O contributo das histórias infantis nas atividades do pré-escolar e no desenvolvimento emocional-afetivo da criança nestas idades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Márcia Sofia Roque Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3798
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_104b868ec30a99b10c5ebe4f777607eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das histórias infantis nas atividades do pré-escolar e no desenvolvimento emocional-afetivo da criança nestas idadeshistórias infantisidade pré-escolardesenvolvimento emocionalliteratura para a Infânciaatividades no pré-escolarchildren's storiespreschool ageemotional developmentliterature for childrenMestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, tendo como objetivo refletir as etapas e descrever as aprendizagens adquiridas ao longo da prática pedagógica nos vários contextos educativos. Encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte refere-se ao percurso realizado nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada (PES), em valência de Creche e Jardim de infância. A segunda parte refere-se ao percurso investigativo, cujo questionamento emergiu a partir dos contextos educativos referidos, pretendendo estudar o contributo das histórias infantis nas atividades do Pré-Escolar, assim como compreender o contributo deste material educativo para o desenvolvimento emocional e afetivo da criança nestas idades. A metodologia utilizada no estudo é uma metodologia mista, sendo que, após a organização e análise dos dados recolhidos através de inquérito por questionário a uma população de vinte educadoras de infância, se procedeu à análise dos resultados que se discutem à luz da Bibliografia consultada.This internship report comes with the scope of the Master's Degree in Pre-School Education held at the Escola Superior de Educação de Santarém, aiming to reflect the stages and describe the learning acquired throug the pedagogical practice in various educational contexts. It is divided into two parts. The first part refers to the path taken in the different contexts of Supervised Teaching Practice, in nursery and kindergarten. The second part refers to the investigative path, whose questioning emerged from the afore mentioned educational contexts, intending to study the contribution of children's stories in preschool activities, as well to understand the contribution of this educational material to the child's emotional and affective development. at these ages. The methodology used in the study, it’s a mixed methodology, and after the organization and analysis of the stats collected through a questionnaire survey of a population of twenty kindergarten teachers, the results discussed were analyzed in the focus of the consulted Bibliography.Sá, Maria TeresaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAmaro, Márcia Sofia Roque Gomes2021-12-09T15:32:32Z2021-11-112021-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3798TID:202805913por202805913info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:59Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:30.258058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das histórias infantis nas atividades do pré-escolar e no desenvolvimento emocional-afetivo da criança nestas idades
title O contributo das histórias infantis nas atividades do pré-escolar e no desenvolvimento emocional-afetivo da criança nestas idades
spellingShingle O contributo das histórias infantis nas atividades do pré-escolar e no desenvolvimento emocional-afetivo da criança nestas idades
Amaro, Márcia Sofia Roque Gomes
histórias infantis
idade pré-escolar
desenvolvimento emocional
literatura para a Infância
atividades no pré-escolar
children's stories
preschool age
emotional development
literature for children
title_short O contributo das histórias infantis nas atividades do pré-escolar e no desenvolvimento emocional-afetivo da criança nestas idades
title_full O contributo das histórias infantis nas atividades do pré-escolar e no desenvolvimento emocional-afetivo da criança nestas idades
title_fullStr O contributo das histórias infantis nas atividades do pré-escolar e no desenvolvimento emocional-afetivo da criança nestas idades
title_full_unstemmed O contributo das histórias infantis nas atividades do pré-escolar e no desenvolvimento emocional-afetivo da criança nestas idades
title_sort O contributo das histórias infantis nas atividades do pré-escolar e no desenvolvimento emocional-afetivo da criança nestas idades
author Amaro, Márcia Sofia Roque Gomes
author_facet Amaro, Márcia Sofia Roque Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Maria Teresa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Márcia Sofia Roque Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv histórias infantis
idade pré-escolar
desenvolvimento emocional
literatura para a Infância
atividades no pré-escolar
children's stories
preschool age
emotional development
literature for children
topic histórias infantis
idade pré-escolar
desenvolvimento emocional
literatura para a Infância
atividades no pré-escolar
children's stories
preschool age
emotional development
literature for children
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09T15:32:32Z
2021-11-11
2021-11-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3798
TID:202805913
url http://hdl.handle.net/10400.15/3798
identifier_str_mv TID:202805913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202805913
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137044030554112