Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cura, Joana Margarida da Silva Alves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sim?es, S?nia (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/723
Resumo: Introdu??o: As diferentes investiga??es ao longo dos ?ltimos anos consideram que o estilo de vincula??o, o ambiente do sistema de presta??o de cuidados e os estilos educativos parentais formam a din?mica central que molda o percurso de desenvolvimento de um indiv?duo desde a inf?ncia at? ? idade adulta, podendo ter efeitos cont?nuos e ser transmitidos entre gera??es. Entender a qualidade da presta??o de cuidados fornecida pelos primeiros cuidadores pode servir de modelo para melhor compreender o modo como os indiv?duos pensam, se sentem e se comportam nos relacionamentos futuros. Objetivos: Investigar a transmiss?o intergeracional, entre m?es e filhas, da vincula??o, dos estilos educativos parentais e do sistema de presta??o de cuidados. Pretende-se, ainda, observar o papel da vincula??o e dos estilos educativos parentais na forma??o das representa??es das filhas sobre a presta??o de cuidados ao longo de duas gera??es. Metodologia: A amostra ? constitu?da por 104 participantes divididas equitativamente entre grupo de m?es (GM; n = 52) e grupo de filhas (GF; n = 52), com idades compreendidas entre os 45 e os 67 anos (M = 54,49; DP = 5,10) e os 18 e 29 anos (M = 23,56; DP = 2,73), respetivamente. Todas as participantes preencheram um question?rio sociodemogr?fico e sobre a rela??o m?e-filha, o Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU), a Escala Experi?ncias em Rela??es Pr?ximas (ECR) e a Escala de Representa??es Mentais de Presta??o de Cuidados (ERMPC). Resultados: Verificaram-se associa??es entre a vincula??o, os estilos educativos parentais e o sistema de presta??o de cuidados entre o grupo de m?es e o grupo de filhas. Verificou-se que, na globalidade, a vincula??o e os estilos educativos parentais parecem n?o influenciar as representa??es acerca da presta??o de cuidados ao longo das duas gera??es. Discuss?o: O presente estudo fornece dados que suportam a premissa de que pode existir uma transmiss?o intergeracional dos v?rios construtos estudados, sendo importante considerar que as intera??es com os pais t?m um efeito cont?nuo no funcionamento das rela??es e que, estes efeitos prevalecem ao longo da vida. No entanto, todos estes contrutos s?o inerentemente dependentes da qualidade da rela??o entre cuidadores e filhos, e tamb?m, suscept?veis de serem influenciados pelas pr?prias vulnerabilidades das crian?as, dos pais e pelos fatores familiares e ambientais. / Introduction: The different investigations throughout the years consider that the attachment style, caregiving system environment and rearing parenting styles form the central dynamic that molds the course of development of an individual from infancy to adulthood, and it can have continuous effects and be transmitted between generations. Understanding the quality of caregiving provided by the first caregivers may be used as a model to better understand the way the individuals think, feel and behave in future relationships. Objective: Investigate the intergenerational transmission between mothers and daughters, of the attachment, rearing parenting styles and the caregiving system. It also intended to observe the role of the attachment and the parental rearing styles in the formation of the daughters representations about the caregiving throughout two generations. Methods: The sample consists in 104 participants split equally between a mother?s group (GM; n = 52) and a daughter?s group (GF; n = 52), aged between 45 and 67 years old (M = 54.49; SD = 5.10) and 18 and 29 (M = 23.56; SD = 2.73), respectively. All participants filled a sociodemographic questionnaire and a questionnaire about the mother-daughter relationship, the Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU), the Experiences in Close Relationships Scale (ECR) and the Mental Representation of Caregiving Scale (ERMPC). Results: Associations between attachment, the parental rearing styles and the caregiving system were observed between the mother?s group and the daughter?s group. It was observed that, in all, the attachment and the parental rearing styles don?t seem to influence the representations about the caregiving throughout the two generations. Discussion: This study provides data that supports the premise that there may exist an intergenerational transmission of the various studied constructs, being important to consider that the interactions with the parents have a continuous effect in the behaviour of the relationships and that, these effects remain throughout the life. However, all these constructs are inherently dependent of the relationship quality between caregivers and childrens, and also, susceptible to be influenced by the vulnerabilities of children, parents, and by the family and environmental factors.
id RCAP_10c044cfe1fc2c72e4929c46dcdcd727
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/723
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de CuidadosM?es - MothersFilhas - DaughtersTransmiss?o intergeracional - Intergenerational transmissionVincula??o - AttachmentEstilos educativos parentais - Parental rearing stylesPresta??o de cuidados - CaregivingIntrodu??o: As diferentes investiga??es ao longo dos ?ltimos anos consideram que o estilo de vincula??o, o ambiente do sistema de presta??o de cuidados e os estilos educativos parentais formam a din?mica central que molda o percurso de desenvolvimento de um indiv?duo desde a inf?ncia at? ? idade adulta, podendo ter efeitos cont?nuos e ser transmitidos entre gera??es. Entender a qualidade da presta??o de cuidados fornecida pelos primeiros cuidadores pode servir de modelo para melhor compreender o modo como os indiv?duos pensam, se sentem e se comportam nos relacionamentos futuros. Objetivos: Investigar a transmiss?o intergeracional, entre m?es e filhas, da vincula??o, dos estilos educativos parentais e do sistema de presta??o de cuidados. Pretende-se, ainda, observar o papel da vincula??o e dos estilos educativos parentais na forma??o das representa??es das filhas sobre a presta??o de cuidados ao longo de duas gera??es. Metodologia: A amostra ? constitu?da por 104 participantes divididas equitativamente entre grupo de m?es (GM; n = 52) e grupo de filhas (GF; n = 52), com idades compreendidas entre os 45 e os 67 anos (M = 54,49; DP = 5,10) e os 18 e 29 anos (M = 23,56; DP = 2,73), respetivamente. Todas as participantes preencheram um question?rio sociodemogr?fico e sobre a rela??o m?e-filha, o Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU), a Escala Experi?ncias em Rela??es Pr?ximas (ECR) e a Escala de Representa??es Mentais de Presta??o de Cuidados (ERMPC). Resultados: Verificaram-se associa??es entre a vincula??o, os estilos educativos parentais e o sistema de presta??o de cuidados entre o grupo de m?es e o grupo de filhas. Verificou-se que, na globalidade, a vincula??o e os estilos educativos parentais parecem n?o influenciar as representa??es acerca da presta??o de cuidados ao longo das duas gera??es. Discuss?o: O presente estudo fornece dados que suportam a premissa de que pode existir uma transmiss?o intergeracional dos v?rios construtos estudados, sendo importante considerar que as intera??es com os pais t?m um efeito cont?nuo no funcionamento das rela??es e que, estes efeitos prevalecem ao longo da vida. No entanto, todos estes contrutos s?o inerentemente dependentes da qualidade da rela??o entre cuidadores e filhos, e tamb?m, suscept?veis de serem influenciados pelas pr?prias vulnerabilidades das crian?as, dos pais e pelos fatores familiares e ambientais. / Introduction: The different investigations throughout the years consider that the attachment style, caregiving system environment and rearing parenting styles form the central dynamic that molds the course of development of an individual from infancy to adulthood, and it can have continuous effects and be transmitted between generations. Understanding the quality of caregiving provided by the first caregivers may be used as a model to better understand the way the individuals think, feel and behave in future relationships. Objective: Investigate the intergenerational transmission between mothers and daughters, of the attachment, rearing parenting styles and the caregiving system. It also intended to observe the role of the attachment and the parental rearing styles in the formation of the daughters representations about the caregiving throughout two generations. Methods: The sample consists in 104 participants split equally between a mother?s group (GM; n = 52) and a daughter?s group (GF; n = 52), aged between 45 and 67 years old (M = 54.49; SD = 5.10) and 18 and 29 (M = 23.56; SD = 2.73), respectively. All participants filled a sociodemographic questionnaire and a questionnaire about the mother-daughter relationship, the Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU), the Experiences in Close Relationships Scale (ECR) and the Mental Representation of Caregiving Scale (ERMPC). Results: Associations between attachment, the parental rearing styles and the caregiving system were observed between the mother?s group and the daughter?s group. It was observed that, in all, the attachment and the parental rearing styles don?t seem to influence the representations about the caregiving throughout the two generations. Discussion: This study provides data that supports the premise that there may exist an intergenerational transmission of the various studied constructs, being important to consider that the interactions with the parents have a continuous effect in the behaviour of the relationships and that, these effects remain throughout the life. However, all these constructs are inherently dependent of the relationship quality between caregivers and childrens, and also, susceptible to be influenced by the vulnerabilities of children, parents, and by the family and environmental factors.ISMT2017-12-04T10:06:43Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/723TID:201724200porCura, Joana Margarida da Silva AlvesSim?es, S?nia (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:21ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados
title Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados
spellingShingle Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados
Cura, Joana Margarida da Silva Alves
M?es - Mothers
Filhas - Daughters
Transmiss?o intergeracional - Intergenerational transmission
Vincula??o - Attachment
Estilos educativos parentais - Parental rearing styles
Presta??o de cuidados - Caregiving
title_short Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados
title_full Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados
title_fullStr Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados
title_full_unstemmed Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados
title_sort Transmiss?o Intergeracional entre M?es e Filhas da Vincula??o, dos Estilos Educativos Parentais e do Sistema de Presta??o de Cuidados
author Cura, Joana Margarida da Silva Alves
author_facet Cura, Joana Margarida da Silva Alves
Sim?es, S?nia (Orientadora)
author_role author
author2 Sim?es, S?nia (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cura, Joana Margarida da Silva Alves
Sim?es, S?nia (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv M?es - Mothers
Filhas - Daughters
Transmiss?o intergeracional - Intergenerational transmission
Vincula??o - Attachment
Estilos educativos parentais - Parental rearing styles
Presta??o de cuidados - Caregiving
topic M?es - Mothers
Filhas - Daughters
Transmiss?o intergeracional - Intergenerational transmission
Vincula??o - Attachment
Estilos educativos parentais - Parental rearing styles
Presta??o de cuidados - Caregiving
description Introdu??o: As diferentes investiga??es ao longo dos ?ltimos anos consideram que o estilo de vincula??o, o ambiente do sistema de presta??o de cuidados e os estilos educativos parentais formam a din?mica central que molda o percurso de desenvolvimento de um indiv?duo desde a inf?ncia at? ? idade adulta, podendo ter efeitos cont?nuos e ser transmitidos entre gera??es. Entender a qualidade da presta??o de cuidados fornecida pelos primeiros cuidadores pode servir de modelo para melhor compreender o modo como os indiv?duos pensam, se sentem e se comportam nos relacionamentos futuros. Objetivos: Investigar a transmiss?o intergeracional, entre m?es e filhas, da vincula??o, dos estilos educativos parentais e do sistema de presta??o de cuidados. Pretende-se, ainda, observar o papel da vincula??o e dos estilos educativos parentais na forma??o das representa??es das filhas sobre a presta??o de cuidados ao longo de duas gera??es. Metodologia: A amostra ? constitu?da por 104 participantes divididas equitativamente entre grupo de m?es (GM; n = 52) e grupo de filhas (GF; n = 52), com idades compreendidas entre os 45 e os 67 anos (M = 54,49; DP = 5,10) e os 18 e 29 anos (M = 23,56; DP = 2,73), respetivamente. Todas as participantes preencheram um question?rio sociodemogr?fico e sobre a rela??o m?e-filha, o Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU), a Escala Experi?ncias em Rela??es Pr?ximas (ECR) e a Escala de Representa??es Mentais de Presta??o de Cuidados (ERMPC). Resultados: Verificaram-se associa??es entre a vincula??o, os estilos educativos parentais e o sistema de presta??o de cuidados entre o grupo de m?es e o grupo de filhas. Verificou-se que, na globalidade, a vincula??o e os estilos educativos parentais parecem n?o influenciar as representa??es acerca da presta??o de cuidados ao longo das duas gera??es. Discuss?o: O presente estudo fornece dados que suportam a premissa de que pode existir uma transmiss?o intergeracional dos v?rios construtos estudados, sendo importante considerar que as intera??es com os pais t?m um efeito cont?nuo no funcionamento das rela??es e que, estes efeitos prevalecem ao longo da vida. No entanto, todos estes contrutos s?o inerentemente dependentes da qualidade da rela??o entre cuidadores e filhos, e tamb?m, suscept?veis de serem influenciados pelas pr?prias vulnerabilidades das crian?as, dos pais e pelos fatores familiares e ambientais. / Introduction: The different investigations throughout the years consider that the attachment style, caregiving system environment and rearing parenting styles form the central dynamic that molds the course of development of an individual from infancy to adulthood, and it can have continuous effects and be transmitted between generations. Understanding the quality of caregiving provided by the first caregivers may be used as a model to better understand the way the individuals think, feel and behave in future relationships. Objective: Investigate the intergenerational transmission between mothers and daughters, of the attachment, rearing parenting styles and the caregiving system. It also intended to observe the role of the attachment and the parental rearing styles in the formation of the daughters representations about the caregiving throughout two generations. Methods: The sample consists in 104 participants split equally between a mother?s group (GM; n = 52) and a daughter?s group (GF; n = 52), aged between 45 and 67 years old (M = 54.49; SD = 5.10) and 18 and 29 (M = 23.56; SD = 2.73), respectively. All participants filled a sociodemographic questionnaire and a questionnaire about the mother-daughter relationship, the Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU), the Experiences in Close Relationships Scale (ECR) and the Mental Representation of Caregiving Scale (ERMPC). Results: Associations between attachment, the parental rearing styles and the caregiving system were observed between the mother?s group and the daughter?s group. It was observed that, in all, the attachment and the parental rearing styles don?t seem to influence the representations about the caregiving throughout the two generations. Discussion: This study provides data that supports the premise that there may exist an intergenerational transmission of the various studied constructs, being important to consider that the interactions with the parents have a continuous effect in the behaviour of the relationships and that, these effects remain throughout the life. However, all these constructs are inherently dependent of the relationship quality between caregivers and childrens, and also, susceptible to be influenced by the vulnerabilities of children, parents, and by the family and environmental factors.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04T10:06:43Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/723
TID:201724200
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/723
identifier_str_mv TID:201724200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303607858692096