desenvolvido colaborativamente e do ponto de vista reflexivo, foi essencial para um processo evolutivo consistente, e para isso foi essencial o papel dos professores orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico. Inicialmente, explora-se os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática, e que permitiram que a ação pedagógica, no contexto de estágio, fosse baseada num posicionamento didático-pedagógico claro e suportado. Além disso, o presente documento incide ainda sobre a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo e que emergiu do contexto no âmbito das ciências experimentais e da literacia científica. Apesar de finalizada a etapa, estarão por vir inúmeros desafios e diversos limites a serem ultrapassados. Assim, é essencial realçar a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, remetendo ao título atribuído a este documento “Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto”. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-02-07T11:27:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12838 TID:202165612 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12838 |
identifier_str_mv |
TID:202165612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131423891783680 |