Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mingatos, Ana Patrícia Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/3176
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
id RCAP_118d9888c3c639aef6a6bf9b8d1879b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3176
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIROMarcaMarca gráficaPosicionamento gráficoIdentidade visual corporativaGestão de marca brandBrand markGraphical positioningCorporate visual identityBrand managementDomínio/Área Científica::HumanidadesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.O presente relatório de Estágio persegue a investigação na área do Design de Comunicação, em concreto no campo da Identidade Visual Corporativa. Surge na continuidade do trabalho de fim de curso da licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual e trata da sua implementação e gestão coerente no mercado de atuação da empresa. Pretende-se abordar a problemática do posicionamento gráfico e gestão de marca e encaminhar a investigação no sentido de clarificar, de melhorar e evidenciar a estrutura de negócio e os valores da marca, como via de originar benefícios à empresa. Trata-se de uma investigação ativa desenvolvida em contexto de Estágio, compreendendo a implementação de um projeto de Identidade Visual e a Gestão de Marca. Tem como objetivo a perceção dos benefícios da marca para a eficácia da comunicação corporativa e a sua articulação semântica com os públicos internos e externos, procurando assegurar a correta materialização dos valores do Grupo Leal & Soares e da marca SIRO. Os principais resultados deste processo investigativo compreendem a implementação e Gestão da Identidade Visual da Marca SIRO, compreendendo uma vasta gama de produtos e diferentes mercados, desenvolvidos por um processo sistemático que oferece maiores garantias de eficácia comunicacional. A partir deste projeto resultam diversas experiências que podem constituir apoio no desenvolvimento de outros trabalhos similares.Abstract: This internship report follows the research in the field of Communication Design, in particular, corporate visual identity. The internship continues the work developed in the final year of the bachelor’s degree in Communication Design and Audio-visual Production and it concerns its implementation and consistent management in the market where the company operates. The report aims to approach the subject of graphic positioning and brand management, and to aim the research towards more clarification and awareness of the business structure and the value of the brand, as a way of generating more benefits for the company. This is an active research, developed in the context of an internship that encloses the implementation of a Visual Identity and Brand Management project. The objective is the perception of the benefits of brand in the effectiveness of corporate communication and its semantic articulation with its internal and external publics, aimed at assuring the correct embodiment of the values of the Grupo Leal & Soares and the SIRO brand. The main results of this research process are the implementation and management of the SIRO Visual Identity, which encloses a wide variety of products and markets, developed through a systematic process, which assures communication efficiency. From this project results diverse experiences that can provide support in developing similar projects.Martins, Daniel RaposoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMingatos, Ana Patrícia Sousa2016-02-17T13:10:54Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3176TID:201041073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:35Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:21.115278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO
title Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO
spellingShingle Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO
Mingatos, Ana Patrícia Sousa
Marca
Marca gráfica
Posicionamento gráfico
Identidade visual corporativa
Gestão de marca brand
Brand mark
Graphical positioning
Corporate visual identity
Brand management
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO
title_full Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO
title_fullStr Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO
title_full_unstemmed Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO
title_sort Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO
author Mingatos, Ana Patrícia Sousa
author_facet Mingatos, Ana Patrícia Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Daniel Raposo
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Mingatos, Ana Patrícia Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Marca gráfica
Posicionamento gráfico
Identidade visual corporativa
Gestão de marca brand
Brand mark
Graphical positioning
Corporate visual identity
Brand management
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Marca
Marca gráfica
Posicionamento gráfico
Identidade visual corporativa
Gestão de marca brand
Brand mark
Graphical positioning
Corporate visual identity
Brand management
Domínio/Área Científica::Humanidades
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-17T13:10:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/3176
TID:201041073
url http://hdl.handle.net/10400.11/3176
identifier_str_mv TID:201041073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552023531290624