A brincar "aprendo tudo" : construindo noções acerca do brincar no ensino pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Alexandra Sofia Dias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1385
Resumo: No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi realizado um projeto de investigação numa sala de um Jardim de Infância pertencente ao Agrupamento de Escolas da Abelheira. Este estudo teve como principais objetivos compreender qual a importância que as crianças em idade pré-escolar atribuem ao brincar, bem como, perceber a importância que as Áreas Básicas de Atividade encerram no Jardim de Infância e de que forma é que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Foram, também, analisadas as preferências das crianças no que concerne às Áreas Básicas de Atividade e as influências das diferenças de género nas opções de brincadeira. Nesse sentido, foi adotada uma metodologia de carácter qualitativo. Neste estudo, participaram 22 crianças: 12 de sexo feminino e 10 do sexo masculino, com uma média de 4,77 anos de idade. Como forma de recolha de dados foram utilizadas entrevistas estruturadas e recorreu-se à observação direta não participante e às filmagens para analisar a vertente prática da ação dos participantes. Os resultados demonstraram que o grupo não consegue atribuir uma definição exata a brincar, mas através de exemplos de atividades consegue demonstrar que sabe o que brincar representa. Todos os participantes referem que brincar lhes confere prazer. As Áreas Básicas de Atividade tornam-se importantes na medida em que comportam em si diversos recursos para as brincadeiras das crianças. Na sala, as áreas preferidas foram a Área da Casinha, a Área das Construções, a Área da Expressão Plástica e a Área do Computador. No que respeita às diferenças de género, estas são facilmente visíveis nas opções de brincadeira entre rapazes e raparigas. Apesar de algumas áreas de seleção serem comuns aos dois sexos, podemos perceber que a Área da Casinha é, claramente, a preferida das raparigas e que a Área das Construções é, inequivocamente, a preferida dos rapazes. Este trabalho de investigação está organizado em três partes. A parte 1 diz respeito à Apresentação e Caracterização do Contexto Educativo em que se desenvolveu o estudo. A parte 2 é constituída por todos os pontos referentes ao estudo de investigação. E por fim, a parte 3 é constituída por uma reflexão final acerca da Prática de Ensino Supervisionada II.
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Neste estudo, participaram 22 crianças: 12 de sexo feminino e 10 do sexo masculino, com uma média de 4,77 anos de idade. Como forma de recolha de dados foram utilizadas entrevistas estruturadas e recorreu-se à observação direta não participante e às filmagens para analisar a vertente prática da ação dos participantes. Os resultados demonstraram que o grupo não consegue atribuir uma definição exata a brincar, mas através de exemplos de atividades consegue demonstrar que sabe o que brincar representa. Todos os participantes referem que brincar lhes confere prazer. As Áreas Básicas de Atividade tornam-se importantes na medida em que comportam em si diversos recursos para as brincadeiras das crianças. Na sala, as áreas preferidas foram a Área da Casinha, a Área das Construções, a Área da Expressão Plástica e a Área do Computador. No que respeita às diferenças de género, estas são facilmente visíveis nas opções de brincadeira entre rapazes e raparigas. Apesar de algumas áreas de seleção serem comuns aos dois sexos, podemos perceber que a Área da Casinha é, claramente, a preferida das raparigas e que a Área das Construções é, inequivocamente, a preferida dos rapazes. Este trabalho de investigação está organizado em três partes. A parte 1 diz respeito à Apresentação e Caracterização do Contexto Educativo em que se desenvolveu o estudo. A parte 2 é constituída por todos os pontos referentes ao estudo de investigação. E por fim, a parte 3 é constituída por uma reflexão final acerca da Prática de Ensino Supervisionada II.Under the course Supervised Teaching Practice II for the Master of Education Pre-School, it was accomplished a research project in a kindergarten room belonging to the Group of Schools of Abelheira. This study had as main goals to understand how much importance children in preschool attribute to the act of playing and to realize the meaning that the Basic Areas of Activity contain in the kindergarten and how they are contributing to the children’s teaching and learning process. We also explored the preferences of children concerning the Basic Areas of Activity and the influences of gender differences in the choice of play. To do that, it was adopted a methodology of a qualitative nature. In this study, 22 children participated: 12 females and 10 males with an average of 4.77 years. As a way of collecting data, it was used structured interviews and we resorted to direct non-participant observation and filming to analyze the practical action of the participants. The results showed that the group cannot give an exact definition of playing, but by providing examples of activities they can demonstrate that they know what it is. All participants reported that playing gives them pleasure. The Basic Areas of Activity are essential once they provide many resources for the children to play. In the room, they preferred the House Area, the Construction Area, the Plastic Arts Area and the Computer Area. Regarding gender differences, these are easily visible in the options of play between boys and girls. Although some areas of selection are common to both sexes, we can see that the House Area is clearly the girl’s favorite and that the Construction Area is, unequivocally, the favorite of the boys. This research is organized into three parts. The first part concerns the presentation and characterization of the context in which Education has developed the study. The second part consists of all the points on the research study. And finally, the third part consists of a final reflection on the Supervised Teaching Practice II.2015-11-20T10:14:06Z2012-10-17T00:00:00Z2012-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1385porGuimarães, Alexandra Sofia Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:32:48Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:58.879369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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