Linguistic landscape: A pedagogical tool for plurilingual education and global citizenship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Mónica
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Melo-Pfeifer, Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.4815
Resumo: O presente estudo situa o recurso pedagógico à paisagem linguística num quadro de educação para o plurilinguismo e para a cidadania global. Partindo de uma revisão da literatura acerca do potencial educativo da paisagem linguística na educação em línguas, esta contribuição explicita como esta se pode enquadrar numa “pedagogy of engagement”. De um ponto de vista empírico, recorre-se à análise de conteúdo de módulos de ensino/aprendizagem produzidos no âmbito de um projeto europeu cujo objetivo era a conceção, implementação e avaliação de recursos destinados à didatização da paisagem linguística. Os módulos foram analisados tendo em conta três categorias principais que emergiram dos dados e que implicam uma progressão no trabalho didático com paisagens linguísticas: consciência da diversidade linguística, consciência linguística crítica e ativismo linguístico. Os dados permitem reconhecer que o recurso às paisagens linguísticas pode promover uma educação plurilingue e para a cidadania global quando se consideram os seguintes princípios: i) utilização de metodologias ativas, reflexivas e colaborativas direcionadas para a participação dos alunos; ii) promoção da igualdade na educação, através da desconstrução dos processos sociolinguísticos que estão na base de desigualdades sociais; e iii) desenvolvimento de ações promotoras de um compromisso social de professores e alunos com os seus contextos.
id RCAP_1123c3e2305bc0f1f230cbefc726956d
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/4815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Linguistic landscape: A pedagogical tool for plurilingual education and global citizenshipA paisagem linguística: Uma ferramenta pedagógica no âmbito de uma educação plurilingue e para a cidadania globalPaisagens LinguísticasEducação PlurilingueCidadania GlobalAprendizagem de Línguas EstrangeirasLinguistic LandscapesPlurilingual EducationGlobal CitizenshipForeign Language LearningO presente estudo situa o recurso pedagógico à paisagem linguística num quadro de educação para o plurilinguismo e para a cidadania global. Partindo de uma revisão da literatura acerca do potencial educativo da paisagem linguística na educação em línguas, esta contribuição explicita como esta se pode enquadrar numa “pedagogy of engagement”. De um ponto de vista empírico, recorre-se à análise de conteúdo de módulos de ensino/aprendizagem produzidos no âmbito de um projeto europeu cujo objetivo era a conceção, implementação e avaliação de recursos destinados à didatização da paisagem linguística. Os módulos foram analisados tendo em conta três categorias principais que emergiram dos dados e que implicam uma progressão no trabalho didático com paisagens linguísticas: consciência da diversidade linguística, consciência linguística crítica e ativismo linguístico. Os dados permitem reconhecer que o recurso às paisagens linguísticas pode promover uma educação plurilingue e para a cidadania global quando se consideram os seguintes princípios: i) utilização de metodologias ativas, reflexivas e colaborativas direcionadas para a participação dos alunos; ii) promoção da igualdade na educação, através da desconstrução dos processos sociolinguísticos que estão na base de desigualdades sociais; e iii) desenvolvimento de ações promotoras de um compromisso social de professores e alunos com os seus contextos.The present study situates the pedagogical use of linguistic landscapes within the framework of education for plurilingualism and global citizenship. Drawing on a literature review of the educational potential of the linguistic landscape in language education, the paper explains how it can be framed within a “pedagogy of engagement”. From an empirical point of view, we use content analysis of teaching/learning modules produced in the framework of a European project, whose aim was the design, implementation and evaluation of resources for the teaching of language landscapes. The modules were analysed taking into account three main categories which emerged from the data and imply a progression in the pedagogical work with linguistic landscapes: awareness of linguistic diversity, critical language awareness and language activism. Overall, the data analysed allow us to recognise that linguistic landscapes can be used as a resources to promote plurilingualism and global citizenship when the following principles are taken into account: i) use of active, reflective and collaborative methodologies aimed at student participation; ii) promotion of equality in education, through the deconstruction of the sociolinguistic processes that underlie social inequalities; and iii) development of actions that promote a social commitment of teachers and students with their own contexts.CEHUM2022-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.4815https://doi.org/10.21814/diacritica.4815Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 209-231Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 209-2312183-91740870-8967reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4815https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4815/5282Direitos de Autor (c) 2023 Mónica Lourenço, Sílvia Melo-Pfeiferinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, MónicaMelo-Pfeifer, Sílvia2023-05-19T07:45:14Zoai:journals.uminho.pt:article/4815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:58.712591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Linguistic landscape: A pedagogical tool for plurilingual education and global citizenship
A paisagem linguística: Uma ferramenta pedagógica no âmbito de uma educação plurilingue e para a cidadania global
title Linguistic landscape: A pedagogical tool for plurilingual education and global citizenship
spellingShingle Linguistic landscape: A pedagogical tool for plurilingual education and global citizenship
Lourenço, Mónica
Paisagens Linguísticas
Educação Plurilingue
Cidadania Global
Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Linguistic Landscapes
Plurilingual Education
Global Citizenship
Foreign Language Learning
title_short Linguistic landscape: A pedagogical tool for plurilingual education and global citizenship
title_full Linguistic landscape: A pedagogical tool for plurilingual education and global citizenship
title_fullStr Linguistic landscape: A pedagogical tool for plurilingual education and global citizenship
title_full_unstemmed Linguistic landscape: A pedagogical tool for plurilingual education and global citizenship
title_sort Linguistic landscape: A pedagogical tool for plurilingual education and global citizenship
author Lourenço, Mónica
author_facet Lourenço, Mónica
Melo-Pfeifer, Sílvia
author_role author
author2 Melo-Pfeifer, Sílvia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Mónica
Melo-Pfeifer, Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv Paisagens Linguísticas
Educação Plurilingue
Cidadania Global
Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Linguistic Landscapes
Plurilingual Education
Global Citizenship
Foreign Language Learning
topic Paisagens Linguísticas
Educação Plurilingue
Cidadania Global
Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Linguistic Landscapes
Plurilingual Education
Global Citizenship
Foreign Language Learning
description O presente estudo situa o recurso pedagógico à paisagem linguística num quadro de educação para o plurilinguismo e para a cidadania global. Partindo de uma revisão da literatura acerca do potencial educativo da paisagem linguística na educação em línguas, esta contribuição explicita como esta se pode enquadrar numa “pedagogy of engagement”. De um ponto de vista empírico, recorre-se à análise de conteúdo de módulos de ensino/aprendizagem produzidos no âmbito de um projeto europeu cujo objetivo era a conceção, implementação e avaliação de recursos destinados à didatização da paisagem linguística. Os módulos foram analisados tendo em conta três categorias principais que emergiram dos dados e que implicam uma progressão no trabalho didático com paisagens linguísticas: consciência da diversidade linguística, consciência linguística crítica e ativismo linguístico. Os dados permitem reconhecer que o recurso às paisagens linguísticas pode promover uma educação plurilingue e para a cidadania global quando se consideram os seguintes princípios: i) utilização de metodologias ativas, reflexivas e colaborativas direcionadas para a participação dos alunos; ii) promoção da igualdade na educação, através da desconstrução dos processos sociolinguísticos que estão na base de desigualdades sociais; e iii) desenvolvimento de ações promotoras de um compromisso social de professores e alunos com os seus contextos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/diacritica.4815
https://doi.org/10.21814/diacritica.4815
url https://doi.org/10.21814/diacritica.4815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4815
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4815/5282
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Mónica Lourenço, Sílvia Melo-Pfeifer
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Mónica Lourenço, Sílvia Melo-Pfeifer
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEHUM
publisher.none.fl_str_mv CEHUM
dc.source.none.fl_str_mv Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 209-231
Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 209-231
2183-9174
0870-8967
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131596981272576