Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Raquel da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12838
Resumo: O presente Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Através deste documento pretende-se apresentar e explorar um percurso formativo e de crescimento pessoal, onde subsistiu a construção de saberes e práticas, orientada pelas expetativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. O trabalho desenvolvido colaborativamente e do ponto de vista reflexivo, foi essencial para um processo evolutivo consistente, e para isso foi essencial o papel dos professores orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico. Inicialmente, explora-se os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática, e que permitiram que a ação pedagógica, no contexto de estágio, fosse baseada num posicionamento didático-pedagógico claro e suportado. Além disso, o presente documento incide ainda sobre a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo e que emergiu do contexto no âmbito das ciências experimentais e da literacia científica. Apesar de finalizada a etapa, estarão por vir inúmeros desafios e diversos limites a serem ultrapassados. Assim, é essencial realçar a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, remetendo ao título atribuído a este documento “Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto”.
id RCAP_103bbf5d13b2f0764c7a3abc2d0029ad
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contextoPrática educativaEnsino-AprendizagemReflexãoInvestigação-açãoEducational practiceTeaching-LearningReflectionAction researchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Através deste documento pretende-se apresentar e explorar um percurso formativo e de crescimento pessoal, onde subsistiu a construção de saberes e práticas, orientada pelas expetativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. O trabalho desenvolvido colaborativamente e do ponto de vista reflexivo, foi essencial para um processo evolutivo consistente, e para isso foi essencial o papel dos professores orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico. Inicialmente, explora-se os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática, e que permitiram que a ação pedagógica, no contexto de estágio, fosse baseada num posicionamento didático-pedagógico claro e suportado. Além disso, o presente documento incide ainda sobre a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo e que emergiu do contexto no âmbito das ciências experimentais e da literacia científica. Apesar de finalizada a etapa, estarão por vir inúmeros desafios e diversos limites a serem ultrapassados. Assim, é essencial realçar a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, remetendo ao título atribuído a este documento “Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto”.This Internship Report was elaborated under the Curricular Unit Supervised Teaching Practice, integrated in the Master’s Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, of the School of Education of the Polytechnic of Porto. Through this document we intend to present and explore a formative and personal growth path where the construction of knowledge and practices subsisted, guided by expectations and discoveries about teaching professionalism, mobilizing and articulating scientific, didactic and pedagogical knowledge. Collaboratively and reflectively developed work was essential for a consistent evolutionary process and for this the role of cooperating teacher teachers, institutional supervisors and the pedagogical pair was essential. Initially, it explores the legal and theoretical assumptions that underpinned the practice, and which allowed the pedagogical action, in the context of the internship, to be based on a clear and supported didactic-pedagogical positioning. Nevertheless, this document also focuses on the research dimension developed during the school year and which has emerged from the context of experimental sciences and scientific literacy. Although the stage is over, many challenges and limits will still have to be faced, and it is essential to emphasize the importance of contextualized and meaningful teaching for the student, referring to the title attributed to this document "Limits of the classroom: challenges of teaching and learn in context. "Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, José Alexandre da SilvaNogueira, Patrícia Gabriela MagalhãesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNunes, Ana Raquel da Silva2019-02-07T11:27:08Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12838TID:202165612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:06.303951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto
title Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto
spellingShingle Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto
Nunes, Ana Raquel da Silva
Prática educativa
Ensino-Aprendizagem
Reflexão
Investigação-ação
Educational practice
Teaching-Learning
Reflection
Action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto
title_full Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto
title_fullStr Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto
title_full_unstemmed Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto
title_sort Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto
author Nunes, Ana Raquel da Silva
author_facet Nunes, Ana Raquel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, José Alexandre da Silva
Nogueira, Patrícia Gabriela Magalhães
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ana Raquel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Ensino-Aprendizagem
Reflexão
Investigação-ação
Educational practice
Teaching-Learning
Reflection
Action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa
Ensino-Aprendizagem
Reflexão
Investigação-ação
Educational practice
Teaching-Learning
Reflection
Action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Através deste documento pretende-se apresentar e explorar um percurso formativo e de crescimento pessoal, onde subsistiu a construção de saberes e práticas, orientada pelas expetativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. O trabalho desenvolvido colaborativamente e do ponto de vista reflexivo, foi essencial para um processo evolutivo consistente, e para isso foi essencial o papel dos professores orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico. Inicialmente, explora-se os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática, e que permitiram que a ação pedagógica, no contexto de estágio, fosse baseada num posicionamento didático-pedagógico claro e suportado. Além disso, o presente documento incide ainda sobre a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo e que emergiu do contexto no âmbito das ciências experimentais e da literacia científica. Apesar de finalizada a etapa, estarão por vir inúmeros desafios e diversos limites a serem ultrapassados. Assim, é essencial realçar a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, remetendo ao título atribuído a este documento “Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto”.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-07T11:27:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12838
TID:202165612
url http://hdl.handle.net/10400.22/12838
identifier_str_mv TID:202165612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131423891783680