Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/16089 |
Resumo: | Assiste-se, atualmente, a um crescimento exponencial da utilização da internet e das redes sociais online no mercado de trabalho. Tal realidade, contribui para mudanças significativas nas organizações, sobretudo ao nível do recrutamento. Esta realidade, embora proporcione vantagens, também prefigura alguns constrangimentos que as partes envolvidas nem sempre controlam. É neste âmbito que a investigação pretende denunciar a existência de anúncios com conteúdo falso na internet e nas redes sociais online. Compreender este problema, as suas características, motivos, responsáveis, plataformas de divulgação, conhecimento individual dessa realidade, possíveis impactos para as empresas e candidatos e a influência nas futuras escolhas de emprego, são os objetivos desta investigação. Para isso, foram efetuados dois estudos complementares: um qualitativo e outro quantitativo; e como instrumento de recolha de dados foi utilizada a análise documental e um questionário online, respetivamente. |
id |
RCAP_1189f0efdb22de32734cd0f030e256f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16089 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresasMercado de trabalhoGestão de recursos humanosOferta de empregoRecrutamentoFraudeInternetFraudeRecruitmentAssiste-se, atualmente, a um crescimento exponencial da utilização da internet e das redes sociais online no mercado de trabalho. Tal realidade, contribui para mudanças significativas nas organizações, sobretudo ao nível do recrutamento. Esta realidade, embora proporcione vantagens, também prefigura alguns constrangimentos que as partes envolvidas nem sempre controlam. É neste âmbito que a investigação pretende denunciar a existência de anúncios com conteúdo falso na internet e nas redes sociais online. Compreender este problema, as suas características, motivos, responsáveis, plataformas de divulgação, conhecimento individual dessa realidade, possíveis impactos para as empresas e candidatos e a influência nas futuras escolhas de emprego, são os objetivos desta investigação. Para isso, foram efetuados dois estudos complementares: um qualitativo e outro quantitativo; e como instrumento de recolha de dados foi utilizada a análise documental e um questionário online, respetivamente.There is currently an exponential growth in the use of the internet and online social networks in the labor market. This fact contributes to significant changes in organizations, especially at the level of recruitment. This reality, while providing advantages, also suggests some restraints that related parties involved do not always control. It is in this context that the research aims to report the existence of false ads with content on the internet and in online social networks. The goals of this research are to understand this problem, its characteristics, motives, the individuals that are responsible, dissemination platforms, individual knowledge of this reality, potential impacts for companies and candidates and influence the future choices of employment. To this end, two complementary studies were performed: one qualitative and other quantitative; and as an instrument of data collection was used the documentary analysis and an online questionnaire, respectively.2018-06-11T14:19:00Z2021-06-11T00:00:00Z2017-12-19T00:00:00Z2017-12-192017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/16089TID:201791218porMargarida Marçal Saruga Ferrão Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:15Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:48.384823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas |
title |
Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas |
spellingShingle |
Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas Margarida Marçal Saruga Ferrão Cardoso Mercado de trabalho Gestão de recursos humanos Oferta de emprego Recrutamento Fraude Internet Fraude Recruitment |
title_short |
Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas |
title_full |
Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas |
title_fullStr |
Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas |
title_full_unstemmed |
Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas |
title_sort |
Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas |
author |
Margarida Marçal Saruga Ferrão Cardoso |
author_facet |
Margarida Marçal Saruga Ferrão Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Margarida Marçal Saruga Ferrão Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado de trabalho Gestão de recursos humanos Oferta de emprego Recrutamento Fraude Internet Fraude Recruitment |
topic |
Mercado de trabalho Gestão de recursos humanos Oferta de emprego Recrutamento Fraude Internet Fraude Recruitment |
description |
Assiste-se, atualmente, a um crescimento exponencial da utilização da internet e das redes sociais online no mercado de trabalho. Tal realidade, contribui para mudanças significativas nas organizações, sobretudo ao nível do recrutamento. Esta realidade, embora proporcione vantagens, também prefigura alguns constrangimentos que as partes envolvidas nem sempre controlam. É neste âmbito que a investigação pretende denunciar a existência de anúncios com conteúdo falso na internet e nas redes sociais online. Compreender este problema, as suas características, motivos, responsáveis, plataformas de divulgação, conhecimento individual dessa realidade, possíveis impactos para as empresas e candidatos e a influência nas futuras escolhas de emprego, são os objetivos desta investigação. Para isso, foram efetuados dois estudos complementares: um qualitativo e outro quantitativo; e como instrumento de recolha de dados foi utilizada a análise documental e um questionário online, respetivamente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19T00:00:00Z 2017-12-19 2017-10 2018-06-11T14:19:00Z 2021-06-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/16089 TID:201791218 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/16089 |
identifier_str_mv |
TID:201791218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134850491351040 |