Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1660 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar |
id |
RCAP_b91235aaa17c8cf23409e41800de3686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1660 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infânciacriançasautonomiarotina diáriachildrenautonomydaily routineRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolarO presente relatório refere-se á Investigação na Prática de Ensino Supervisionada efetuada ao longo do ano letivo 2013-2014 do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Inicialmente foram caracterizadas as instituições onde decorreram os estágios, com uma abordagem aprofundada sobre a prática de ensino na creche e pré-escolar, destacando as atividades mais relevantes, temas de projetos integrados nos estágios e todo o processo de avaliação e observação efetuados. O trabalho de investigação destaca a importância em desenvolver a autonomia na criança desde as idades de creche, tendo como titulo “ Autonomia no Pré-Escolar”. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, onde as entrevistas a seis educadoras de infância foram a ferramenta escolhida. A análise de dados e discussão de resultados foram realizados cuidadosamente, de forma a responder á questão levantada no projeto: “Quais as estratégias utilizadas pelo educador de infância para desenvolver a autonomia nas crianças?” Após análise detalhada de toda a informação recolhida, chegou-se á conclusão que a implementação de uma rotina diária nas crianças foi um elemento transversal a todas as entrevistas realizadas às educadoras, na medida em que as rotinas representam um papel fundamental para o desenvolvimento da sua autonomia.This report refers to research in the teaching practice supervision over the school year of 2013-2014 that took place during the Master's Degree in Preschool Education. We initially described the institutions where the internships took place with an in-depth on the practice of teaching in nursery and pre-school education, emphasizing the most relevant activities, issues of integrated projects on the internships and the whole process of evaluation and observation carried out. The research highlights the importance on developing the autonomy in children from the ages of nursery, naming it "Autonomy in preschool." The method used was qualitative in nature, where the interviews to six nursery school teachers were the chosen tool. The data analysis and discussion of the results were performed carefully, in order to answer the question raised in the project: "What are the strategies used by the children educator to develop their autonomy?" After a detailed analysis of all the gathered information, we found that the implementation of a daily routine in children was a transversal element to all the conducted interviews, bearing in mind that routines play a crucial role in the development of their autonomy.Seixas, SóniaTagarro, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémNascimento, Vânia Cancelinha Mota Veiga2017-01-02T14:07:02Z2016-10-262016-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1660TID:201384663porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:38Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:53.877931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância |
title |
Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância |
spellingShingle |
Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância Nascimento, Vânia Cancelinha Mota Veiga crianças autonomia rotina diária children autonomy daily routine |
title_short |
Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância |
title_full |
Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância |
title_fullStr |
Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância |
title_full_unstemmed |
Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância |
title_sort |
Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infância |
author |
Nascimento, Vânia Cancelinha Mota Veiga |
author_facet |
Nascimento, Vânia Cancelinha Mota Veiga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seixas, Sónia Tagarro, Marta Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Vânia Cancelinha Mota Veiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crianças autonomia rotina diária children autonomy daily routine |
topic |
crianças autonomia rotina diária children autonomy daily routine |
description |
Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-26 2016-10-26T00:00:00Z 2017-01-02T14:07:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1660 TID:201384663 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1660 |
identifier_str_mv |
TID:201384663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137029002362880 |