Educar para a autonomia: a sua importância no desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sara Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44846
Resumo: O presente relatório apresenta a reflexão e descrição do trabalho de Investigação-Ação que foi desenvolvido nos contextos de Creche e de Jardim de Infância, no âmbito da Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar. A temática em estudo nestes contextos educativos, centrou-se na promoção da autonomia da criança e na compreensão do desenvolvimento moral de acordo com a teoria psicogenética de Jean Piaget, procurou-se criar momentos de exploração, para facilitar a independência da criança e a sua autonomia, a todos os níveis. A intervenção em Creche envolveu a participação das crianças em diversas atividades significativas, numa perspetiva exploratória sensorial, usando elementos da natureza e promovendo o brincar no espaço exterior. Em contexto de Educação Pré-Escolar, as atividades e os jogos focaram-se na cooperação e no desenvolvimento da autonomia da criança. As regras de funcionamento na sala e o cuidado com o peixe, foram apontadas como essenciais para aquisição gradual da responsabilidade e do desenvolvimento moral.
id RCAP_10f5d16ab7e40598609cb7f9a073cf6c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar para a autonomia: a sua importância no desenvolvimento da criançaEducação Pré-EscolarAutonomiaDesenvolvimento moralRotina DiáriaPre-school educationAutonomymoral developmentDaily routineO presente relatório apresenta a reflexão e descrição do trabalho de Investigação-Ação que foi desenvolvido nos contextos de Creche e de Jardim de Infância, no âmbito da Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar. A temática em estudo nestes contextos educativos, centrou-se na promoção da autonomia da criança e na compreensão do desenvolvimento moral de acordo com a teoria psicogenética de Jean Piaget, procurou-se criar momentos de exploração, para facilitar a independência da criança e a sua autonomia, a todos os níveis. A intervenção em Creche envolveu a participação das crianças em diversas atividades significativas, numa perspetiva exploratória sensorial, usando elementos da natureza e promovendo o brincar no espaço exterior. Em contexto de Educação Pré-Escolar, as atividades e os jogos focaram-se na cooperação e no desenvolvimento da autonomia da criança. As regras de funcionamento na sala e o cuidado com o peixe, foram apontadas como essenciais para aquisição gradual da responsabilidade e do desenvolvimento moral.This report presents the reflection and description of the Research-Action work that was developed in the Day-care and Kindergarten contexts, within the scope of the Supervised Practice and Intervention of the Master's Degree in Pre-school Education. The theme under study in these educational contexts was centred on the promotion of the child's autonomy and the understanding of moral development according to Jean Piaget's psycho-genetic theory. We tried to create moments of exploration to facilitate the child's independence and autonomy at all levels. The Kindergarten intervention involved the participation of children in several significant activities, in a sensorial exploratory perspective, using elements of nature and promoting play in the outside space. In the Pre-School context, the activities and games focused on cooperation and the development of the child's autonomy. The rules of the room and the care of the fish were pointed out as essential for the gradual acquisition of responsibility and moral development.Ferreira, Isabel SilvaCorreia, Rosalina Maria Cordeiro Marchão MendesRepositório ComumSantos, Sara Rodrigues2023-05-22T14:55:22Z2023-05-182023-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44846TID:203300696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-25T10:30:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:00.373803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar para a autonomia: a sua importância no desenvolvimento da criança
title Educar para a autonomia: a sua importância no desenvolvimento da criança
spellingShingle Educar para a autonomia: a sua importância no desenvolvimento da criança
Santos, Sara Rodrigues
Educação Pré-Escolar
Autonomia
Desenvolvimento moral
Rotina Diária
Pre-school education
Autonomy
moral development
Daily routine
title_short Educar para a autonomia: a sua importância no desenvolvimento da criança
title_full Educar para a autonomia: a sua importância no desenvolvimento da criança
title_fullStr Educar para a autonomia: a sua importância no desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed Educar para a autonomia: a sua importância no desenvolvimento da criança
title_sort Educar para a autonomia: a sua importância no desenvolvimento da criança
author Santos, Sara Rodrigues
author_facet Santos, Sara Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Isabel Silva
Correia, Rosalina Maria Cordeiro Marchão Mendes
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sara Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Autonomia
Desenvolvimento moral
Rotina Diária
Pre-school education
Autonomy
moral development
Daily routine
topic Educação Pré-Escolar
Autonomia
Desenvolvimento moral
Rotina Diária
Pre-school education
Autonomy
moral development
Daily routine
description O presente relatório apresenta a reflexão e descrição do trabalho de Investigação-Ação que foi desenvolvido nos contextos de Creche e de Jardim de Infância, no âmbito da Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar. A temática em estudo nestes contextos educativos, centrou-se na promoção da autonomia da criança e na compreensão do desenvolvimento moral de acordo com a teoria psicogenética de Jean Piaget, procurou-se criar momentos de exploração, para facilitar a independência da criança e a sua autonomia, a todos os níveis. A intervenção em Creche envolveu a participação das crianças em diversas atividades significativas, numa perspetiva exploratória sensorial, usando elementos da natureza e promovendo o brincar no espaço exterior. Em contexto de Educação Pré-Escolar, as atividades e os jogos focaram-se na cooperação e no desenvolvimento da autonomia da criança. As regras de funcionamento na sala e o cuidado com o peixe, foram apontadas como essenciais para aquisição gradual da responsabilidade e do desenvolvimento moral.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-22T14:55:22Z
2023-05-18
2023-05-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44846
TID:203300696
url http://hdl.handle.net/10400.26/44846
identifier_str_mv TID:203300696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131636087914496