Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/13804 |
Resumo: | PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico, Ensino da Física; Ensino da Química, Mestrado em Ensino. A elaboração de um Relatório de Estágio Pedagógico é a reflexão de toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, desenvolvida pelo professor estagiário, ao longo do ano lectivo. O Estágio Pedagógico de que resulta este Relatório decorreu durante o ano lectivo de 2009/2010, na Escola Secundária 3º CEB Quinta das Flores, Coimbra, sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Maria Aline Guerra e Orientação Científica, na Componente de Física, do Professor Dr. Décio Ruivo Martins e, na Componente de Química, do Professor Dr. Luís Alberto Batista de Carvalho. A prática de ensino supervisionado ocorreu na disciplina de Ciências Físico-Químicas, do 8º ano de escolaridade e foi desenvolvida em duas aulas de cada componente, que incidiram nas sub-unidades intituladas de “Factores que influenciam as reacções químicas” e “Produção e transmissão de som”. A actividade pedagógica também ocorreu na disciplina de Física e Química A, do 10º ano de escolaridade, sendo que as sub-unidades trabalhadas em oito aulas, e na componente de Química, foram “Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da altitude” e “ Interacção radiação-matéria”. Por sua vez, na componente da Física a prática pedagógica ocorreu em sete aulas, nas sub-unidades “Transferências e transformações de energia” e “Energia de sistemas com movimento de translação”. Este Relatório de Estágio é composto por uma introdução, quatro capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução reflecte-se sobre o ensino e o papel do professor, referem-se os objectivos do estágio, indicam-se as unidades de Física e de Química trabalhadas em cada nível de ensino e apresenta-se sumariamente cada capítulo que constitui este relatório. No capítulo I encontra-se o enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições da escola, a caracterização das turmas envolvidas no ensino supervisionado, uma reflexão do apoio prestado à Direcção de Turma, a descrição das actividades extracurriculares desenvolvidas e da participação na semana da Ciência e Tecnologia, dos dois núcleos de estágio e de outras actividades onde estes estiveram presentes. O capítulo II (Ensino Básico) e o capítulo III (Ensino Secundário) contêm a análise dos programas e orientações curriculares, uma referência aos manuais escolares e à gestão de tempos lectivos, bem como a descrição e análise das estratégias de ensino praticadas em cada aula. No capítulo II é também apresentado uma breve síntese dos projectos de investigação educacional das duas componentes, desenvolvidos no 8º ano de escolaridade. O capítulo IV proporciona uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano e sugestões para um futuro profissional. |
id |
RCAP_1091c8d4bdf3db5ca3d1352c9dd807b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/13804 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEnsino da física - 8º e 10º anosEnsino da química - 8º e 10º anosPALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico, Ensino da Física; Ensino da Química, Mestrado em Ensino. A elaboração de um Relatório de Estágio Pedagógico é a reflexão de toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, desenvolvida pelo professor estagiário, ao longo do ano lectivo. O Estágio Pedagógico de que resulta este Relatório decorreu durante o ano lectivo de 2009/2010, na Escola Secundária 3º CEB Quinta das Flores, Coimbra, sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Maria Aline Guerra e Orientação Científica, na Componente de Física, do Professor Dr. Décio Ruivo Martins e, na Componente de Química, do Professor Dr. Luís Alberto Batista de Carvalho. A prática de ensino supervisionado ocorreu na disciplina de Ciências Físico-Químicas, do 8º ano de escolaridade e foi desenvolvida em duas aulas de cada componente, que incidiram nas sub-unidades intituladas de “Factores que influenciam as reacções químicas” e “Produção e transmissão de som”. A actividade pedagógica também ocorreu na disciplina de Física e Química A, do 10º ano de escolaridade, sendo que as sub-unidades trabalhadas em oito aulas, e na componente de Química, foram “Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da altitude” e “ Interacção radiação-matéria”. Por sua vez, na componente da Física a prática pedagógica ocorreu em sete aulas, nas sub-unidades “Transferências e transformações de energia” e “Energia de sistemas com movimento de translação”. Este Relatório de Estágio é composto por uma introdução, quatro capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução reflecte-se sobre o ensino e o papel do professor, referem-se os objectivos do estágio, indicam-se as unidades de Física e de Química trabalhadas em cada nível de ensino e apresenta-se sumariamente cada capítulo que constitui este relatório. No capítulo I encontra-se o enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições da escola, a caracterização das turmas envolvidas no ensino supervisionado, uma reflexão do apoio prestado à Direcção de Turma, a descrição das actividades extracurriculares desenvolvidas e da participação na semana da Ciência e Tecnologia, dos dois núcleos de estágio e de outras actividades onde estes estiveram presentes. O capítulo II (Ensino Básico) e o capítulo III (Ensino Secundário) contêm a análise dos programas e orientações curriculares, uma referência aos manuais escolares e à gestão de tempos lectivos, bem como a descrição e análise das estratégias de ensino praticadas em cada aula. No capítulo II é também apresentado uma breve síntese dos projectos de investigação educacional das duas componentes, desenvolvidos no 8º ano de escolaridade. O capítulo IV proporciona uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano e sugestões para um futuro profissional.2010-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/13804http://hdl.handle.net/10316/13804porVicente, Carla Maria Alves Dinis - Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Coimbra, 2012.Vicente, Carla Maria Alves Dinis.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/13804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:00:21.657322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
title |
Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
spellingShingle |
Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Vicente, Carla Maria Alves Dinis. Ensino da física - 8º e 10º anos Ensino da química - 8º e 10º anos |
title_short |
Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
title_full |
Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
title_fullStr |
Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
title_sort |
Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
author |
Vicente, Carla Maria Alves Dinis. |
author_facet |
Vicente, Carla Maria Alves Dinis. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Carla Maria Alves Dinis. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da física - 8º e 10º anos Ensino da química - 8º e 10º anos |
topic |
Ensino da física - 8º e 10º anos Ensino da química - 8º e 10º anos |
description |
PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico, Ensino da Física; Ensino da Química, Mestrado em Ensino. A elaboração de um Relatório de Estágio Pedagógico é a reflexão de toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, desenvolvida pelo professor estagiário, ao longo do ano lectivo. O Estágio Pedagógico de que resulta este Relatório decorreu durante o ano lectivo de 2009/2010, na Escola Secundária 3º CEB Quinta das Flores, Coimbra, sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Maria Aline Guerra e Orientação Científica, na Componente de Física, do Professor Dr. Décio Ruivo Martins e, na Componente de Química, do Professor Dr. Luís Alberto Batista de Carvalho. A prática de ensino supervisionado ocorreu na disciplina de Ciências Físico-Químicas, do 8º ano de escolaridade e foi desenvolvida em duas aulas de cada componente, que incidiram nas sub-unidades intituladas de “Factores que influenciam as reacções químicas” e “Produção e transmissão de som”. A actividade pedagógica também ocorreu na disciplina de Física e Química A, do 10º ano de escolaridade, sendo que as sub-unidades trabalhadas em oito aulas, e na componente de Química, foram “Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da altitude” e “ Interacção radiação-matéria”. Por sua vez, na componente da Física a prática pedagógica ocorreu em sete aulas, nas sub-unidades “Transferências e transformações de energia” e “Energia de sistemas com movimento de translação”. Este Relatório de Estágio é composto por uma introdução, quatro capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução reflecte-se sobre o ensino e o papel do professor, referem-se os objectivos do estágio, indicam-se as unidades de Física e de Química trabalhadas em cada nível de ensino e apresenta-se sumariamente cada capítulo que constitui este relatório. No capítulo I encontra-se o enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições da escola, a caracterização das turmas envolvidas no ensino supervisionado, uma reflexão do apoio prestado à Direcção de Turma, a descrição das actividades extracurriculares desenvolvidas e da participação na semana da Ciência e Tecnologia, dos dois núcleos de estágio e de outras actividades onde estes estiveram presentes. O capítulo II (Ensino Básico) e o capítulo III (Ensino Secundário) contêm a análise dos programas e orientações curriculares, uma referência aos manuais escolares e à gestão de tempos lectivos, bem como a descrição e análise das estratégias de ensino praticadas em cada aula. No capítulo II é também apresentado uma breve síntese dos projectos de investigação educacional das duas componentes, desenvolvidos no 8º ano de escolaridade. O capítulo IV proporciona uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano e sugestões para um futuro profissional. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/13804 http://hdl.handle.net/10316/13804 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/13804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vicente, Carla Maria Alves Dinis - Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Coimbra, 2012. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133894416531456 |