Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Vânia Cancelinha Mota Veiga
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1660
Resumo: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar
id RCAP_b91235aaa17c8cf23409e41800de3686
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infânciacriançasautonomiarotina diáriachildrenautonomydaily routineRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolarO presente relatório refere-se á Investigação na Prática de Ensino Supervisionada efetuada ao longo do ano letivo 2013-2014 do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Inicialmente foram caracterizadas as instituições onde decorreram os estágios, com uma abordagem aprofundada sobre a prática de ensino na creche e pré-escolar, destacando as atividades mais relevantes, temas de projetos integrados nos estágios e todo o processo de avaliação e observação efetuados. O trabalho de investigação destaca a importância em desenvolver a autonomia na criança desde as idades de creche, tendo como titulo “ Autonomia no Pré-Escolar”. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, onde as entrevistas a seis educadoras de infância foram a ferramenta escolhida. A análise de dados e discussão de resultados foram realizados cuidadosamente, de forma a responder á questão levantada no projeto: “Quais as estratégias utilizadas pelo educador de infância para desenvolver a autonomia nas crianças?” Após análise detalhada de toda a informação recolhida, chegou-se á conclusão que a implementação de uma rotina diária nas crianças foi um elemento transversal a todas as entrevistas realizadas às educadoras, na medida em que as rotinas representam um papel fundamental para o desenvolvimento da sua autonomia.This report refers to research in the teaching practice supervision over the school year of 2013-2014 that took place during the Master's Degree in Preschool Education. We initially described the institutions where the internships took place with an in-depth on the practice of teaching in nursery and pre-school education, emphasizing the most relevant activities, issues of integrated projects on the internships and the whole process of evaluation and observation carried out. The research highlights the importance on developing the autonomy in children from the ages of nursery, naming it "Autonomy in preschool." The method used was qualitative in nature, where the interviews to six nursery school teachers were the chosen tool. The data analysis and discussion of the results were performed carefully, in order to answer the question raised in the project: "What are the strategies used by the children educator to develop their autonomy?" After a detailed analysis of all the gathered information, we found that the implementation of a daily routine in children was a transversal element to all the conducted interviews, bearing in mind that routines play a crucial role in the development of their autonomy.Seixas, SóniaTagarro, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémNascimento, Vânia Cancelinha Mota Veiga2017-01-02T14:07:02Z2016-10-262016-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1660TID:201384663porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:38Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:53.877931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância
title Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância
spellingShingle Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância
Nascimento, Vânia Cancelinha Mota Veiga
crianças
autonomia
rotina diária
children
autonomy
daily routine
title_short Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância
title_full Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância
title_fullStr Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância
title_full_unstemmed Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância
title_sort Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância
author Nascimento, Vânia Cancelinha Mota Veiga
author_facet Nascimento, Vânia Cancelinha Mota Veiga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Sónia
Tagarro, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Vânia Cancelinha Mota Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv crianças
autonomia
rotina diária
children
autonomy
daily routine
topic crianças
autonomia
rotina diária
children
autonomy
daily routine
description Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-26
2016-10-26T00:00:00Z
2017-01-02T14:07:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1660
TID:201384663
url http://hdl.handle.net/10400.15/1660
identifier_str_mv TID:201384663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137029002362880