Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/3176 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico. |
id |
RCAP_118d9888c3c639aef6a6bf9b8d1879b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3176 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIROMarcaMarca gráficaPosicionamento gráficoIdentidade visual corporativaGestão de marca brandBrand markGraphical positioningCorporate visual identityBrand managementDomínio/Área Científica::HumanidadesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.O presente relatório de Estágio persegue a investigação na área do Design de Comunicação, em concreto no campo da Identidade Visual Corporativa. Surge na continuidade do trabalho de fim de curso da licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual e trata da sua implementação e gestão coerente no mercado de atuação da empresa. Pretende-se abordar a problemática do posicionamento gráfico e gestão de marca e encaminhar a investigação no sentido de clarificar, de melhorar e evidenciar a estrutura de negócio e os valores da marca, como via de originar benefícios à empresa. Trata-se de uma investigação ativa desenvolvida em contexto de Estágio, compreendendo a implementação de um projeto de Identidade Visual e a Gestão de Marca. Tem como objetivo a perceção dos benefícios da marca para a eficácia da comunicação corporativa e a sua articulação semântica com os públicos internos e externos, procurando assegurar a correta materialização dos valores do Grupo Leal & Soares e da marca SIRO. Os principais resultados deste processo investigativo compreendem a implementação e Gestão da Identidade Visual da Marca SIRO, compreendendo uma vasta gama de produtos e diferentes mercados, desenvolvidos por um processo sistemático que oferece maiores garantias de eficácia comunicacional. A partir deste projeto resultam diversas experiências que podem constituir apoio no desenvolvimento de outros trabalhos similares.Abstract: This internship report follows the research in the field of Communication Design, in particular, corporate visual identity. The internship continues the work developed in the final year of the bachelor’s degree in Communication Design and Audio-visual Production and it concerns its implementation and consistent management in the market where the company operates. The report aims to approach the subject of graphic positioning and brand management, and to aim the research towards more clarification and awareness of the business structure and the value of the brand, as a way of generating more benefits for the company. This is an active research, developed in the context of an internship that encloses the implementation of a Visual Identity and Brand Management project. The objective is the perception of the benefits of brand in the effectiveness of corporate communication and its semantic articulation with its internal and external publics, aimed at assuring the correct embodiment of the values of the Grupo Leal & Soares and the SIRO brand. The main results of this research process are the implementation and management of the SIRO Visual Identity, which encloses a wide variety of products and markets, developed through a systematic process, which assures communication efficiency. From this project results diverse experiences that can provide support in developing similar projects.Martins, Daniel RaposoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMingatos, Ana Patrícia Sousa2016-02-17T13:10:54Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3176TID:201041073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:35Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:21.115278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO |
title |
Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO |
spellingShingle |
Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO Mingatos, Ana Patrícia Sousa Marca Marca gráfica Posicionamento gráfico Identidade visual corporativa Gestão de marca brand Brand mark Graphical positioning Corporate visual identity Brand management Domínio/Área Científica::Humanidades |
title_short |
Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO |
title_full |
Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO |
title_fullStr |
Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO |
title_full_unstemmed |
Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO |
title_sort |
Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO |
author |
Mingatos, Ana Patrícia Sousa |
author_facet |
Mingatos, Ana Patrícia Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Daniel Raposo Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mingatos, Ana Patrícia Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Marca gráfica Posicionamento gráfico Identidade visual corporativa Gestão de marca brand Brand mark Graphical positioning Corporate visual identity Brand management Domínio/Área Científica::Humanidades |
topic |
Marca Marca gráfica Posicionamento gráfico Identidade visual corporativa Gestão de marca brand Brand mark Graphical positioning Corporate visual identity Brand management Domínio/Área Científica::Humanidades |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-17T13:10:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/3176 TID:201041073 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/3176 |
identifier_str_mv |
TID:201041073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552023531290624 |