Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9241 |
Resumo: | Este documento reflete a prática educativa decorrida na unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), do curso de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Bragança. Iniciamos o relatório com uma leitura particular dos contextos educativos referentes às turmas onde desenvolvemos a ação pedagógica. Esta prática foidesenvolvidanum agrupamento de escolas da rede pública do norte de Portugal,num primeiro momento, com uma turma de 1º ano constituída por 21 alunos e, num segundo momento,comduas turmas de 6º ano de escolaridade, constituídas por 18 alunos e 21 alunos, respetivamente. As experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo da PES e aqui apresentadas refletem, ainda que de modo sucinto, a articulação entre o trabalho desenvolvido ao longo das planificações e a sua implementação. Em ambos os níveis de ensino a que diz respeito este curso de mestrado relatamos as experiências de ensino e aprendizagemde acordo com os acontecimentos pedagógicos ocorridos ao longo das mesmas, tendo sido utilizados como complemento enriquecedor destes relatos, as fotografias e exemplos de diálogos dos alunos. A análise das mesmas tem por base uma reflexão sustentada na literatura técnico-científica e pedagógica. Para fundamentar este processo procuramos opiniões de diferentes autores, cruzando diferentes ideias para enriquecer e clarificar as nossasopções educativas. Ressalvamos que nos dois níveis de ensino tentamos ter como princípios base da nossa ação, os subjacentes à pedagogia da participação com a finalidade de tornar as aprendizagens dos alunos em aprendizagens significativas. As considerações que tecemos no final do trabalho assentam numa reflexão mais profunda produzida com base na nossa trajetória ao longo desta jornada pedagógica e cuja experiência relatada gostaríamos que pudesse contribuir, de modo humilde, para a construção de melhores profissionais no âmbito do ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_11a08cabc322036eb9b5218fa4c6d042 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9241 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste documento reflete a prática educativa decorrida na unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), do curso de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Bragança. Iniciamos o relatório com uma leitura particular dos contextos educativos referentes às turmas onde desenvolvemos a ação pedagógica. Esta prática foidesenvolvidanum agrupamento de escolas da rede pública do norte de Portugal,num primeiro momento, com uma turma de 1º ano constituída por 21 alunos e, num segundo momento,comduas turmas de 6º ano de escolaridade, constituídas por 18 alunos e 21 alunos, respetivamente. As experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo da PES e aqui apresentadas refletem, ainda que de modo sucinto, a articulação entre o trabalho desenvolvido ao longo das planificações e a sua implementação. Em ambos os níveis de ensino a que diz respeito este curso de mestrado relatamos as experiências de ensino e aprendizagemde acordo com os acontecimentos pedagógicos ocorridos ao longo das mesmas, tendo sido utilizados como complemento enriquecedor destes relatos, as fotografias e exemplos de diálogos dos alunos. A análise das mesmas tem por base uma reflexão sustentada na literatura técnico-científica e pedagógica. Para fundamentar este processo procuramos opiniões de diferentes autores, cruzando diferentes ideias para enriquecer e clarificar as nossasopções educativas. Ressalvamos que nos dois níveis de ensino tentamos ter como princípios base da nossa ação, os subjacentes à pedagogia da participação com a finalidade de tornar as aprendizagens dos alunos em aprendizagens significativas. As considerações que tecemos no final do trabalho assentam numa reflexão mais profunda produzida com base na nossa trajetória ao longo desta jornada pedagógica e cuja experiência relatada gostaríamos que pudesse contribuir, de modo humilde, para a construção de melhores profissionais no âmbito do ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.This document refers to the practice developed during the curricular unit “Supervised Teaching Practice”, which make part of the master’s degree in Teaching to the 1st and 2nd cycle of Basic Education, taught at the School of Education in Bragança. We initiated the document with a particular reading of the educational contexts regarding the classes where we improve the pedagogical action. This practice was developed in a public school in the North of Portugal, at first, with a first-year class with a total of 21 students and, in a second moment, with two classes of 6th grade level, with 18 students and 21 students, respectively. Teaching and learning experiences developed along the Supervised Teaching Practice and presented here reflect, albeit succinctly, the articulation between the works developed along the planning and its implementation. In both levels of education to which it relates this master course we report teaching and learning experiences according to the pedagogical events that occurred along the same. Photographs and examples of students ' dialogues were used as a complement to enrich these reports. The analysis of the teaching-learning experiences is based on a sustained reflection on technical, scientific and pedagogical literature. To support this process we look for reviews of different authors, crossing different ideas to enrich and clarify our educational options. We highlight that in the two levels of education we tried to have as principles basis of our action, those who are underlying in the pedagogy of participation in order to make the learning of the students in significant knowledge. The considerations which we weave in the end of the document are founded on reflection produced based on our trajectory throughout this educational journey and whose experience we could contribute, reported so modest, for the construction of quality professionals under the teaching of 1st and 2nd cycle of basic education.Queirós, Telma Maria GonçalvesBiblioteca Digital do IPBSilva, Diana Roberta Teixeira da2014-01-31T12:46:00Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9241TID:201989611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:24Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:30.539466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico Silva, Diana Roberta Teixeira da |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Silva, Diana Roberta Teixeira da |
author_facet |
Silva, Diana Roberta Teixeira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queirós, Telma Maria Gonçalves Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Diana Roberta Teixeira da |
description |
Este documento reflete a prática educativa decorrida na unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), do curso de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Bragança. Iniciamos o relatório com uma leitura particular dos contextos educativos referentes às turmas onde desenvolvemos a ação pedagógica. Esta prática foidesenvolvidanum agrupamento de escolas da rede pública do norte de Portugal,num primeiro momento, com uma turma de 1º ano constituída por 21 alunos e, num segundo momento,comduas turmas de 6º ano de escolaridade, constituídas por 18 alunos e 21 alunos, respetivamente. As experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo da PES e aqui apresentadas refletem, ainda que de modo sucinto, a articulação entre o trabalho desenvolvido ao longo das planificações e a sua implementação. Em ambos os níveis de ensino a que diz respeito este curso de mestrado relatamos as experiências de ensino e aprendizagemde acordo com os acontecimentos pedagógicos ocorridos ao longo das mesmas, tendo sido utilizados como complemento enriquecedor destes relatos, as fotografias e exemplos de diálogos dos alunos. A análise das mesmas tem por base uma reflexão sustentada na literatura técnico-científica e pedagógica. Para fundamentar este processo procuramos opiniões de diferentes autores, cruzando diferentes ideias para enriquecer e clarificar as nossasopções educativas. Ressalvamos que nos dois níveis de ensino tentamos ter como princípios base da nossa ação, os subjacentes à pedagogia da participação com a finalidade de tornar as aprendizagens dos alunos em aprendizagens significativas. As considerações que tecemos no final do trabalho assentam numa reflexão mais profunda produzida com base na nossa trajetória ao longo desta jornada pedagógica e cuja experiência relatada gostaríamos que pudesse contribuir, de modo humilde, para a construção de melhores profissionais no âmbito do ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-31T12:46:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/9241 TID:201989611 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/9241 |
identifier_str_mv |
TID:201989611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135233099956224 |