Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rato, Francisco José d´Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11152
Resumo: A perceção da imagem dos países e das regiões é hoje vista como um bem essencial para defender os seus interesses à luz nas novas regras económicas e políticas, caracterizadas pela interdependência e maior competitividade. A identidade visual de uma região quando difundida através de uma estratégia comunicacional eficaz, pode tornar-se um importante instrumento de desenvolvimento económico. As regiões, com vantagens competitivas distintas, competem entre si e tornaram-se marcas registadas. Uma marca regional representa assim um excelente caminho para decisões que conduzem ao desenvolvimento económico e sustentado. O propósito deste trabalho será compreender o processo de construção e implementação de uma marca regional, com o objetivo de produzir conhecimentos que sirvam para redesenhar uma nova marca gráfica “Alentejo” que possa resultar em benefícios para a região e, por consequência, para o país; BRAND ALENTEJO Contribution of Design to promote the Alentejo Region ABSTRACT: The image perception of countries and regions is today seen as is a essential to defend their interests in the light of the new economic rules and policies, characterized by interdependence and greater competitiveness. The identity and the image of a region when diffused through a communicational strategy effective, can become an important instrument of economic development. Regions with distinct competitive advantage, compete among themselves and have become trademarks. A regional brand represents an excellent way to decisions that lead to economic development and sustained. The purpose of this work is to understand the process of building and implementing a regional brand, with the objective of producing knowledge that can be used to redraw a new graphic brand "Alentejo" that can result in benefits to the region and therefore to the country.
id RCAP_aff43a5db0aff6e1ac5a72e21820c229
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região AlentejoMarcaMarca de uma regiãoValor da marcaIdentidade visualIdentidade corporativaBrandBrand of a regionBrand valueBrandingCorporate identityA perceção da imagem dos países e das regiões é hoje vista como um bem essencial para defender os seus interesses à luz nas novas regras económicas e políticas, caracterizadas pela interdependência e maior competitividade. A identidade visual de uma região quando difundida através de uma estratégia comunicacional eficaz, pode tornar-se um importante instrumento de desenvolvimento económico. As regiões, com vantagens competitivas distintas, competem entre si e tornaram-se marcas registadas. Uma marca regional representa assim um excelente caminho para decisões que conduzem ao desenvolvimento económico e sustentado. O propósito deste trabalho será compreender o processo de construção e implementação de uma marca regional, com o objetivo de produzir conhecimentos que sirvam para redesenhar uma nova marca gráfica “Alentejo” que possa resultar em benefícios para a região e, por consequência, para o país; BRAND ALENTEJO Contribution of Design to promote the Alentejo Region ABSTRACT: The image perception of countries and regions is today seen as is a essential to defend their interests in the light of the new economic rules and policies, characterized by interdependence and greater competitiveness. The identity and the image of a region when diffused through a communicational strategy effective, can become an important instrument of economic development. Regions with distinct competitive advantage, compete among themselves and have become trademarks. A regional brand represents an excellent way to decisions that lead to economic development and sustained. The purpose of this work is to understand the process of building and implementing a regional brand, with the objective of producing knowledge that can be used to redraw a new graphic brand "Alentejo" that can result in benefits to the region and therefore to the country.Universidade de Évora2014-06-25T11:53:25Z2014-06-252013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11152http://hdl.handle.net/10174/11152TID:201224860porDepartamento de Artes Visuais e Designfranciscorato1@gmail.com743Rato, Francisco José d´Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:57.355277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo
title Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo
spellingShingle Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo
Rato, Francisco José d´Almeida
Marca
Marca de uma região
Valor da marca
Identidade visual
Identidade corporativa
Brand
Brand of a region
Brand value
Branding
Corporate identity
title_short Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo
title_full Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo
title_fullStr Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo
title_full_unstemmed Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo
title_sort Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo
author Rato, Francisco José d´Almeida
author_facet Rato, Francisco José d´Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rato, Francisco José d´Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Marca de uma região
Valor da marca
Identidade visual
Identidade corporativa
Brand
Brand of a region
Brand value
Branding
Corporate identity
topic Marca
Marca de uma região
Valor da marca
Identidade visual
Identidade corporativa
Brand
Brand of a region
Brand value
Branding
Corporate identity
description A perceção da imagem dos países e das regiões é hoje vista como um bem essencial para defender os seus interesses à luz nas novas regras económicas e políticas, caracterizadas pela interdependência e maior competitividade. A identidade visual de uma região quando difundida através de uma estratégia comunicacional eficaz, pode tornar-se um importante instrumento de desenvolvimento económico. As regiões, com vantagens competitivas distintas, competem entre si e tornaram-se marcas registadas. Uma marca regional representa assim um excelente caminho para decisões que conduzem ao desenvolvimento económico e sustentado. O propósito deste trabalho será compreender o processo de construção e implementação de uma marca regional, com o objetivo de produzir conhecimentos que sirvam para redesenhar uma nova marca gráfica “Alentejo” que possa resultar em benefícios para a região e, por consequência, para o país; BRAND ALENTEJO Contribution of Design to promote the Alentejo Region ABSTRACT: The image perception of countries and regions is today seen as is a essential to defend their interests in the light of the new economic rules and policies, characterized by interdependence and greater competitiveness. The identity and the image of a region when diffused through a communicational strategy effective, can become an important instrument of economic development. Regions with distinct competitive advantage, compete among themselves and have become trademarks. A regional brand represents an excellent way to decisions that lead to economic development and sustained. The purpose of this work is to understand the process of building and implementing a regional brand, with the objective of producing knowledge that can be used to redraw a new graphic brand "Alentejo" that can result in benefits to the region and therefore to the country.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-06-25T11:53:25Z
2014-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11152
http://hdl.handle.net/10174/11152
TID:201224860
url http://hdl.handle.net/10174/11152
identifier_str_mv TID:201224860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Artes Visuais e Design
franciscorato1@gmail.com
743
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136534706782208