ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20660 |
Resumo: | O estudo assenta na caraterização da metodologia multimodal - Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner (1983) -, e tem como objetivo compreender o seu contributo para a promoção de aprendizagens significativas e diferenciadas segundo as caraterísticas dos alunos. O estudo foi conduzido segundo uma metodologia de investigação-ação, tendo sido implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade (24 alunos), tendo o seu design incluído quatro fases: (i) análise da Teoria das IM; (ii) planificação de tarefas e materiais; (iii) dinamização; (iv) avaliação do projeto (através de observação participante e análise documental). Os resultados suportam o contributo da Teoria das IM na construção de uma prática pedagógica diferenciada, na qual as potencialidades dos alunos são colocadas em primeiro plano, promovendo, assim, uma aprendizagem motivante, significativa e contextualizada. As tarefas propostas potenciaram a interação entre alunos e uma exploração mais autónoma. A seleção dos materiais possibilitou a mobilização de diferentes inteligências, tendo sido cumpridos os objetivos previamente definidos. |
id |
RCAP_1174b73e73ef958cfad8328c76be4f11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20660 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICOEnseñe y aprenda a través de las Inteligencias Múltiples (MI): un estudio de investigación-acción en una clase de tercer grado del 1er Ciclo de Educación Básica.ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICOArtigosO estudo assenta na caraterização da metodologia multimodal - Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner (1983) -, e tem como objetivo compreender o seu contributo para a promoção de aprendizagens significativas e diferenciadas segundo as caraterísticas dos alunos. O estudo foi conduzido segundo uma metodologia de investigação-ação, tendo sido implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade (24 alunos), tendo o seu design incluído quatro fases: (i) análise da Teoria das IM; (ii) planificação de tarefas e materiais; (iii) dinamização; (iv) avaliação do projeto (através de observação participante e análise documental). Os resultados suportam o contributo da Teoria das IM na construção de uma prática pedagógica diferenciada, na qual as potencialidades dos alunos são colocadas em primeiro plano, promovendo, assim, uma aprendizagem motivante, significativa e contextualizada. As tarefas propostas potenciaram a interação entre alunos e uma exploração mais autónoma. A seleção dos materiais possibilitou a mobilização de diferentes inteligências, tendo sido cumpridos os objetivos previamente definidos.The study is based on the description of the multimodal methodology - Multiple Intelligence Theory (MI) by Howard Gardner (1983) -, and the main goal is to comprehend its contribution to the promotion of significant and contextualized learning according to the students’ needs. The study was conducted according to an action-research methodology, and was implemented in a third grade class (24 students), whose design consists of four phases: (i) analysis of the MI Theory; (ii) activity and didactic material planning; (iii) promotion; (iv) evaluation of the project (participant observation and documentary analysis). The results support the MI Theory contribution towards the development of a differentiated pedagogical practice in which the student’ potentialities are put in the foreground, promoting a motivating, significant and contextualized learning. The proposed activities boosted student interaction and more autonomous exploration. The selection of materials made possible the mobilization of different intelligences, having fulfilled the defined goals.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20660por2182-9608Anastácio, InêsSeixas, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-29T19:15:36Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:07.596170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Enseñe y aprenda a través de las Inteligencias Múltiples (MI): un estudio de investigación-acción en una clase de tercer grado del 1er Ciclo de Educación Básica. ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO |
title |
ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO |
spellingShingle |
ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Anastácio, Inês Artigos |
title_short |
ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO |
title_full |
ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO |
title_fullStr |
ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO |
title_full_unstemmed |
ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO |
title_sort |
ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO |
author |
Anastácio, Inês |
author_facet |
Anastácio, Inês Seixas, Sónia |
author_role |
author |
author2 |
Seixas, Sónia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anastácio, Inês Seixas, Sónia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O estudo assenta na caraterização da metodologia multimodal - Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner (1983) -, e tem como objetivo compreender o seu contributo para a promoção de aprendizagens significativas e diferenciadas segundo as caraterísticas dos alunos. O estudo foi conduzido segundo uma metodologia de investigação-ação, tendo sido implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade (24 alunos), tendo o seu design incluído quatro fases: (i) análise da Teoria das IM; (ii) planificação de tarefas e materiais; (iii) dinamização; (iv) avaliação do projeto (através de observação participante e análise documental). Os resultados suportam o contributo da Teoria das IM na construção de uma prática pedagógica diferenciada, na qual as potencialidades dos alunos são colocadas em primeiro plano, promovendo, assim, uma aprendizagem motivante, significativa e contextualizada. As tarefas propostas potenciaram a interação entre alunos e uma exploração mais autónoma. A seleção dos materiais possibilitou a mobilização de diferentes inteligências, tendo sido cumpridos os objetivos previamente definidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20660 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130485968863232 |