Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52621 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_cbc15016a88a22384a7705ae8253e144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52621 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículoAutonomia escolarFlexibilidadeGestão curricularLiderançaTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021No mundo global em que vivemos, é imperioso perceber o modo como a escola pode ser um espaço de transformação social, ao mesmo tempo que cria cidadãos críticos, autónomos, capazes de problematizarem o mundo que os rodeia, tudo isso sustentando por um conhecimento disciplinar também ele construído com sentido. Num momento em que as escolas portuguesas são alvo de profundas alterações fruto do projeto de autonomia que se visa desenvolver e dos normativos - Decreto-lei n.º 55/2018, de 6 de julho - os quais procuram dar resposta aos desafios traçados pela UNESCO e pela OCDE, com a escola inclusiva e as competências para o século XXI na linha do horizonte, o presente estudo empírico centra-se na necessidade de compreender os desafios colocados ao diretor no âmbito da implementação da gestão flexível do currículo. Para levar a cabo estes objetivos, optámos por um estudo de caso realizado num estabelecimento de ensino particular, focando o nosso olhar no trabalho desenvolvido pelo diretor em trabalho colaborativo com a coordenadora de ciclo para a implementação e desenvolvimento de um projeto de gestão flexível do currículo. Os resultados apontam para o efeito inquestionável da ação do diretor e das estruturas de gestão intermédias na implantação da flexibilização do currículo. Para além disso, o dispositivo criado para o primeiro ano de implementação do projeto de gestão flexível do currículo designado “Big Idea” mostra que este projeto é uma ferramenta de apoio ao trabalho do diretor nesta forma de ação que se pretende de inovação e mudança no seio da organização escolar. Destacamos, também, a importância da liderança e das estruturas intermédias, numa lógica de liderança transformacional e pedagógica, como forma de colocar em interação os diferentes atores e de desenvolver o ambiente propício às mudanças organizacionais.In the global world in which we live, it is imperative to understand how a school can be a space for social transformation, while simultaneously creating critical and autonomous citizens. Having built meaningful, relevant and purposeful knowledge, students then apply this to problematise the world around them. Portuguese schools are currently undergoing profound changes as a result of the autonomy project to apply the provisions of the Decree Law No. 55/2018, of July 6. The law come in response to the challenges outlined by UNESCO and the OECD to provide inclusive schools with 21st century skills. This empirical study focuses on the need to understand the challenges faced by the director when implementing the aforementioned laws, while also trying to understand how curricular flexibility can be a driving force for significant learning for all students. To carry out these objectives, we opted for a case study carried out in a private educational establishment, focusing on the work developed by the Head of School in collaboration with myself - in the position of Head of the Preparatory section of the school - to implement and develop a project of curricular flexibility. The results point to the unquestionable effect of the Head of school’s action and the intermediate management structures in the implementation of curriculum flexibility. In addition, the device created for the first year of implementation of the flexible curriculum project called “Big Idea” shows that this project is a tool to support the Head of school's work in this form of action that seeks innovation and change within the school organization. We also highlight the importance of leadership and intermediate management structures, in a logic of transformational and pedagogical leadership, as a way of bringing different actors into interaction and developing an environment conducive to organizational changeAlmeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaRelvas, Maria Beatriz da Silva2022-05-02T14:20:32Z20212021-07-212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52621TID:202970477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:42.366079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo |
title |
Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo |
spellingShingle |
Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo Relvas, Maria Beatriz da Silva Autonomia escolar Flexibilidade Gestão curricular Liderança Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo |
title_full |
Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo |
title_fullStr |
Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo |
title_full_unstemmed |
Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo |
title_sort |
Big idea : o papel do diretor na implementação da gestão flexível do currículo |
author |
Relvas, Maria Beatriz da Silva |
author_facet |
Relvas, Maria Beatriz da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Marta Mateus de, 1972- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Relvas, Maria Beatriz da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia escolar Flexibilidade Gestão curricular Liderança Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Autonomia escolar Flexibilidade Gestão curricular Liderança Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-07-21 2021-01-01T00:00:00Z 2022-05-02T14:20:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52621 TID:202970477 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52621 |
identifier_str_mv |
TID:202970477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134587917434880 |