A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourinha, Ana Leonor Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2817
Resumo: Relatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_6088adfbafb59b40d2680780af0583bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2817
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de crecherotina diáriacrecheautonomiaeducação pré-escolardaily routinenurseryautonomyRelatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório descreve o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional, ao longo de um ano e meio, apresentando o percurso investigativo, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPRE), que acompanhou a Prática de Ensino Supervisionada (PES), em contexto de Creche e Jardim de Infância. Deste modo, o presente relatório está dividido em duas partes principais. Na primeira parte, é apresentado uma descrição e reflexão sobre a prática (PES), em Creche e em Jardim de infância (JI). Na segunda parte deste relatório, apresenta-se o percurso investigativo que se foca na importância da rotina diária e como esta pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia das crianças quando em contexto de Creche. No âmbito desta investigação é apresentada a visão dos educadores, sobre estratégias utilizadas, pelos mesmos, para a contribuição da autonomia das crianças. Esta investigação partiu de uma experiência de ensino, ocorrida em contexto de creche, neste sentido, apresenta uma metodologia de natureza meramente qualitativa e interpretativa. Mesmo com as limitações relativas a este tipo de estudo, foi possível observar e comprovar com este estudo que as rotinas diárias são de extrema importância para a evolução das crianças, em especial em idade de creche, pois tornam-se facilitadoras das aprendizagens e do desenvolvimento de inúmeras competências, sejam elas cognitivas ou sociais, entre muitas outras. Foi possível, também, constatar, neste estudo, uma enorme quantidade de estratégias que os educadores têm em mãos para a promoção e para o desenvolvimento da autonomia nas crianças.This report describes the path of personal and professional development, over a year and a half, presenting the investigative trajectory carried out under the master's degree in preschool education (MEPRE), which accompanied the teaching practice Supervised (PES) in the context of daycare and kindergarten. In this way, this report is divided into two main parts. In the first part, a description and reflection on the practice (PES) is presented in daycare and kindergarten (JI). In the second part of this report we present the investigative trajectory, which focuses on the importance of the daily routine and how it can contribute to the development of children's autonomy when in the context of daycare. The scope of this research is the view of educators on strategies used by them to contribute to the autonomy of children. This investigation was based on a teaching experience in the context of daycare, in this sense presents a methodology of a purely qualitative and interpretative nature. Even with the limitations related to this type of study, it was possible to observe and verify with this study that daily routines are extremely important for the evolution of children, especially in childcare age, because they become facilitators of learning and of the development of countless competences, be they cognitive, social, among many others. It was also possible to observe in this study an enormous number of strategies that educators have in hand for the promotion and the development of autonomy in children.Luís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMourinha, Ana Leonor Carvalho2020-01-29T18:17:11Z2020-01-142020-01-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2817TID:202379779por202379779info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:43.942342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche
title A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche
spellingShingle A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche
Mourinha, Ana Leonor Carvalho
rotina diária
creche
autonomia
educação pré-escolar
daily routine
nursery
autonomy
title_short A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche
title_full A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche
title_fullStr A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche
title_full_unstemmed A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche
title_sort A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche
author Mourinha, Ana Leonor Carvalho
author_facet Mourinha, Ana Leonor Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Helena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourinha, Ana Leonor Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv rotina diária
creche
autonomia
educação pré-escolar
daily routine
nursery
autonomy
topic rotina diária
creche
autonomia
educação pré-escolar
daily routine
nursery
autonomy
description Relatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-29T18:17:11Z
2020-01-14
2020-01-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2817
TID:202379779
url http://hdl.handle.net/10400.15/2817
identifier_str_mv TID:202379779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202379779
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036918063104