Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diana Roberta Teixeira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9241
Resumo: Este documento reflete a prática educativa decorrida na unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), do curso de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Bragança. Iniciamos o relatório com uma leitura particular dos contextos educativos referentes às turmas onde desenvolvemos a ação pedagógica. Esta prática foidesenvolvidanum agrupamento de escolas da rede pública do norte de Portugal,num primeiro momento, com uma turma de 1º ano constituída por 21 alunos e, num segundo momento,comduas turmas de 6º ano de escolaridade, constituídas por 18 alunos e 21 alunos, respetivamente. As experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo da PES e aqui apresentadas refletem, ainda que de modo sucinto, a articulação entre o trabalho desenvolvido ao longo das planificações e a sua implementação. Em ambos os níveis de ensino a que diz respeito este curso de mestrado relatamos as experiências de ensino e aprendizagemde acordo com os acontecimentos pedagógicos ocorridos ao longo das mesmas, tendo sido utilizados como complemento enriquecedor destes relatos, as fotografias e exemplos de diálogos dos alunos. A análise das mesmas tem por base uma reflexão sustentada na literatura técnico-científica e pedagógica. Para fundamentar este processo procuramos opiniões de diferentes autores, cruzando diferentes ideias para enriquecer e clarificar as nossasopções educativas. Ressalvamos que nos dois níveis de ensino tentamos ter como princípios base da nossa ação, os subjacentes à pedagogia da participação com a finalidade de tornar as aprendizagens dos alunos em aprendizagens significativas. As considerações que tecemos no final do trabalho assentam numa reflexão mais profunda produzida com base na nossa trajetória ao longo desta jornada pedagógica e cuja experiência relatada gostaríamos que pudesse contribuir, de modo humilde, para a construção de melhores profissionais no âmbito do ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_11a08cabc322036eb9b5218fa4c6d042
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste documento reflete a prática educativa decorrida na unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), do curso de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Bragança. Iniciamos o relatório com uma leitura particular dos contextos educativos referentes às turmas onde desenvolvemos a ação pedagógica. Esta prática foidesenvolvidanum agrupamento de escolas da rede pública do norte de Portugal,num primeiro momento, com uma turma de 1º ano constituída por 21 alunos e, num segundo momento,comduas turmas de 6º ano de escolaridade, constituídas por 18 alunos e 21 alunos, respetivamente. As experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo da PES e aqui apresentadas refletem, ainda que de modo sucinto, a articulação entre o trabalho desenvolvido ao longo das planificações e a sua implementação. Em ambos os níveis de ensino a que diz respeito este curso de mestrado relatamos as experiências de ensino e aprendizagemde acordo com os acontecimentos pedagógicos ocorridos ao longo das mesmas, tendo sido utilizados como complemento enriquecedor destes relatos, as fotografias e exemplos de diálogos dos alunos. A análise das mesmas tem por base uma reflexão sustentada na literatura técnico-científica e pedagógica. Para fundamentar este processo procuramos opiniões de diferentes autores, cruzando diferentes ideias para enriquecer e clarificar as nossasopções educativas. Ressalvamos que nos dois níveis de ensino tentamos ter como princípios base da nossa ação, os subjacentes à pedagogia da participação com a finalidade de tornar as aprendizagens dos alunos em aprendizagens significativas. As considerações que tecemos no final do trabalho assentam numa reflexão mais profunda produzida com base na nossa trajetória ao longo desta jornada pedagógica e cuja experiência relatada gostaríamos que pudesse contribuir, de modo humilde, para a construção de melhores profissionais no âmbito do ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.This document refers to the practice developed during the curricular unit “Supervised Teaching Practice”, which make part of the master’s degree in Teaching to the 1st and 2nd cycle of Basic Education, taught at the School of Education in Bragança. We initiated the document with a particular reading of the educational contexts regarding the classes where we improve the pedagogical action. This practice was developed in a public school in the North of Portugal, at first, with a first-year class with a total of 21 students and, in a second moment, with two classes of 6th grade level, with 18 students and 21 students, respectively. Teaching and learning experiences developed along the Supervised Teaching Practice and presented here reflect, albeit succinctly, the articulation between the works developed along the planning and its implementation. In both levels of education to which it relates this master course we report teaching and learning experiences according to the pedagogical events that occurred along the same. Photographs and examples of students ' dialogues were used as a complement to enrich these reports. The analysis of the teaching-learning experiences is based on a sustained reflection on technical, scientific and pedagogical literature. To support this process we look for reviews of different authors, crossing different ideas to enrich and clarify our educational options. We highlight that in the two levels of education we tried to have as principles basis of our action, those who are underlying in the pedagogy of participation in order to make the learning of the students in significant knowledge. The considerations which we weave in the end of the document are founded on reflection produced based on our trajectory throughout this educational journey and whose experience we could contribute, reported so modest, for the construction of quality professionals under the teaching of 1st and 2nd cycle of basic education.Queirós, Telma Maria GonçalvesBiblioteca Digital do IPBSilva, Diana Roberta Teixeira da2014-01-31T12:46:00Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9241TID:201989611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:24Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:30.539466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Silva, Diana Roberta Teixeira da
title_short Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Silva, Diana Roberta Teixeira da
author_facet Silva, Diana Roberta Teixeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queirós, Telma Maria Gonçalves
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diana Roberta Teixeira da
description Este documento reflete a prática educativa decorrida na unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), do curso de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Bragança. Iniciamos o relatório com uma leitura particular dos contextos educativos referentes às turmas onde desenvolvemos a ação pedagógica. Esta prática foidesenvolvidanum agrupamento de escolas da rede pública do norte de Portugal,num primeiro momento, com uma turma de 1º ano constituída por 21 alunos e, num segundo momento,comduas turmas de 6º ano de escolaridade, constituídas por 18 alunos e 21 alunos, respetivamente. As experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo da PES e aqui apresentadas refletem, ainda que de modo sucinto, a articulação entre o trabalho desenvolvido ao longo das planificações e a sua implementação. Em ambos os níveis de ensino a que diz respeito este curso de mestrado relatamos as experiências de ensino e aprendizagemde acordo com os acontecimentos pedagógicos ocorridos ao longo das mesmas, tendo sido utilizados como complemento enriquecedor destes relatos, as fotografias e exemplos de diálogos dos alunos. A análise das mesmas tem por base uma reflexão sustentada na literatura técnico-científica e pedagógica. Para fundamentar este processo procuramos opiniões de diferentes autores, cruzando diferentes ideias para enriquecer e clarificar as nossasopções educativas. Ressalvamos que nos dois níveis de ensino tentamos ter como princípios base da nossa ação, os subjacentes à pedagogia da participação com a finalidade de tornar as aprendizagens dos alunos em aprendizagens significativas. As considerações que tecemos no final do trabalho assentam numa reflexão mais profunda produzida com base na nossa trajetória ao longo desta jornada pedagógica e cuja experiência relatada gostaríamos que pudesse contribuir, de modo humilde, para a construção de melhores profissionais no âmbito do ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-31T12:46:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9241
TID:201989611
url http://hdl.handle.net/10198/9241
identifier_str_mv TID:201989611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135233099956224