Desenvolvimento do sentido espacial através do uso de representações múltiplas no contexto da dança tradicional: uma experiência de ensino no 1.º ciclo de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavarro, Ana Paula
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Prieto, Mercedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22969
Resumo: Este estudo desenvolve-se no quadro de um projeto que explorou as conexões entre a Matemática e a Dança, concretizando-se numa experiência de ensino em turma de 3.º ano, e analisa em que medida os alunos desenvolveram o sentido espacial através do uso de representações múltiplas emergentes na resolução de tarefas matemáticas desafiantes, associadas à execução de dança tradicional. Analisam-se dados correspondentes a produções escritas dos alunos como resposta a três tarefas que exploram um vira. Os alunos usaram representações diversas, associando de forma consistente ideias representadas ativamente, ao dançar, e esquemas elaborados e explicações verbais, evidenciando-se forte presença da representação contextual. Conseguiram esquematizar as formações espaciais e as figuras dançadas, mas manifestaram dificuldades em representar os movimentos dos dançarinos. Desenvolveram diversos aspetos do sentido espacial, sendo generalizada a compreensão dos objetos geométricos identificados e das suas propriedades e relações. No entanto, não evidenciaram a mesma facilidade de identificação das simetrias de reflexão e de rotação presentes na dança, embora tenham reconhecido a transformação geométrica rotação. A localização e a orientação espacial são outras capacidades que evidenciaram, tendo sido notório o desenvolvimento com sentido e propósito, de forma informal e integrada, do seu sentido espacial, que mobilizou também questões associadas à medida.
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