Educação em Valores na Educação PréEscolar: Análise do potencial da rotina educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8153 |
Resumo: | A rotina educativa são momentos que se sucedem, diariamente, no Jardim de Infância (JI) e que permitem a promoção e aquisição de valores, bem como a construção dos quadros axiológicos das crianças. Claramente que na faixa etária que o JI contempla, a presença da Educação em Valores é reduzida, pois os valores são adquiridos fundamentalmente em contexto familiar. Não obstante, vão sendo amplificados à medida que se estabelecem as relações sociais no contexto educativo. O presente estudo decorreu no âmbito da Prática em Ensino Supervisionada (PES) na Educação Pré-Escolar (EPE) e possibilitou a observação de 18 crianças e a análise dos valores que se encontravam inerentes à rotina, triangulando com os valores visados no Projeto Educativo (PE) regido pelo JI e com a perspetiva da educadora cooperante, que foi entrevistada, perante os valores presentes e trabalhados nestes diferentes momentos. Para a concretização deste estudo, recorreu-se à pesquisa documental do PE, realizouse uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante que dirigiu o grupo neste ano letivo e que orientou a PES, e adotou-se uma observação participante para que se conseguisse reunir informação que fornecesse os resultados visados. Desta forma, foi possível perceber que o PE visa um conjunto de valores que são trabalhados na rotina educativa do Jardim, que permite que as crianças se tornem ser individuais e sociais, cívicos, críticos e autónomos, sendo percetível nas partilhas feitas pela educadora cooperante e nas observações realizadas ao longo destes últimos meses de PES. Neste seguimento, conclui-se que foi importante fomentar diariamente oportunidades de aprendizagem que encaminhem a aquisição de valores. É importante referir que as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) alberga a área de conteúdo Formação Pessoal e Social (FPS), que está diretamente ligado à consciencialização da criança enquanto ser individual e social bem como no desenvolvimento de atitudes, ações e valores. O estudo permitiu compreender a potencialidade da rotina educativa na Educação PréEscolar incidindo numa Educação em Valores, em que se identificou um leque de valores que iam ao encontro do PE do JI e que triangulavam com as OCEPE e com a informação recolhida na entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante. Concluiu-se que a rotina educativa é uma potencial fonte de aprendizagem ao nível da Educação em Valores, em que as crianças nos vários momentos diários que vivenciam em grupo podem partilhar as suas experiências, serem críticos relativamente a situações que presenciam, tomarem decisões em grupo e trabalharem o seu lado cívico e crítico. Toda esta aprendizagem se amplifica nas trocas sociais que estabelecem com as crianças da outra da sala do JI. O papel do educador torna-se imprescindível neste processo de aprendizagem, sendo um mediador entre as crianças do grupo e promotor das aprendizagens que estão inerentes aos vários momentos vividos. |
id |
RCAP_27b7379a76f3b2b75ef58b42cb8b3344 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8153 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação em Valores na Educação PréEscolar: Análise do potencial da rotina educativaEducação Pré-EscolarEducação em ValoresRotina diáriaJardim de InfânciaProjeto educativoPreschool EducationEducation in ValuesDaily routineKindergartenEducational ProjectA rotina educativa são momentos que se sucedem, diariamente, no Jardim de Infância (JI) e que permitem a promoção e aquisição de valores, bem como a construção dos quadros axiológicos das crianças. Claramente que na faixa etária que o JI contempla, a presença da Educação em Valores é reduzida, pois os valores são adquiridos fundamentalmente em contexto familiar. Não obstante, vão sendo amplificados à medida que se estabelecem as relações sociais no contexto educativo. O presente estudo decorreu no âmbito da Prática em Ensino Supervisionada (PES) na Educação Pré-Escolar (EPE) e possibilitou a observação de 18 crianças e a análise dos valores que se encontravam inerentes à rotina, triangulando com os valores visados no Projeto Educativo (PE) regido pelo JI e com a perspetiva da educadora cooperante, que foi entrevistada, perante os valores presentes e trabalhados nestes diferentes momentos. Para a concretização deste estudo, recorreu-se à pesquisa documental do PE, realizouse uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante que dirigiu o grupo neste ano letivo e que orientou a PES, e adotou-se uma observação participante para que se conseguisse reunir informação que fornecesse os resultados visados. Desta forma, foi possível perceber que o PE visa um conjunto de valores que são trabalhados na rotina educativa do Jardim, que permite que as crianças se tornem ser individuais e sociais, cívicos, críticos e autónomos, sendo percetível nas partilhas feitas pela educadora cooperante e nas observações realizadas ao longo destes últimos meses de PES. Neste seguimento, conclui-se que foi importante fomentar diariamente oportunidades de aprendizagem que encaminhem a aquisição de valores. É importante referir que as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) alberga a área de conteúdo Formação Pessoal e Social (FPS), que está diretamente ligado à consciencialização da criança enquanto ser individual e social bem como no desenvolvimento de atitudes, ações e valores. O estudo permitiu compreender a potencialidade da rotina educativa na Educação PréEscolar incidindo numa Educação em Valores, em que se identificou um leque de valores que iam ao encontro do PE do JI e que triangulavam com as OCEPE e com a informação recolhida na entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante. Concluiu-se que a rotina educativa é uma potencial fonte de aprendizagem ao nível da Educação em Valores, em que as crianças nos vários momentos diários que vivenciam em grupo podem partilhar as suas experiências, serem críticos relativamente a situações que presenciam, tomarem decisões em grupo e trabalharem o seu lado cívico e crítico. Toda esta aprendizagem se amplifica nas trocas sociais que estabelecem com as crianças da outra da sala do JI. O papel do educador torna-se imprescindível neste processo de aprendizagem, sendo um mediador entre as crianças do grupo e promotor das aprendizagens que estão inerentes aos vários momentos vividos.The educational routine are moments that occur daily in Kindergarten (JI) and that allow the promotion and acquisition of values, as well as the construction of children's axiological frameworks. Clearly, in the age group that the JI covers, the presence of Education in Values is reduced, as values are fundamentally acquired in a family context. However, they are amplified as social relationships are established in the educational context. The present study took place within the scope of Supervised Teaching Practice (PES) in Pre-School Education (EPE) and enabled the observation of 18 children and the analysis of the values that were inherent to the routine, triangulating with the values aimed at in the Educational Project ( PE) governed by the JI and with the perspective of the cooperating educator, who was interviewed, given the values present and worked on at these different moments. To carry out this study, PE documentary research was used, a semi-structured interview was carried out with the cooperating educator who led the group this academic year and who guided the PES, and participant observation was adopted so that information could be gathered. that provided the desired results. In this way, it was possible to understand that the PE aims at a set of values that are worked on in the educational routine of the Garden, which allows children to become individual and social, civic, critical and autonomous beings, being noticeable in the shares made by the cooperating educator and in the observations carried out over these last months of PES. In this context, it is concluded that it was important to encourage daily learning opportunities that lead to the acquisition of values. It is important to mention that the Curricular Guidelines for PreSchool Education (OCEPE) includes the content area Personal and Social Training (FPS), which is directly linked to the child's awareness as an individual and social being as well as the development of attitudes, actions and values. The study allowed us to understand the potential of the educational routine in Pre-School Education, focusing on Education in Values, in which a range of values were identified that were in line with JI's PE and that triangulated with the OCEPE and with the information collected in the semi-structured interview carried out to the cooperating educator. It was concluded that the educational routine is a potential source of learning at the level of Education in Values, in which children in the various daily moments they experience in a group can share their experiences, be critical regarding situations they witness, make group decisions and work on their civic and critical side. All this learning is amplified in the social exchanges they establish with the children in the other JI classroom. The role of the educator becomes essential in this learning process, being a mediator between the children in the group and promoting the learning that is inherent to the various moments experienced.Cardoso, Ana PaulaFigueiredo, Maria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, Ana Catarina Ferreira2024-01-11T10:03:58Z2023-12-192023-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8153TID:203460170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T02:30:57Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:18.577540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em Valores na Educação PréEscolar: Análise do potencial da rotina educativa |
title |
Educação em Valores na Educação PréEscolar: Análise do potencial da rotina educativa |
spellingShingle |
Educação em Valores na Educação PréEscolar: Análise do potencial da rotina educativa Pinto, Ana Catarina Ferreira Educação Pré-Escolar Educação em Valores Rotina diária Jardim de Infância Projeto educativo Preschool Education Education in Values Daily routine Kindergarten Educational Project |
title_short |
Educação em Valores na Educação PréEscolar: Análise do potencial da rotina educativa |
title_full |
Educação em Valores na Educação PréEscolar: Análise do potencial da rotina educativa |
title_fullStr |
Educação em Valores na Educação PréEscolar: Análise do potencial da rotina educativa |
title_full_unstemmed |
Educação em Valores na Educação PréEscolar: Análise do potencial da rotina educativa |
title_sort |
Educação em Valores na Educação PréEscolar: Análise do potencial da rotina educativa |
author |
Pinto, Ana Catarina Ferreira |
author_facet |
Pinto, Ana Catarina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Paula Figueiredo, Maria Pacheco Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Ana Catarina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Educação em Valores Rotina diária Jardim de Infância Projeto educativo Preschool Education Education in Values Daily routine Kindergarten Educational Project |
topic |
Educação Pré-Escolar Educação em Valores Rotina diária Jardim de Infância Projeto educativo Preschool Education Education in Values Daily routine Kindergarten Educational Project |
description |
A rotina educativa são momentos que se sucedem, diariamente, no Jardim de Infância (JI) e que permitem a promoção e aquisição de valores, bem como a construção dos quadros axiológicos das crianças. Claramente que na faixa etária que o JI contempla, a presença da Educação em Valores é reduzida, pois os valores são adquiridos fundamentalmente em contexto familiar. Não obstante, vão sendo amplificados à medida que se estabelecem as relações sociais no contexto educativo. O presente estudo decorreu no âmbito da Prática em Ensino Supervisionada (PES) na Educação Pré-Escolar (EPE) e possibilitou a observação de 18 crianças e a análise dos valores que se encontravam inerentes à rotina, triangulando com os valores visados no Projeto Educativo (PE) regido pelo JI e com a perspetiva da educadora cooperante, que foi entrevistada, perante os valores presentes e trabalhados nestes diferentes momentos. Para a concretização deste estudo, recorreu-se à pesquisa documental do PE, realizouse uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante que dirigiu o grupo neste ano letivo e que orientou a PES, e adotou-se uma observação participante para que se conseguisse reunir informação que fornecesse os resultados visados. Desta forma, foi possível perceber que o PE visa um conjunto de valores que são trabalhados na rotina educativa do Jardim, que permite que as crianças se tornem ser individuais e sociais, cívicos, críticos e autónomos, sendo percetível nas partilhas feitas pela educadora cooperante e nas observações realizadas ao longo destes últimos meses de PES. Neste seguimento, conclui-se que foi importante fomentar diariamente oportunidades de aprendizagem que encaminhem a aquisição de valores. É importante referir que as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) alberga a área de conteúdo Formação Pessoal e Social (FPS), que está diretamente ligado à consciencialização da criança enquanto ser individual e social bem como no desenvolvimento de atitudes, ações e valores. O estudo permitiu compreender a potencialidade da rotina educativa na Educação PréEscolar incidindo numa Educação em Valores, em que se identificou um leque de valores que iam ao encontro do PE do JI e que triangulavam com as OCEPE e com a informação recolhida na entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante. Concluiu-se que a rotina educativa é uma potencial fonte de aprendizagem ao nível da Educação em Valores, em que as crianças nos vários momentos diários que vivenciam em grupo podem partilhar as suas experiências, serem críticos relativamente a situações que presenciam, tomarem decisões em grupo e trabalharem o seu lado cívico e crítico. Toda esta aprendizagem se amplifica nas trocas sociais que estabelecem com as crianças da outra da sala do JI. O papel do educador torna-se imprescindível neste processo de aprendizagem, sendo um mediador entre as crianças do grupo e promotor das aprendizagens que estão inerentes aos vários momentos vividos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 2023-12-19T00:00:00Z 2024-01-11T10:03:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/8153 TID:203460170 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/8153 |
identifier_str_mv |
TID:203460170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136838107004928 |