A perceção do residente chinês em Portugal face à hotelaria portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Telmo Emanuel Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14306
Resumo: Nos últimos anos a China tem-se destacado como um país emissor de turistas para o resto do mundo. Após a pandemia tem previsão para continuar a crescer segundo a EIU (2023). Posto isto, é essencial conhecer o que agrada a este tipo de turistas e sermos capazes de poder fornecer o que estes procuram, visto terem uma cultura e costumes totalmente diferentes dos países ocidentais. Esta dissertação, realizada no âmbito do mestrado de Gestão, procura conhecer se a gestão hoteleira portuguesa tem as práticas necessárias para satisfazer todas as necessidades dos turistas chineses que visitam Portugal. Foi realizado um questionário aos residentes chineses da Área Metropolitana do Porto, permitindo a recolha de opiniões acerca da hoteleira no país, bem como realizar a caracterização pessoal destes. O estudo baseou-se numa amostra com um total de 103 inquiridos. É possível retirar algumas conclusões dos resultados obtidos nesta dissertação, tais como o facto de existir dois grupos de chineses, de faixas etárias diferentes, com uma perspetiva totalmente diferente em relação à gestão hotelaria em Portugal. Enquanto os chineses mais jovens não sentem falta da cultura chinesa nos hotéis e pensam estar adequada às necessidades destes, os mais velhos não prescindem da sua cultura e dizem que a hotelaria portuguesa deverá focar-se mais neste nicho, agradando mais a este público. É possível perceber que o que mais sentem falta na gestão hoteleira portuguesa é a falta de funcionários capazes de se comunicar em chinês. A amostra do estudo demonstrou preferência pela classificação hoteleira de quatro estrelas, todavia, alguns revelaram não dar importância para o preço dos quartos, preferindo pagar mais por qualidade e conforto. Palavras-chave: Gestão hoteleira; Turismo chinês; Hotelaria em Portugal; Cultura chinesa
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