ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anastácio, Inês
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Seixas, Sónia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20660
Resumo: O estudo assenta na caraterização da metodologia multimodal - Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner (1983) -, e tem como objetivo compreender o seu contributo para a promoção de aprendizagens significativas e diferenciadas segundo as caraterísticas dos alunos. O estudo foi conduzido segundo uma metodologia de investigação-ação, tendo sido implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade (24 alunos), tendo o seu design incluído quatro fases: (i) análise da Teoria das IM; (ii) planificação de tarefas e materiais; (iii) dinamização; (iv) avaliação do projeto (através de observação participante e análise documental). Os resultados suportam o contributo da Teoria das IM na construção de uma prática pedagógica diferenciada, na qual as potencialidades dos alunos são colocadas em primeiro plano, promovendo, assim, uma aprendizagem motivante, significativa e contextualizada. As tarefas propostas potenciaram a interação entre alunos e uma exploração mais autónoma. A seleção dos materiais possibilitou a mobilização de diferentes inteligências, tendo sido cumpridos os objetivos previamente definidos.
id RCAP_1174b73e73ef958cfad8328c76be4f11
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICOEnseñe y aprenda a través de las Inteligencias Múltiples (MI): un estudio de investigación-acción en una clase de tercer grado del 1er Ciclo de Educación Básica.ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICOArtigosO estudo assenta na caraterização da metodologia multimodal - Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner (1983) -, e tem como objetivo compreender o seu contributo para a promoção de aprendizagens significativas e diferenciadas segundo as caraterísticas dos alunos. O estudo foi conduzido segundo uma metodologia de investigação-ação, tendo sido implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade (24 alunos), tendo o seu design incluído quatro fases: (i) análise da Teoria das IM; (ii) planificação de tarefas e materiais; (iii) dinamização; (iv) avaliação do projeto (através de observação participante e análise documental). Os resultados suportam o contributo da Teoria das IM na construção de uma prática pedagógica diferenciada, na qual as potencialidades dos alunos são colocadas em primeiro plano, promovendo, assim, uma aprendizagem motivante, significativa e contextualizada. As tarefas propostas potenciaram a interação entre alunos e uma exploração mais autónoma. A seleção dos materiais possibilitou a mobilização de diferentes inteligências, tendo sido cumpridos os objetivos previamente definidos.The study is based on the description of the multimodal methodology - Multiple Intelligence Theory (MI) by Howard Gardner (1983) -, and the main goal is to comprehend its contribution to the promotion of significant and contextualized learning according to the students’ needs. The study was conducted according to an action-research methodology, and was implemented in a third grade class (24 students), whose design consists of four phases: (i) analysis of the MI Theory; (ii) activity and didactic material planning; (iii) promotion; (iv) evaluation of the project (participant observation and documentary analysis). The results support the MI Theory contribution towards the development of a differentiated pedagogical practice in which the student’ potentialities are put in the foreground, promoting a motivating, significant and contextualized learning. The proposed activities boosted student interaction and more autonomous exploration. The selection of materials made possible the mobilization of different intelligences, having fulfilled the defined goals.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20660por2182-9608Anastácio, InêsSeixas, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-29T19:15:36Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:07.596170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Enseñe y aprenda a través de las Inteligencias Múltiples (MI): un estudio de investigación-acción en una clase de tercer grado del 1er Ciclo de Educación Básica.
ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
title ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
spellingShingle ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Anastácio, Inês
Artigos
title_short ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
title_full ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
title_fullStr ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
title_full_unstemmed ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
title_sort ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
author Anastácio, Inês
author_facet Anastácio, Inês
Seixas, Sónia
author_role author
author2 Seixas, Sónia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anastácio, Inês
Seixas, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O estudo assenta na caraterização da metodologia multimodal - Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner (1983) -, e tem como objetivo compreender o seu contributo para a promoção de aprendizagens significativas e diferenciadas segundo as caraterísticas dos alunos. O estudo foi conduzido segundo uma metodologia de investigação-ação, tendo sido implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade (24 alunos), tendo o seu design incluído quatro fases: (i) análise da Teoria das IM; (ii) planificação de tarefas e materiais; (iii) dinamização; (iv) avaliação do projeto (através de observação participante e análise documental). Os resultados suportam o contributo da Teoria das IM na construção de uma prática pedagógica diferenciada, na qual as potencialidades dos alunos são colocadas em primeiro plano, promovendo, assim, uma aprendizagem motivante, significativa e contextualizada. As tarefas propostas potenciaram a interação entre alunos e uma exploração mais autónoma. A seleção dos materiais possibilitou a mobilização de diferentes inteligências, tendo sido cumpridos os objetivos previamente definidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20660
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130485968863232