Da docência de estagiário em história e geografia ao papel do erro na avaliação e na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espínola, André Filipe da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3785
Resumo: Mestrado, Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 10 de Março de 2016, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_1146e276a198e49029a1f4e9d90924cb
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da docência de estagiário em história e geografia ao papel do erro na avaliação e na aprendizagemAvaliação EscolarCurrículoEnsino de Geografia (3º Ciclo e Secundário)Ensino de História (3º Ciclo e Secundário)Sucesso EscolarCurriculumSchool SuccessTeacher TrainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 10 de Março de 2016, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).A produção deste relatório de estágio procura documentar o trabalho feito ao longo das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, oferecido pela Universidade dos Açores. Tem a missão de expor de forma critica e reflexiva a prática letiva desenvolvida, bem como especificar algumas das atividades realizadas ao longo do ano letivo 2014/2015. Numa primeira vertente, fazem-se algumas considerações sobre questões curriculares, a par de breve enquadramento das áreas de docência do referido mestrado. Trata-se de parte essencialmente destinada a relatar o contexto escolar, a prática letiva e as atividades desenvolvidas. Numa segunda vertente, estuda-se o papel do erro na avaliação e na aprendizagem, a partir de revisão de literatura na área e da análise de dados empíricos produzidos no âmbito do estágio. Esta análise visa sobretudo: conhecer as perceções dos alunos sobre o erro nas disciplinas de História e de Geografia; identificar a relação entre o tipo de perguntas formuladas pelos estagiários e a presença/ausência de erros pelos alunos; e determinar em que medida os erros verificados na lecionação continuam a persistir em provas de avaliação sumativa. A recolha dos dados foi efetuada através de entrevistas, da observação direta e da apreciação de produtos dos alunos, sendo a informação obtida posteriormente submetida a procedimentos de análise de conteúdo. [...].ABSTRACT: This internship report seeks to document the work done along the courses of Supervised Educational Practice, levels I and II, on the Master Degree in History and Geography Teaching in the Middle and High School (from seven to twelve grade), offered by the University of Azores. It has the mission to expose, not only in a critical way but also in a reflective perspective, the developed teaching practice and to specify some of the activities performed during the school year of 2014/2015. In the first part, some considerations about the curriculum issues are done along with a brief framework of this master’s teaching areas. This part, essentially, consists of a report about the school environment, the teaching practice and the activities performed. In the second part, we study the role of error in both the assessment and the learning process through a literature review in the area and the empirical analysis of data acquired during this internship. This analysis aims above all: to know the perceptions of students about the error in these subjects - History and Geography; identify the relationship between the type of questions asked by the trainers and the presence/absence of errors by students; and determine to what extent the errors found in teaching continue to persist in summative assessment tests. The data collected was accomplished through interviews, the direct observation and appreciation of the student performance. Therefore, the information obtained will be submitted lately to content analysis procedures. [...].Serpa, Margarida DamiãoRepositório da Universidade dos AçoresEspínola, André Filipe da Silva2016-05-19T15:22:43Z2016-03-102016-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3785201177722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:57Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:21.426736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da docência de estagiário em história e geografia ao papel do erro na avaliação e na aprendizagem
title Da docência de estagiário em história e geografia ao papel do erro na avaliação e na aprendizagem
spellingShingle Da docência de estagiário em história e geografia ao papel do erro na avaliação e na aprendizagem
Espínola, André Filipe da Silva
Avaliação Escolar
Currículo
Ensino de Geografia (3º Ciclo e Secundário)
Ensino de História (3º Ciclo e Secundário)
Sucesso Escolar
Curriculum
School Success
Teacher Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Da docência de estagiário em história e geografia ao papel do erro na avaliação e na aprendizagem
title_full Da docência de estagiário em história e geografia ao papel do erro na avaliação e na aprendizagem
title_fullStr Da docência de estagiário em história e geografia ao papel do erro na avaliação e na aprendizagem
title_full_unstemmed Da docência de estagiário em história e geografia ao papel do erro na avaliação e na aprendizagem
title_sort Da docência de estagiário em história e geografia ao papel do erro na avaliação e na aprendizagem
author Espínola, André Filipe da Silva
author_facet Espínola, André Filipe da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serpa, Margarida Damião
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Espínola, André Filipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Escolar
Currículo
Ensino de Geografia (3º Ciclo e Secundário)
Ensino de História (3º Ciclo e Secundário)
Sucesso Escolar
Curriculum
School Success
Teacher Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Avaliação Escolar
Currículo
Ensino de Geografia (3º Ciclo e Secundário)
Ensino de História (3º Ciclo e Secundário)
Sucesso Escolar
Curriculum
School Success
Teacher Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado, Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 10 de Março de 2016, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-19T15:22:43Z
2016-03-10
2016-03-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3785
201177722
url http://hdl.handle.net/10400.3/3785
identifier_str_mv 201177722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130715695087616