A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2817 |
Resumo: | Relatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_6088adfbafb59b40d2680780af0583bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2817 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de crecherotina diáriacrecheautonomiaeducação pré-escolardaily routinenurseryautonomyRelatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório descreve o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional, ao longo de um ano e meio, apresentando o percurso investigativo, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPRE), que acompanhou a Prática de Ensino Supervisionada (PES), em contexto de Creche e Jardim de Infância. Deste modo, o presente relatório está dividido em duas partes principais. Na primeira parte, é apresentado uma descrição e reflexão sobre a prática (PES), em Creche e em Jardim de infância (JI). Na segunda parte deste relatório, apresenta-se o percurso investigativo que se foca na importância da rotina diária e como esta pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia das crianças quando em contexto de Creche. No âmbito desta investigação é apresentada a visão dos educadores, sobre estratégias utilizadas, pelos mesmos, para a contribuição da autonomia das crianças. Esta investigação partiu de uma experiência de ensino, ocorrida em contexto de creche, neste sentido, apresenta uma metodologia de natureza meramente qualitativa e interpretativa. Mesmo com as limitações relativas a este tipo de estudo, foi possível observar e comprovar com este estudo que as rotinas diárias são de extrema importância para a evolução das crianças, em especial em idade de creche, pois tornam-se facilitadoras das aprendizagens e do desenvolvimento de inúmeras competências, sejam elas cognitivas ou sociais, entre muitas outras. Foi possível, também, constatar, neste estudo, uma enorme quantidade de estratégias que os educadores têm em mãos para a promoção e para o desenvolvimento da autonomia nas crianças.This report describes the path of personal and professional development, over a year and a half, presenting the investigative trajectory carried out under the master's degree in preschool education (MEPRE), which accompanied the teaching practice Supervised (PES) in the context of daycare and kindergarten. In this way, this report is divided into two main parts. In the first part, a description and reflection on the practice (PES) is presented in daycare and kindergarten (JI). In the second part of this report we present the investigative trajectory, which focuses on the importance of the daily routine and how it can contribute to the development of children's autonomy when in the context of daycare. The scope of this research is the view of educators on strategies used by them to contribute to the autonomy of children. This investigation was based on a teaching experience in the context of daycare, in this sense presents a methodology of a purely qualitative and interpretative nature. Even with the limitations related to this type of study, it was possible to observe and verify with this study that daily routines are extremely important for the evolution of children, especially in childcare age, because they become facilitators of learning and of the development of countless competences, be they cognitive, social, among many others. It was also possible to observe in this study an enormous number of strategies that educators have in hand for the promotion and the development of autonomy in children.Luís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMourinha, Ana Leonor Carvalho2020-01-29T18:17:11Z2020-01-142020-01-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2817TID:202379779por202379779info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:43.942342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche |
title |
A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche |
spellingShingle |
A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche Mourinha, Ana Leonor Carvalho rotina diária creche autonomia educação pré-escolar daily routine nursery autonomy |
title_short |
A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche |
title_full |
A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche |
title_fullStr |
A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche |
title_full_unstemmed |
A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche |
title_sort |
A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche |
author |
Mourinha, Ana Leonor Carvalho |
author_facet |
Mourinha, Ana Leonor Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luís, Helena Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mourinha, Ana Leonor Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
rotina diária creche autonomia educação pré-escolar daily routine nursery autonomy |
topic |
rotina diária creche autonomia educação pré-escolar daily routine nursery autonomy |
description |
Relatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-29T18:17:11Z 2020-01-14 2020-01-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2817 TID:202379779 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2817 |
identifier_str_mv |
TID:202379779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202379779 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137036918063104 |