Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha, Ricardo Alexandre Maximino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16156
Resumo: Este relatório tem como principal objetivo analisar e refletir acerca da minha prática de ensino supervisionada, efetuada na Escola Básica Conde de Vilalva, no ano letivo 2013/2014. Neste relatório descrevo todo o trabalho que realizei durante o ano, e todas as aprendizagens, vivências, dificuldades e conhecimentos que adquiri. No presente relatório tratarei ainda de temas genéricos relacionados com a Educação Física e de temas relacionados com as três dimensões de trabalho efetuado durante o meu estágio, ou seja, a do Desenvolvimento Profissional, onde vou expor o meu projeto de investigação-ação, a da Participação na Escola e Relação com a Comunidade, onde falarei acerca das atividades realizadas na escola, nomeadamente as que o grupo de estágio organizaram, e a do Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem, cujos temas serão a avaliação, o planeamento e a condução do ensino. Por fim, apresentarei algumas conclusões acerca de todo este processo de aprendizagem; Report of Supervised Teaching Practice Conducted by Ricardo Alexandre Maximino Farinha at Conde de Vilalva Basic School in Évora Abstract: This report aims to analyze and reflect about my supervised teaching practice, conducted in Conde of Vilalva School, in the academic year 2013/2014. This document was prepared when I was attending the 2nd year of the Master in Teaching Physical Education in Secondary and Basic Teachings of the University of Évora. As such, I will describe all the work I did during the academic year, and all learnings, experiences, difficulties and knowledge I acquired. In the present report I’ll also deal with generic topics related to Physical Education and with the issues related to the three dimensions of work done during the school year: Professional Development, in which I'll expose my action research project; the Participation in School and Community relations which have to do with the activities developed at school, including those which were organized by my group stage; and the Development of Teaching and Learning, this is, the methodology used in the initial and other assessments, and the annual plan of the classes I worked with. Finally, I’ll present some conclusions about all this learning process.
id RCAP_11bdb79256eb7b1e9a35b0d325bdf7cb
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em ÉvoraRelatórioEstágioPrática de ensino supervisionadaEducação físicaEnsino-aprendizagemFormação de professoresEnsino básicoEnsino secundárioReportStageSupervised teaching practicePhysical educationTeaching learningTeacher trainingBasic educationSecondary educationEste relatório tem como principal objetivo analisar e refletir acerca da minha prática de ensino supervisionada, efetuada na Escola Básica Conde de Vilalva, no ano letivo 2013/2014. Neste relatório descrevo todo o trabalho que realizei durante o ano, e todas as aprendizagens, vivências, dificuldades e conhecimentos que adquiri. No presente relatório tratarei ainda de temas genéricos relacionados com a Educação Física e de temas relacionados com as três dimensões de trabalho efetuado durante o meu estágio, ou seja, a do Desenvolvimento Profissional, onde vou expor o meu projeto de investigação-ação, a da Participação na Escola e Relação com a Comunidade, onde falarei acerca das atividades realizadas na escola, nomeadamente as que o grupo de estágio organizaram, e a do Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem, cujos temas serão a avaliação, o planeamento e a condução do ensino. Por fim, apresentarei algumas conclusões acerca de todo este processo de aprendizagem; Report of Supervised Teaching Practice Conducted by Ricardo Alexandre Maximino Farinha at Conde de Vilalva Basic School in Évora Abstract: This report aims to analyze and reflect about my supervised teaching practice, conducted in Conde of Vilalva School, in the academic year 2013/2014. This document was prepared when I was attending the 2nd year of the Master in Teaching Physical Education in Secondary and Basic Teachings of the University of Évora. As such, I will describe all the work I did during the academic year, and all learnings, experiences, difficulties and knowledge I acquired. In the present report I’ll also deal with generic topics related to Physical Education and with the issues related to the three dimensions of work done during the school year: Professional Development, in which I'll expose my action research project; the Participation in School and Community relations which have to do with the activities developed at school, including those which were organized by my group stage; and the Development of Teaching and Learning, this is, the methodology used in the initial and other assessments, and the annual plan of the classes I worked with. Finally, I’ll present some conclusions about all this learning process.Universidade de Évora2015-10-29T15:08:09Z2015-10-292014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16156http://hdl.handle.net/10174/16156TID:201064774porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoricardo.am.farinha@gmail.com672Farinha, Ricardo Alexandre Maximinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:36.124831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
Farinha, Ricardo Alexandre Maximino
Relatório
Estágio
Prática de ensino supervisionada
Educação física
Ensino-aprendizagem
Formação de professores
Ensino básico
Ensino secundário
Report
Stage
Supervised teaching practice
Physical education
Teaching learning
Teacher training
Basic education
Secondary education
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
author Farinha, Ricardo Alexandre Maximino
author_facet Farinha, Ricardo Alexandre Maximino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farinha, Ricardo Alexandre Maximino
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório
Estágio
Prática de ensino supervisionada
Educação física
Ensino-aprendizagem
Formação de professores
Ensino básico
Ensino secundário
Report
Stage
Supervised teaching practice
Physical education
Teaching learning
Teacher training
Basic education
Secondary education
topic Relatório
Estágio
Prática de ensino supervisionada
Educação física
Ensino-aprendizagem
Formação de professores
Ensino básico
Ensino secundário
Report
Stage
Supervised teaching practice
Physical education
Teaching learning
Teacher training
Basic education
Secondary education
description Este relatório tem como principal objetivo analisar e refletir acerca da minha prática de ensino supervisionada, efetuada na Escola Básica Conde de Vilalva, no ano letivo 2013/2014. Neste relatório descrevo todo o trabalho que realizei durante o ano, e todas as aprendizagens, vivências, dificuldades e conhecimentos que adquiri. No presente relatório tratarei ainda de temas genéricos relacionados com a Educação Física e de temas relacionados com as três dimensões de trabalho efetuado durante o meu estágio, ou seja, a do Desenvolvimento Profissional, onde vou expor o meu projeto de investigação-ação, a da Participação na Escola e Relação com a Comunidade, onde falarei acerca das atividades realizadas na escola, nomeadamente as que o grupo de estágio organizaram, e a do Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem, cujos temas serão a avaliação, o planeamento e a condução do ensino. Por fim, apresentarei algumas conclusões acerca de todo este processo de aprendizagem; Report of Supervised Teaching Practice Conducted by Ricardo Alexandre Maximino Farinha at Conde de Vilalva Basic School in Évora Abstract: This report aims to analyze and reflect about my supervised teaching practice, conducted in Conde of Vilalva School, in the academic year 2013/2014. This document was prepared when I was attending the 2nd year of the Master in Teaching Physical Education in Secondary and Basic Teachings of the University of Évora. As such, I will describe all the work I did during the academic year, and all learnings, experiences, difficulties and knowledge I acquired. In the present report I’ll also deal with generic topics related to Physical Education and with the issues related to the three dimensions of work done during the school year: Professional Development, in which I'll expose my action research project; the Participation in School and Community relations which have to do with the activities developed at school, including those which were organized by my group stage; and the Development of Teaching and Learning, this is, the methodology used in the initial and other assessments, and the annual plan of the classes I worked with. Finally, I’ll present some conclusions about all this learning process.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-10-29T15:08:09Z
2015-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16156
http://hdl.handle.net/10174/16156
TID:201064774
url http://hdl.handle.net/10174/16156
identifier_str_mv TID:201064774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
ricardo.am.farinha@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136568737267712