Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11152 |
Resumo: | A perceção da imagem dos países e das regiões é hoje vista como um bem essencial para defender os seus interesses à luz nas novas regras económicas e políticas, caracterizadas pela interdependência e maior competitividade. A identidade visual de uma região quando difundida através de uma estratégia comunicacional eficaz, pode tornar-se um importante instrumento de desenvolvimento económico. As regiões, com vantagens competitivas distintas, competem entre si e tornaram-se marcas registadas. Uma marca regional representa assim um excelente caminho para decisões que conduzem ao desenvolvimento económico e sustentado. O propósito deste trabalho será compreender o processo de construção e implementação de uma marca regional, com o objetivo de produzir conhecimentos que sirvam para redesenhar uma nova marca gráfica “Alentejo” que possa resultar em benefícios para a região e, por consequência, para o país; BRAND ALENTEJO Contribution of Design to promote the Alentejo Region ABSTRACT: The image perception of countries and regions is today seen as is a essential to defend their interests in the light of the new economic rules and policies, characterized by interdependence and greater competitiveness. The identity and the image of a region when diffused through a communicational strategy effective, can become an important instrument of economic development. Regions with distinct competitive advantage, compete among themselves and have become trademarks. A regional brand represents an excellent way to decisions that lead to economic development and sustained. The purpose of this work is to understand the process of building and implementing a regional brand, with the objective of producing knowledge that can be used to redraw a new graphic brand "Alentejo" that can result in benefits to the region and therefore to the country. |
id |
RCAP_aff43a5db0aff6e1ac5a72e21820c229 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11152 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região AlentejoMarcaMarca de uma regiãoValor da marcaIdentidade visualIdentidade corporativaBrandBrand of a regionBrand valueBrandingCorporate identityA perceção da imagem dos países e das regiões é hoje vista como um bem essencial para defender os seus interesses à luz nas novas regras económicas e políticas, caracterizadas pela interdependência e maior competitividade. A identidade visual de uma região quando difundida através de uma estratégia comunicacional eficaz, pode tornar-se um importante instrumento de desenvolvimento económico. As regiões, com vantagens competitivas distintas, competem entre si e tornaram-se marcas registadas. Uma marca regional representa assim um excelente caminho para decisões que conduzem ao desenvolvimento económico e sustentado. O propósito deste trabalho será compreender o processo de construção e implementação de uma marca regional, com o objetivo de produzir conhecimentos que sirvam para redesenhar uma nova marca gráfica “Alentejo” que possa resultar em benefícios para a região e, por consequência, para o país; BRAND ALENTEJO Contribution of Design to promote the Alentejo Region ABSTRACT: The image perception of countries and regions is today seen as is a essential to defend their interests in the light of the new economic rules and policies, characterized by interdependence and greater competitiveness. The identity and the image of a region when diffused through a communicational strategy effective, can become an important instrument of economic development. Regions with distinct competitive advantage, compete among themselves and have become trademarks. A regional brand represents an excellent way to decisions that lead to economic development and sustained. The purpose of this work is to understand the process of building and implementing a regional brand, with the objective of producing knowledge that can be used to redraw a new graphic brand "Alentejo" that can result in benefits to the region and therefore to the country.Universidade de Évora2014-06-25T11:53:25Z2014-06-252013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11152http://hdl.handle.net/10174/11152TID:201224860porDepartamento de Artes Visuais e Designfranciscorato1@gmail.com743Rato, Francisco José d´Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:57.355277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo |
title |
Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo |
spellingShingle |
Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo Rato, Francisco José d´Almeida Marca Marca de uma região Valor da marca Identidade visual Identidade corporativa Brand Brand of a region Brand value Branding Corporate identity |
title_short |
Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo |
title_full |
Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo |
title_fullStr |
Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo |
title_full_unstemmed |
Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo |
title_sort |
Marca Alentejo. contributo do design para a promoção da região Alentejo |
author |
Rato, Francisco José d´Almeida |
author_facet |
Rato, Francisco José d´Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rato, Francisco José d´Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Marca de uma região Valor da marca Identidade visual Identidade corporativa Brand Brand of a region Brand value Branding Corporate identity |
topic |
Marca Marca de uma região Valor da marca Identidade visual Identidade corporativa Brand Brand of a region Brand value Branding Corporate identity |
description |
A perceção da imagem dos países e das regiões é hoje vista como um bem essencial para defender os seus interesses à luz nas novas regras económicas e políticas, caracterizadas pela interdependência e maior competitividade. A identidade visual de uma região quando difundida através de uma estratégia comunicacional eficaz, pode tornar-se um importante instrumento de desenvolvimento económico. As regiões, com vantagens competitivas distintas, competem entre si e tornaram-se marcas registadas. Uma marca regional representa assim um excelente caminho para decisões que conduzem ao desenvolvimento económico e sustentado. O propósito deste trabalho será compreender o processo de construção e implementação de uma marca regional, com o objetivo de produzir conhecimentos que sirvam para redesenhar uma nova marca gráfica “Alentejo” que possa resultar em benefícios para a região e, por consequência, para o país; BRAND ALENTEJO Contribution of Design to promote the Alentejo Region ABSTRACT: The image perception of countries and regions is today seen as is a essential to defend their interests in the light of the new economic rules and policies, characterized by interdependence and greater competitiveness. The identity and the image of a region when diffused through a communicational strategy effective, can become an important instrument of economic development. Regions with distinct competitive advantage, compete among themselves and have become trademarks. A regional brand represents an excellent way to decisions that lead to economic development and sustained. The purpose of this work is to understand the process of building and implementing a regional brand, with the objective of producing knowledge that can be used to redraw a new graphic brand "Alentejo" that can result in benefits to the region and therefore to the country. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-06-25T11:53:25Z 2014-06-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11152 http://hdl.handle.net/10174/11152 TID:201224860 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11152 |
identifier_str_mv |
TID:201224860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Artes Visuais e Design franciscorato1@gmail.com 743 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136534706782208 |