Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/723 |
Resumo: | Introdu??o: As diferentes investiga??es ao longo dos ?ltimos anos consideram que o estilo de vincula??o, o ambiente do sistema de presta??o de cuidados e os estilos educativos parentais formam a din?mica central que molda o percurso de desenvolvimento de um indiv?duo desde a inf?ncia at? ? idade adulta, podendo ter efeitos cont?nuos e ser transmitidos entre gera??es. Entender a qualidade da presta??o de cuidados fornecida pelos primeiros cuidadores pode servir de modelo para melhor compreender o modo como os indiv?duos pensam, se sentem e se comportam nos relacionamentos futuros. Objetivos: Investigar a transmiss?o intergeracional, entre m?es e filhas, da vincula??o, dos estilos educativos parentais e do sistema de presta??o de cuidados. Pretende-se, ainda, observar o papel da vincula??o e dos estilos educativos parentais na forma??o das representa??es das filhas sobre a presta??o de cuidados ao longo de duas gera??es. Metodologia: A amostra ? constitu?da por 104 participantes divididas equitativamente entre grupo de m?es (GM; n = 52) e grupo de filhas (GF; n = 52), com idades compreendidas entre os 45 e os 67 anos (M = 54,49; DP = 5,10) e os 18 e 29 anos (M = 23,56; DP = 2,73), respetivamente. Todas as participantes preencheram um question?rio sociodemogr?fico e sobre a rela??o m?e-filha, o Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU), a Escala Experi?ncias em Rela??es Pr?ximas (ECR) e a Escala de Representa??es Mentais de Presta??o de Cuidados (ERMPC). Resultados: Verificaram-se associa??es entre a vincula??o, os estilos educativos parentais e o sistema de presta??o de cuidados entre o grupo de m?es e o grupo de filhas. Verificou-se que, na globalidade, a vincula??o e os estilos educativos parentais parecem n?o influenciar as representa??es acerca da presta??o de cuidados ao longo das duas gera??es. Discuss?o: O presente estudo fornece dados que suportam a premissa de que pode existir uma transmiss?o intergeracional dos v?rios construtos estudados, sendo importante considerar que as intera??es com os pais t?m um efeito cont?nuo no funcionamento das rela??es e que, estes efeitos prevalecem ao longo da vida. No entanto, todos estes contrutos s?o inerentemente dependentes da qualidade da rela??o entre cuidadores e filhos, e tamb?m, suscept?veis de serem influenciados pelas pr?prias vulnerabilidades das crian?as, dos pais e pelos fatores familiares e ambientais. / Introduction: The different investigations throughout the years consider that the attachment style, caregiving system environment and rearing parenting styles form the central dynamic that molds the course of development of an individual from infancy to adulthood, and it can have continuous effects and be transmitted between generations. Understanding the quality of caregiving provided by the first caregivers may be used as a model to better understand the way the individuals think, feel and behave in future relationships. Objective: Investigate the intergenerational transmission between mothers and daughters, of the attachment, rearing parenting styles and the caregiving system. It also intended to observe the role of the attachment and the parental rearing styles in the formation of the daughters representations about the caregiving throughout two generations. Methods: The sample consists in 104 participants split equally between a mother?s group (GM; n = 52) and a daughter?s group (GF; n = 52), aged between 45 and 67 years old (M = 54.49; SD = 5.10) and 18 and 29 (M = 23.56; SD = 2.73), respectively. All participants filled a sociodemographic questionnaire and a questionnaire about the mother-daughter relationship, the Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU), the Experiences in Close Relationships Scale (ECR) and the Mental Representation of Caregiving Scale (ERMPC). Results: Associations between attachment, the parental rearing styles and the caregiving system were observed between the mother?s group and the daughter?s group. It was observed that, in all, the attachment and the parental rearing styles don?t seem to influence the representations about the caregiving throughout the two generations. Discussion: This study provides data that supports the premise that there may exist an intergenerational transmission of the various studied constructs, being important to consider that the interactions with the parents have a continuous effect in the behaviour of the relationships and that, these effects remain throughout the life. However, all these constructs are inherently dependent of the relationship quality between caregivers and childrens, and also, susceptible to be influenced by the vulnerabilities of children, parents, and by the family and environmental factors. |
id |
RCAP_10c044cfe1fc2c72e4929c46dcdcd727 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/723 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de CuidadosM?es - MothersFilhas - DaughtersTransmiss?o intergeracional - Intergenerational transmissionVincula??o - AttachmentEstilos educativos parentais - Parental rearing stylesPresta??o de cuidados - CaregivingIntrodu??o: As diferentes investiga??es ao longo dos ?ltimos anos consideram que o estilo de vincula??o, o ambiente do sistema de presta??o de cuidados e os estilos educativos parentais formam a din?mica central que molda o percurso de desenvolvimento de um indiv?duo desde a inf?ncia at? ? idade adulta, podendo ter efeitos cont?nuos e ser transmitidos entre gera??es. Entender a qualidade da presta??o de cuidados fornecida pelos primeiros cuidadores pode servir de modelo para melhor compreender o modo como os indiv?duos pensam, se sentem e se comportam nos relacionamentos futuros. Objetivos: Investigar a transmiss?o intergeracional, entre m?es e filhas, da vincula??o, dos estilos educativos parentais e do sistema de presta??o de cuidados. Pretende-se, ainda, observar o papel da vincula??o e dos estilos educativos parentais na forma??o das representa??es das filhas sobre a presta??o de cuidados ao longo de duas gera??es. Metodologia: A amostra ? constitu?da por 104 participantes divididas equitativamente entre grupo de m?es (GM; n = 52) e grupo de filhas (GF; n = 52), com idades compreendidas entre os 45 e os 67 anos (M = 54,49; DP = 5,10) e os 18 e 29 anos (M = 23,56; DP = 2,73), respetivamente. Todas as participantes preencheram um question?rio sociodemogr?fico e sobre a rela??o m?e-filha, o Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU), a Escala Experi?ncias em Rela??es Pr?ximas (ECR) e a Escala de Representa??es Mentais de Presta??o de Cuidados (ERMPC). Resultados: Verificaram-se associa??es entre a vincula??o, os estilos educativos parentais e o sistema de presta??o de cuidados entre o grupo de m?es e o grupo de filhas. Verificou-se que, na globalidade, a vincula??o e os estilos educativos parentais parecem n?o influenciar as representa??es acerca da presta??o de cuidados ao longo das duas gera??es. Discuss?o: O presente estudo fornece dados que suportam a premissa de que pode existir uma transmiss?o intergeracional dos v?rios construtos estudados, sendo importante considerar que as intera??es com os pais t?m um efeito cont?nuo no funcionamento das rela??es e que, estes efeitos prevalecem ao longo da vida. No entanto, todos estes contrutos s?o inerentemente dependentes da qualidade da rela??o entre cuidadores e filhos, e tamb?m, suscept?veis de serem influenciados pelas pr?prias vulnerabilidades das crian?as, dos pais e pelos fatores familiares e ambientais. / Introduction: The different investigations throughout the years consider that the attachment style, caregiving system environment and rearing parenting styles form the central dynamic that molds the course of development of an individual from infancy to adulthood, and it can have continuous effects and be transmitted between generations. Understanding the quality of caregiving provided by the first caregivers may be used as a model to better understand the way the individuals think, feel and behave in future relationships. Objective: Investigate the intergenerational transmission between mothers and daughters, of the attachment, rearing parenting styles and the caregiving system. It also intended to observe the role of the attachment and the parental rearing styles in the formation of the daughters representations about the caregiving throughout two generations. Methods: The sample consists in 104 participants split equally between a mother?s group (GM; n = 52) and a daughter?s group (GF; n = 52), aged between 45 and 67 years old (M = 54.49; SD = 5.10) and 18 and 29 (M = 23.56; SD = 2.73), respectively. All participants filled a sociodemographic questionnaire and a questionnaire about the mother-daughter relationship, the Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU), the Experiences in Close Relationships Scale (ECR) and the Mental Representation of Caregiving Scale (ERMPC). Results: Associations between attachment, the parental rearing styles and the caregiving system were observed between the mother?s group and the daughter?s group. It was observed that, in all, the attachment and the parental rearing styles don?t seem to influence the representations about the caregiving throughout the two generations. Discussion: This study provides data that supports the premise that there may exist an intergenerational transmission of the various studied constructs, being important to consider that the interactions with the parents have a continuous effect in the behaviour of the relationships and that, these effects remain throughout the life. However, all these constructs are inherently dependent of the relationship quality between caregivers and childrens, and also, susceptible to be influenced by the vulnerabilities of children, parents, and by the family and environmental factors.ISMT2017-12-04T10:06:43Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/723TID:201724200porCura, Joana Margarida da Silva AlvesSim?es, S?nia (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:21ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados |
title |
Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados |
spellingShingle |
Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados Cura, Joana Margarida da Silva Alves M?es - Mothers Filhas - Daughters Transmiss?o intergeracional - Intergenerational transmission Vincula??o - Attachment Estilos educativos parentais - Parental rearing styles Presta??o de cuidados - Caregiving |
title_short |
Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados |
title_full |
Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados |
title_fullStr |
Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados |
title_full_unstemmed |
Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados |
title_sort |
Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados |
author |
Cura, Joana Margarida da Silva Alves |
author_facet |
Cura, Joana Margarida da Silva Alves Sim?es, S?nia (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Sim?es, S?nia (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cura, Joana Margarida da Silva Alves Sim?es, S?nia (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
M?es - Mothers Filhas - Daughters Transmiss?o intergeracional - Intergenerational transmission Vincula??o - Attachment Estilos educativos parentais - Parental rearing styles Presta??o de cuidados - Caregiving |
topic |
M?es - Mothers Filhas - Daughters Transmiss?o intergeracional - Intergenerational transmission Vincula??o - Attachment Estilos educativos parentais - Parental rearing styles Presta??o de cuidados - Caregiving |
description |
Introdu??o: As diferentes investiga??es ao longo dos ?ltimos anos consideram que o estilo de vincula??o, o ambiente do sistema de presta??o de cuidados e os estilos educativos parentais formam a din?mica central que molda o percurso de desenvolvimento de um indiv?duo desde a inf?ncia at? ? idade adulta, podendo ter efeitos cont?nuos e ser transmitidos entre gera??es. Entender a qualidade da presta??o de cuidados fornecida pelos primeiros cuidadores pode servir de modelo para melhor compreender o modo como os indiv?duos pensam, se sentem e se comportam nos relacionamentos futuros. Objetivos: Investigar a transmiss?o intergeracional, entre m?es e filhas, da vincula??o, dos estilos educativos parentais e do sistema de presta??o de cuidados. Pretende-se, ainda, observar o papel da vincula??o e dos estilos educativos parentais na forma??o das representa??es das filhas sobre a presta??o de cuidados ao longo de duas gera??es. Metodologia: A amostra ? constitu?da por 104 participantes divididas equitativamente entre grupo de m?es (GM; n = 52) e grupo de filhas (GF; n = 52), com idades compreendidas entre os 45 e os 67 anos (M = 54,49; DP = 5,10) e os 18 e 29 anos (M = 23,56; DP = 2,73), respetivamente. Todas as participantes preencheram um question?rio sociodemogr?fico e sobre a rela??o m?e-filha, o Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU), a Escala Experi?ncias em Rela??es Pr?ximas (ECR) e a Escala de Representa??es Mentais de Presta??o de Cuidados (ERMPC). Resultados: Verificaram-se associa??es entre a vincula??o, os estilos educativos parentais e o sistema de presta??o de cuidados entre o grupo de m?es e o grupo de filhas. Verificou-se que, na globalidade, a vincula??o e os estilos educativos parentais parecem n?o influenciar as representa??es acerca da presta??o de cuidados ao longo das duas gera??es. Discuss?o: O presente estudo fornece dados que suportam a premissa de que pode existir uma transmiss?o intergeracional dos v?rios construtos estudados, sendo importante considerar que as intera??es com os pais t?m um efeito cont?nuo no funcionamento das rela??es e que, estes efeitos prevalecem ao longo da vida. No entanto, todos estes contrutos s?o inerentemente dependentes da qualidade da rela??o entre cuidadores e filhos, e tamb?m, suscept?veis de serem influenciados pelas pr?prias vulnerabilidades das crian?as, dos pais e pelos fatores familiares e ambientais. / Introduction: The different investigations throughout the years consider that the attachment style, caregiving system environment and rearing parenting styles form the central dynamic that molds the course of development of an individual from infancy to adulthood, and it can have continuous effects and be transmitted between generations. Understanding the quality of caregiving provided by the first caregivers may be used as a model to better understand the way the individuals think, feel and behave in future relationships. Objective: Investigate the intergenerational transmission between mothers and daughters, of the attachment, rearing parenting styles and the caregiving system. It also intended to observe the role of the attachment and the parental rearing styles in the formation of the daughters representations about the caregiving throughout two generations. Methods: The sample consists in 104 participants split equally between a mother?s group (GM; n = 52) and a daughter?s group (GF; n = 52), aged between 45 and 67 years old (M = 54.49; SD = 5.10) and 18 and 29 (M = 23.56; SD = 2.73), respectively. All participants filled a sociodemographic questionnaire and a questionnaire about the mother-daughter relationship, the Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU), the Experiences in Close Relationships Scale (ECR) and the Mental Representation of Caregiving Scale (ERMPC). Results: Associations between attachment, the parental rearing styles and the caregiving system were observed between the mother?s group and the daughter?s group. It was observed that, in all, the attachment and the parental rearing styles don?t seem to influence the representations about the caregiving throughout the two generations. Discussion: This study provides data that supports the premise that there may exist an intergenerational transmission of the various studied constructs, being important to consider that the interactions with the parents have a continuous effect in the behaviour of the relationships and that, these effects remain throughout the life. However, all these constructs are inherently dependent of the relationship quality between caregivers and childrens, and also, susceptible to be influenced by the vulnerabilities of children, parents, and by the family and environmental factors. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04T10:06:43Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/723 TID:201724200 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/723 |
identifier_str_mv |
TID:201724200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303607858692096 |