A gestão de desempenho dos colaboradores no setor hoteleiro na Região Autónoma da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noite, Luís Carlos Caldeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7206
Resumo: O setor hoteleiro tem uma elevada importância para a economia da Região Autónoma da Madeira, de acordo com os “Censos de 2011”, cerca de 25% da população da Região Autónoma da Madeira desempenha funções que estão direta ou indiretamente ligadas à hotelaria e contribui com 28% para o PIB da região. Com este estudo pretende-se averiguar como está a ser realizada a gestão de desempenho dos recursos humanos na hotelaria na Região Autónoma da Madeira. Foram escolhidas quatro áreas principais de análise dentro do tema; o Recrutamento e Seleção, Remunerações e Carreira, Formação e Avaliação de desempenho. Foi feito o enquadramento teórico do setor turístico e a revisão bibliográfica, onde ficou clara a necessidade de estudos na área de gestão de recursos humanos neste setor de atividade. Procedeu-se também a uma investigação empírica, em que foram aplicados questionários, depois de devidamente testados (aplicação de um pré-teste a 21 trabalhadores), a 294 colaboradores de unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Região Autónoma da Madeira, (população alvo ) sendo o estudo feito durante os anos de 2014-2015. As atitudes diferentes em relação à gestão de recursos humanos dos hotéis tem impacto diverso na gestão de desempenho dos colaboradores. Neste estudo os colaboradores da amostra foram divididos em dois grandes grupos: o primeiro com 70% dos inquiridos, pertencente a hotéis que assumem a gestão de desempenho dos recursos humanos como importante, o segundo grupo, 30% dos colaboradores, que demonstra um menor interesse pela gestão profissional de recursos humanos. Este estudo pode contribuir para uma maior sensibilização para a importância da gestão de desempenho dos colaboradores no sector, e também para uma melhoria da gestão dos hotéis de modo a retirar mais rendimento dos seus colaboradores. Durante o estudo verificamos que já se começa a dar importância à Gestão de Recursos Humanos nos hotéis da região, apesar de ainda haver algumas falhas. Ainda é necessário criar uma visão que vá ao encontro de um sistema integrado, em que cada área da gestão de recursos humanos não seja vista de forma isolada, mas sim, como fazendo parte de um todo da Gestão de Recursos Humanos.
id RCAP_11ba85dd6d0e756cfd7146496e181491
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão de desempenho dos colaboradores no setor hoteleiro na Região Autónoma da MadeiraMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOHOTELARIATURISMODESEMPENHO PROFISSIONALGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSPORTUGALILHA DA MADEIRAGESTÃO DE EMPRESASMANAGEMENTHOTEL INDUSTRYTOURISMPROFESSIONAL PERFORMANCEHUMAN RESOURCES MANAGEMENTPORTUGALMADEIRA ISLANDBUSINESS MANAGEMENTO setor hoteleiro tem uma elevada importância para a economia da Região Autónoma da Madeira, de acordo com os “Censos de 2011”, cerca de 25% da população da Região Autónoma da Madeira desempenha funções que estão direta ou indiretamente ligadas à hotelaria e contribui com 28% para o PIB da região. Com este estudo pretende-se averiguar como está a ser realizada a gestão de desempenho dos recursos humanos na hotelaria na Região Autónoma da Madeira. Foram escolhidas quatro áreas principais de análise dentro do tema; o Recrutamento e Seleção, Remunerações e Carreira, Formação e Avaliação de desempenho. Foi feito o enquadramento teórico do setor turístico e a revisão bibliográfica, onde ficou clara a necessidade de estudos na área de gestão de recursos humanos neste setor de atividade. Procedeu-se também a uma investigação empírica, em que foram aplicados questionários, depois de devidamente testados (aplicação de um pré-teste a 21 trabalhadores), a 294 colaboradores de unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Região Autónoma da Madeira, (população alvo ) sendo o estudo feito durante os anos de 2014-2015. As atitudes diferentes em relação à gestão de recursos humanos dos hotéis tem impacto diverso na gestão de desempenho dos colaboradores. Neste estudo os colaboradores da amostra foram divididos em dois grandes grupos: o primeiro com 70% dos inquiridos, pertencente a hotéis que assumem a gestão de desempenho dos recursos humanos como importante, o segundo grupo, 30% dos colaboradores, que demonstra um menor interesse pela gestão profissional de recursos humanos. Este estudo pode contribuir para uma maior sensibilização para a importância da gestão de desempenho dos colaboradores no sector, e também para uma melhoria da gestão dos hotéis de modo a retirar mais rendimento dos seus colaboradores. Durante o estudo verificamos que já se começa a dar importância à Gestão de Recursos Humanos nos hotéis da região, apesar de ainda haver algumas falhas. Ainda é necessário criar uma visão que vá ao encontro de um sistema integrado, em que cada área da gestão de recursos humanos não seja vista de forma isolada, mas sim, como fazendo parte de um todo da Gestão de Recursos Humanos.The hotel industry is of the utmost importance to the economy of the Autonomous Region of Madeira. According to the 2011 Census, about 25% of the population of Madeira is directly or indirectly linked to this industry that contributes 28% to the region's GDP. This study scrutinizes what is being done regarding human resource management of hotels in Madeira. Four main areas of analysis were chosen within the theme: Recruitment and Selection, Compensation and Career, Training and Performance Evaluation. Theoretical framework of the tourism sector and a literature review were made, and it became clear that there is the need for studies on human resource management in this area of activity. Through empirical research, questionnaires were applied - after properly tested, applying a pre-test to 21 employees- to 294 employees of hotel units with 4 and 5 star classification located in Madeira (target population), during the years 2014-2015. The different attitudes of the management of hotels towards the management of human resources, will have a different impact on performance management of employees. In this study, contributors of the sample were divided into two groups: the first with 70% of respondents belonging to hotels that take the performance management of human resources as important, the second group 30% of contributors show less interest in the professional management of human resources. This study may contribute to a greater awareness regarding the importance of performance management of employees in this area, resulting in an improvement of hotel management that allows employees to reach their full potential. During the study we found that Human Resources Management is gaining importance in hotels in Madeira, although there are still some flaws. It is still necessary to create a vision of an integrated system in which each point is not seen in isolation, but as part of a whole Human Resource Management. In this study we used analysis techniques of descriptive data, correlation analysis, factor analysis and clusters.2016-08-29T14:43:17Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7206TID:201272563porNoite, Luís Carlos Caldeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:51Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:59.716273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão de desempenho dos colaboradores no setor hoteleiro na Região Autónoma da Madeira
title A gestão de desempenho dos colaboradores no setor hoteleiro na Região Autónoma da Madeira
spellingShingle A gestão de desempenho dos colaboradores no setor hoteleiro na Região Autónoma da Madeira
Noite, Luís Carlos Caldeira
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
HOTELARIA
TURISMO
DESEMPENHO PROFISSIONAL
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PORTUGAL
ILHA DA MADEIRA
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
HOTEL INDUSTRY
TOURISM
PROFESSIONAL PERFORMANCE
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
PORTUGAL
MADEIRA ISLAND
BUSINESS MANAGEMENT
title_short A gestão de desempenho dos colaboradores no setor hoteleiro na Região Autónoma da Madeira
title_full A gestão de desempenho dos colaboradores no setor hoteleiro na Região Autónoma da Madeira
title_fullStr A gestão de desempenho dos colaboradores no setor hoteleiro na Região Autónoma da Madeira
title_full_unstemmed A gestão de desempenho dos colaboradores no setor hoteleiro na Região Autónoma da Madeira
title_sort A gestão de desempenho dos colaboradores no setor hoteleiro na Região Autónoma da Madeira
author Noite, Luís Carlos Caldeira
author_facet Noite, Luís Carlos Caldeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Noite, Luís Carlos Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
HOTELARIA
TURISMO
DESEMPENHO PROFISSIONAL
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PORTUGAL
ILHA DA MADEIRA
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
HOTEL INDUSTRY
TOURISM
PROFESSIONAL PERFORMANCE
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
PORTUGAL
MADEIRA ISLAND
BUSINESS MANAGEMENT
topic MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
HOTELARIA
TURISMO
DESEMPENHO PROFISSIONAL
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PORTUGAL
ILHA DA MADEIRA
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
HOTEL INDUSTRY
TOURISM
PROFESSIONAL PERFORMANCE
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
PORTUGAL
MADEIRA ISLAND
BUSINESS MANAGEMENT
description O setor hoteleiro tem uma elevada importância para a economia da Região Autónoma da Madeira, de acordo com os “Censos de 2011”, cerca de 25% da população da Região Autónoma da Madeira desempenha funções que estão direta ou indiretamente ligadas à hotelaria e contribui com 28% para o PIB da região. Com este estudo pretende-se averiguar como está a ser realizada a gestão de desempenho dos recursos humanos na hotelaria na Região Autónoma da Madeira. Foram escolhidas quatro áreas principais de análise dentro do tema; o Recrutamento e Seleção, Remunerações e Carreira, Formação e Avaliação de desempenho. Foi feito o enquadramento teórico do setor turístico e a revisão bibliográfica, onde ficou clara a necessidade de estudos na área de gestão de recursos humanos neste setor de atividade. Procedeu-se também a uma investigação empírica, em que foram aplicados questionários, depois de devidamente testados (aplicação de um pré-teste a 21 trabalhadores), a 294 colaboradores de unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Região Autónoma da Madeira, (população alvo ) sendo o estudo feito durante os anos de 2014-2015. As atitudes diferentes em relação à gestão de recursos humanos dos hotéis tem impacto diverso na gestão de desempenho dos colaboradores. Neste estudo os colaboradores da amostra foram divididos em dois grandes grupos: o primeiro com 70% dos inquiridos, pertencente a hotéis que assumem a gestão de desempenho dos recursos humanos como importante, o segundo grupo, 30% dos colaboradores, que demonstra um menor interesse pela gestão profissional de recursos humanos. Este estudo pode contribuir para uma maior sensibilização para a importância da gestão de desempenho dos colaboradores no sector, e também para uma melhoria da gestão dos hotéis de modo a retirar mais rendimento dos seus colaboradores. Durante o estudo verificamos que já se começa a dar importância à Gestão de Recursos Humanos nos hotéis da região, apesar de ainda haver algumas falhas. Ainda é necessário criar uma visão que vá ao encontro de um sistema integrado, em que cada área da gestão de recursos humanos não seja vista de forma isolada, mas sim, como fazendo parte de um todo da Gestão de Recursos Humanos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29T14:43:17Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7206
TID:201272563
url http://hdl.handle.net/10437/7206
identifier_str_mv TID:201272563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131256846286848