Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gonçalo Alexandre Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14504
Resumo: O desenvolvimento do Turismo está intimamente relacionado com desenvolvimento global. O conhecimento das pessoas, da história e da língua, e a transmissão da cultura, estão no centro dos paradigmas modernos de gestão e do planeamento. O consumo do turismo e as tendências de consumo, são cada vez mais inteligentes e estão impulsionando a procura por experiências personalizadas, para que possa diferenciar das experiências típicas desfrutadas pela população em global. O mundo não para de mudar a uma velocidade avassalante, e com a globalização baseada na competitividade sustentável, será um dos pilares que guiará o futuro do turismo global. O objetivo deste estudo é fornecer uma síntese, com uma perspetiva sobre o futuro, com o desenvolvimento turístico e prever quais são as tendências na evolução do turismo. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão literária, com o complemento de ferramentas de pesquisa, baseada em análise dos comportamentos dos consumidores. Metodologicamente, foram obtidas 103 respostas válidas utilizando um questionário online como ferramenta de dados. Em seguida, são processados e analisados de forma a obter resultados dos quais os atributos são fundamentais para caracterizar os turistas e os EH portugueses. Com base nos resultados, estabelecem-se expectativas em relação ao futuro do alojamento. Fatores como: personalização e tecnologia são fatores chaves para este segmento de mercado. Dadas as conclusões desta metodologia, existe a necessidade de investir globalmente em estratégia, promoção e inovação ao nível hoteleiro. Estes resultados mostram a importância da internet aquando dos turistas planeiam em reservar o alojamento, sendo que ao considerar os atributos mais importantes para a tomada de decisão, destacam-se os fatores como: a qualidade de serviço e disponibilidade. Conclui ainda, que a tecnologia e a personalização são as áreas que criam maiores expectativas dos consumidores quanto ao futuro dos EH em Portugal. Nesse sentido, as unidades hoteleiras não podem limitar somente à “venda de quartos”, pelo que é necessário uma experiência inovadora e pessoal, focada para cada consumidor. Os turistas procuram o fator tecnológico para melhorar a qualidade do serviço e para que possa potenciar as suas experiências e satisfações globais de cada um.
id RCAP_934a593e22045d11d43a7f89c0684156
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em PortugalMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃO DE EMPRESASTURISMOCOMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORESGESTÃO HOTELEIRAPORTUGALBUSINESS MANAGEMENTTOURISMCONSUMER BEHAVIOURHOTEL MANAGEMENTO desenvolvimento do Turismo está intimamente relacionado com desenvolvimento global. O conhecimento das pessoas, da história e da língua, e a transmissão da cultura, estão no centro dos paradigmas modernos de gestão e do planeamento. O consumo do turismo e as tendências de consumo, são cada vez mais inteligentes e estão impulsionando a procura por experiências personalizadas, para que possa diferenciar das experiências típicas desfrutadas pela população em global. O mundo não para de mudar a uma velocidade avassalante, e com a globalização baseada na competitividade sustentável, será um dos pilares que guiará o futuro do turismo global. O objetivo deste estudo é fornecer uma síntese, com uma perspetiva sobre o futuro, com o desenvolvimento turístico e prever quais são as tendências na evolução do turismo. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão literária, com o complemento de ferramentas de pesquisa, baseada em análise dos comportamentos dos consumidores. Metodologicamente, foram obtidas 103 respostas válidas utilizando um questionário online como ferramenta de dados. Em seguida, são processados e analisados de forma a obter resultados dos quais os atributos são fundamentais para caracterizar os turistas e os EH portugueses. Com base nos resultados, estabelecem-se expectativas em relação ao futuro do alojamento. Fatores como: personalização e tecnologia são fatores chaves para este segmento de mercado. Dadas as conclusões desta metodologia, existe a necessidade de investir globalmente em estratégia, promoção e inovação ao nível hoteleiro. Estes resultados mostram a importância da internet aquando dos turistas planeiam em reservar o alojamento, sendo que ao considerar os atributos mais importantes para a tomada de decisão, destacam-se os fatores como: a qualidade de serviço e disponibilidade. Conclui ainda, que a tecnologia e a personalização são as áreas que criam maiores expectativas dos consumidores quanto ao futuro dos EH em Portugal. Nesse sentido, as unidades hoteleiras não podem limitar somente à “venda de quartos”, pelo que é necessário uma experiência inovadora e pessoal, focada para cada consumidor. Os turistas procuram o fator tecnológico para melhorar a qualidade do serviço e para que possa potenciar as suas experiências e satisfações globais de cada um.Tourism development is closely related to global development. Knowledge of people, history and language, and the transmission of culture are at the heart of modern management and planning paradigms. Tourism consumption and consumer trends are increasingly intelligent and are driving the demand for personalized experiences, so that it can differ from the typical experiences enjoyed by the global population. The world keeps changing at an overwhelming speed, and with globalization based on sustainable competitiveness, it will be one of the pillars that will guide the future of global tourism. The aim of this study is to provide a synthesis, with a perspective on the future, with tourism development and predict what are the trends in the evolution of tourism. This study was developed through a literature review, with the complement of research tools, based on analysis of consumer behaviors. Methodologically, 103 valid responses were obtained using an online questionnaire as a data tool. Then, they are processed and analyzed in order to obtain results from which attributes are fundamental to characterize Portuguese tourists and EH. Based on the results, expectations regarding the future of accommodation are established. Factors such as: personalization and technology are key factors for this market segment. Given the conclusions of this methodology, there is a need to invest globally in strategy, promotion and innovation at the hotel level. These results show the importance of the internet when tourists plan to book accommodation, and when considering the most important attributes for decision making, factors such as: quality of service and availability stand out. It also concludes that technology and personalization are the areas that create greater consumer expectations for the future of EH in Portugal. In this sense, hotel units cannot limit themselves only to the "sale of rooms", so an innovative and personal experience is needed, focused on each consumer. Tourists seek the technological factor to improve the quality of service and to enhance their overall experiences and satisfaction.2024-02-15T20:06:46Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14504TID:203527160porRodrigues, Gonçalo Alexandre Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-16T01:30:40Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:26.984333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal
title Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal
spellingShingle Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal
Rodrigues, Gonçalo Alexandre Pereira
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
TURISMO
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
GESTÃO HOTELEIRA
PORTUGAL
BUSINESS MANAGEMENT
TOURISM
CONSUMER BEHAVIOUR
HOTEL MANAGEMENT
title_short Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal
title_full Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal
title_fullStr Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal
title_full_unstemmed Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal
title_sort Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal
author Rodrigues, Gonçalo Alexandre Pereira
author_facet Rodrigues, Gonçalo Alexandre Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gonçalo Alexandre Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
TURISMO
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
GESTÃO HOTELEIRA
PORTUGAL
BUSINESS MANAGEMENT
TOURISM
CONSUMER BEHAVIOUR
HOTEL MANAGEMENT
topic MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
TURISMO
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
GESTÃO HOTELEIRA
PORTUGAL
BUSINESS MANAGEMENT
TOURISM
CONSUMER BEHAVIOUR
HOTEL MANAGEMENT
description O desenvolvimento do Turismo está intimamente relacionado com desenvolvimento global. O conhecimento das pessoas, da história e da língua, e a transmissão da cultura, estão no centro dos paradigmas modernos de gestão e do planeamento. O consumo do turismo e as tendências de consumo, são cada vez mais inteligentes e estão impulsionando a procura por experiências personalizadas, para que possa diferenciar das experiências típicas desfrutadas pela população em global. O mundo não para de mudar a uma velocidade avassalante, e com a globalização baseada na competitividade sustentável, será um dos pilares que guiará o futuro do turismo global. O objetivo deste estudo é fornecer uma síntese, com uma perspetiva sobre o futuro, com o desenvolvimento turístico e prever quais são as tendências na evolução do turismo. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão literária, com o complemento de ferramentas de pesquisa, baseada em análise dos comportamentos dos consumidores. Metodologicamente, foram obtidas 103 respostas válidas utilizando um questionário online como ferramenta de dados. Em seguida, são processados e analisados de forma a obter resultados dos quais os atributos são fundamentais para caracterizar os turistas e os EH portugueses. Com base nos resultados, estabelecem-se expectativas em relação ao futuro do alojamento. Fatores como: personalização e tecnologia são fatores chaves para este segmento de mercado. Dadas as conclusões desta metodologia, existe a necessidade de investir globalmente em estratégia, promoção e inovação ao nível hoteleiro. Estes resultados mostram a importância da internet aquando dos turistas planeiam em reservar o alojamento, sendo que ao considerar os atributos mais importantes para a tomada de decisão, destacam-se os fatores como: a qualidade de serviço e disponibilidade. Conclui ainda, que a tecnologia e a personalização são as áreas que criam maiores expectativas dos consumidores quanto ao futuro dos EH em Portugal. Nesse sentido, as unidades hoteleiras não podem limitar somente à “venda de quartos”, pelo que é necessário uma experiência inovadora e pessoal, focada para cada consumidor. Os turistas procuram o fator tecnológico para melhorar a qualidade do serviço e para que possa potenciar as suas experiências e satisfações globais de cada um.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
2023
2024-02-15T20:06:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/14504
TID:203527160
url http://hdl.handle.net/10437/14504
identifier_str_mv TID:203527160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137435002601472