Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Relvas, Maria Beatriz da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52621
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_cbc15016a88a22384a7705ae8253e144
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52621
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículoAutonomia escolarFlexibilidadeGestão curricularLiderançaTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021No mundo global em que vivemos, é imperioso perceber o modo como a escola pode ser um espaço de transformação social, ao mesmo tempo que cria cidadãos críticos, autónomos, capazes de problematizarem o mundo que os rodeia, tudo isso sustentando por um conhecimento disciplinar também ele construído com sentido. Num momento em que as escolas portuguesas são alvo de profundas alterações fruto do projeto de autonomia que se visa desenvolver e dos normativos - Decreto-lei n.º 55/2018, de 6 de julho - os quais procuram dar resposta aos desafios traçados pela UNESCO e pela OCDE, com a escola inclusiva e as competências para o século XXI na linha do horizonte, o presente estudo empírico centra-se na necessidade de compreender os desafios colocados ao diretor no âmbito da implementação da gestão flexível do currículo. Para levar a cabo estes objetivos, optámos por um estudo de caso realizado num estabelecimento de ensino particular, focando o nosso olhar no trabalho desenvolvido pelo diretor em trabalho colaborativo com a coordenadora de ciclo para a implementação e desenvolvimento de um projeto de gestão flexível do currículo. Os resultados apontam para o efeito inquestionável da ação do diretor e das estruturas de gestão intermédias na implantação da flexibilização do currículo. Para além disso, o dispositivo criado para o primeiro ano de implementação do projeto de gestão flexível do currículo designado “Big Idea” mostra que este projeto é uma ferramenta de apoio ao trabalho do diretor nesta forma de ação que se pretende de inovação e mudança no seio da organização escolar. Destacamos, também, a importância da liderança e das estruturas intermédias, numa lógica de liderança transformacional e pedagógica, como forma de colocar em interação os diferentes atores e de desenvolver o ambiente propício às mudanças organizacionais.In the global world in which we live, it is imperative to understand how a school can be a space for social transformation, while simultaneously creating critical and autonomous citizens. Having built meaningful, relevant and purposeful knowledge, students then apply this to problematise the world around them. Portuguese schools are currently undergoing profound changes as a result of the autonomy project to apply the provisions of the Decree Law No. 55/2018, of July 6. The law come in response to the challenges outlined by UNESCO and the OECD to provide inclusive schools with 21st century skills. This empirical study focuses on the need to understand the challenges faced by the director when implementing the aforementioned laws, while also trying to understand how curricular flexibility can be a driving force for significant learning for all students. To carry out these objectives, we opted for a case study carried out in a private educational establishment, focusing on the work developed by the Head of School in collaboration with myself - in the position of Head of the Preparatory section of the school - to implement and develop a project of curricular flexibility. The results point to the unquestionable effect of the Head of school’s action and the intermediate management structures in the implementation of curriculum flexibility. In addition, the device created for the first year of implementation of the flexible curriculum project called “Big Idea” shows that this project is a tool to support the Head of school's work in this form of action that seeks innovation and change within the school organization. We also highlight the importance of leadership and intermediate management structures, in a logic of transformational and pedagogical leadership, as a way of bringing different actors into interaction and developing an environment conducive to organizational changeAlmeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaRelvas, Maria Beatriz da Silva2022-05-02T14:20:32Z20212021-07-212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52621TID:202970477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:42.366079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo
title Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo
spellingShingle Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo
Relvas, Maria Beatriz da Silva
Autonomia escolar
Flexibilidade
Gestão curricular
Liderança
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo
title_full Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo
title_fullStr Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo
title_full_unstemmed Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo
title_sort Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo
author Relvas, Maria Beatriz da Silva
author_facet Relvas, Maria Beatriz da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marta Mateus de, 1972-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Relvas, Maria Beatriz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia escolar
Flexibilidade
Gestão curricular
Liderança
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Autonomia escolar
Flexibilidade
Gestão curricular
Liderança
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-07-21
2021-01-01T00:00:00Z
2022-05-02T14:20:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52621
TID:202970477
url http://hdl.handle.net/10451/52621
identifier_str_mv TID:202970477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134587917434880