A Inclusão: Caminhos do (In)Sucesso Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marlene Urze
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99441
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_108910855a993c5230742c005d354073
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99441
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Inclusão: Caminhos do (In)Sucesso EscolarInclusion: Pathways to (In)Success at SchoolEscolaEducação InclusivaPrograma Integrado de Educação e FormaçãoIntegraçãoMultidisciplinaridadeSchoolInclusive EducationIntegrated Education and Training ProgrammeintegrationmultidisciplinarityRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório tem como objetivo dar a conhecer as atividades letivas realizadas no âmbito do estágio pedagógico, realizado ao longo do ano letivo 2020/2021, no Agrupamento de Escolas da Mealhada. Para além disso, pretende-se apresentar o estudo do tema “A Inclusão: Caminhos do (In)Sucesso Escolar”, que surge devido à forte mudança da nossa sociedade, e consequentemente da nossa Escola, dos nossos alunos e professores, tornando-se fulcral a procura de estratégias capazes de fazer face aos novos desafios. A estrutura deste relatório está dividida em três partes essenciais. Na primeira parte é feita uma breve caracterização da escola, das turmas e o enquadramento geográfico do local de estágio, bem como se faz uma breve apresentação do trabalho realizado com os alunos, ao longo do ano letivo. De seguida, destaca-se a dimensão científica, abordando o tema “Educação Inclusiva”, com o objetivo de aferir quais as diferenças entre “Ensino Normal” e “Ensino Diferenciado” e a contribuição da Geografia na Educação, mostrando a importância da Multidisciplinariedade no processo da inclusão, bem como a importância da formação de professores, nesta medida de ensino. A terceira parte é constituída por uma reflexão e discussão teórica associada ao tema PIEF, sendo no âmbito deste tema que se apresenta uma estratégia aplicada. Além da apresentação da sua estrutura e forma de implementação, é ainda apresentada uma avaliação e reflexão dos resultados da sua aplicação. Entre as conclusões do presente estudo, salienta-se a importância da necessidade de existirem mudanças na formação inicial de professores de modo a promover os pressupostos da educação inclusiva e de se fomentar mudanças na dinâmica das escolas de modo a facilitar o trabalho cooperativo entre os professores e as equipas psicopedagógicas.This report aims to make known the teaching activities carried out within the pedagogical internship, held throughout the school year 2020/2021, in the Grouping of Schools of Mealhada. In addition, it is intended to present the study of the theme "Inclusion - Paths of (In)Success in School", which arises due to the strong change in our society, and consequently in our school, our students and teachers, making it essential to search for strategies able to meet the new challenges. The structure of this report is divided into three essential parts. In the first part a brief characterization of the school, the classes and the geographical framework of the place of training will be made, as well as a brief presentation of the work done with students throughout the school year. Next, the scientific dimension is highlighted, addressing the theme "Inclusive Education", in order to assess the differences between "Normal Education" and "Differentiated Education" and the contribution of Geography in Education, showing the importance of Multidisciplinarity in the process of inclusion, as well as the importance of teacher training in this educational measure. The third part is constituted by a reflection and theoretical discussion associated to the PIEF theme, being in the scope of this theme that an applied strategy is presented. Besides the presentation of its structure and form of implementation, it is also presented an evaluation and reflection of the results of its application. Among the conclusions of this study, we highlight the importance of the need for changes in initial teacher training in order to promote the assumptions of inclusive education and to promote changes in the dynamics of schools in order to facilitate cooperative work between teachers and psycho-pedagogical teams.2022-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99441http://hdl.handle.net/10316/99441TID:202968588porFerreira, Marlene Urzeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:55:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:03.227982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Inclusão: Caminhos do (In)Sucesso Escolar
Inclusion: Pathways to (In)Success at School
title A Inclusão: Caminhos do (In)Sucesso Escolar
spellingShingle A Inclusão: Caminhos do (In)Sucesso Escolar
Ferreira, Marlene Urze
Escola
Educação Inclusiva
Programa Integrado de Educação e Formação
Integração
Multidisciplinaridade
School
Inclusive Education
Integrated Education and Training Programme
integration
multidisciplinarity
title_short A Inclusão: Caminhos do (In)Sucesso Escolar
title_full A Inclusão: Caminhos do (In)Sucesso Escolar
title_fullStr A Inclusão: Caminhos do (In)Sucesso Escolar
title_full_unstemmed A Inclusão: Caminhos do (In)Sucesso Escolar
title_sort A Inclusão: Caminhos do (In)Sucesso Escolar
author Ferreira, Marlene Urze
author_facet Ferreira, Marlene Urze
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marlene Urze
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Educação Inclusiva
Programa Integrado de Educação e Formação
Integração
Multidisciplinaridade
School
Inclusive Education
Integrated Education and Training Programme
integration
multidisciplinarity
topic Escola
Educação Inclusiva
Programa Integrado de Educação e Formação
Integração
Multidisciplinaridade
School
Inclusive Education
Integrated Education and Training Programme
integration
multidisciplinarity
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99441
http://hdl.handle.net/10316/99441
TID:202968588
url http://hdl.handle.net/10316/99441
identifier_str_mv TID:202968588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134066046402560