Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16156 |
Resumo: | Este relatório tem como principal objetivo analisar e refletir acerca da minha prática de ensino supervisionada, efetuada na Escola Básica Conde de Vilalva, no ano letivo 2013/2014. Neste relatório descrevo todo o trabalho que realizei durante o ano, e todas as aprendizagens, vivências, dificuldades e conhecimentos que adquiri. No presente relatório tratarei ainda de temas genéricos relacionados com a Educação Física e de temas relacionados com as três dimensões de trabalho efetuado durante o meu estágio, ou seja, a do Desenvolvimento Profissional, onde vou expor o meu projeto de investigação-ação, a da Participação na Escola e Relação com a Comunidade, onde falarei acerca das atividades realizadas na escola, nomeadamente as que o grupo de estágio organizaram, e a do Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem, cujos temas serão a avaliação, o planeamento e a condução do ensino. Por fim, apresentarei algumas conclusões acerca de todo este processo de aprendizagem; Report of Supervised Teaching Practice Conducted by Ricardo Alexandre Maximino Farinha at Conde de Vilalva Basic School in Évora Abstract: This report aims to analyze and reflect about my supervised teaching practice, conducted in Conde of Vilalva School, in the academic year 2013/2014. This document was prepared when I was attending the 2nd year of the Master in Teaching Physical Education in Secondary and Basic Teachings of the University of Évora. As such, I will describe all the work I did during the academic year, and all learnings, experiences, difficulties and knowledge I acquired. In the present report I’ll also deal with generic topics related to Physical Education and with the issues related to the three dimensions of work done during the school year: Professional Development, in which I'll expose my action research project; the Participation in School and Community relations which have to do with the activities developed at school, including those which were organized by my group stage; and the Development of Teaching and Learning, this is, the methodology used in the initial and other assessments, and the annual plan of the classes I worked with. Finally, I’ll present some conclusions about all this learning process. |
id |
RCAP_11bdb79256eb7b1e9a35b0d325bdf7cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/16156 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em ÉvoraRelatórioEstágioPrática de ensino supervisionadaEducação físicaEnsino-aprendizagemFormação de professoresEnsino básicoEnsino secundárioReportStageSupervised teaching practicePhysical educationTeaching learningTeacher trainingBasic educationSecondary educationEste relatório tem como principal objetivo analisar e refletir acerca da minha prática de ensino supervisionada, efetuada na Escola Básica Conde de Vilalva, no ano letivo 2013/2014. Neste relatório descrevo todo o trabalho que realizei durante o ano, e todas as aprendizagens, vivências, dificuldades e conhecimentos que adquiri. No presente relatório tratarei ainda de temas genéricos relacionados com a Educação Física e de temas relacionados com as três dimensões de trabalho efetuado durante o meu estágio, ou seja, a do Desenvolvimento Profissional, onde vou expor o meu projeto de investigação-ação, a da Participação na Escola e Relação com a Comunidade, onde falarei acerca das atividades realizadas na escola, nomeadamente as que o grupo de estágio organizaram, e a do Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem, cujos temas serão a avaliação, o planeamento e a condução do ensino. Por fim, apresentarei algumas conclusões acerca de todo este processo de aprendizagem; Report of Supervised Teaching Practice Conducted by Ricardo Alexandre Maximino Farinha at Conde de Vilalva Basic School in Évora Abstract: This report aims to analyze and reflect about my supervised teaching practice, conducted in Conde of Vilalva School, in the academic year 2013/2014. This document was prepared when I was attending the 2nd year of the Master in Teaching Physical Education in Secondary and Basic Teachings of the University of Évora. As such, I will describe all the work I did during the academic year, and all learnings, experiences, difficulties and knowledge I acquired. In the present report I’ll also deal with generic topics related to Physical Education and with the issues related to the three dimensions of work done during the school year: Professional Development, in which I'll expose my action research project; the Participation in School and Community relations which have to do with the activities developed at school, including those which were organized by my group stage; and the Development of Teaching and Learning, this is, the methodology used in the initial and other assessments, and the annual plan of the classes I worked with. Finally, I’ll present some conclusions about all this learning process.Universidade de Évora2015-10-29T15:08:09Z2015-10-292014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16156http://hdl.handle.net/10174/16156TID:201064774porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoricardo.am.farinha@gmail.com672Farinha, Ricardo Alexandre Maximinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:36.124831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora Farinha, Ricardo Alexandre Maximino Relatório Estágio Prática de ensino supervisionada Educação física Ensino-aprendizagem Formação de professores Ensino básico Ensino secundário Report Stage Supervised teaching practice Physical education Teaching learning Teacher training Basic education Secondary education |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
author |
Farinha, Ricardo Alexandre Maximino |
author_facet |
Farinha, Ricardo Alexandre Maximino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farinha, Ricardo Alexandre Maximino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório Estágio Prática de ensino supervisionada Educação física Ensino-aprendizagem Formação de professores Ensino básico Ensino secundário Report Stage Supervised teaching practice Physical education Teaching learning Teacher training Basic education Secondary education |
topic |
Relatório Estágio Prática de ensino supervisionada Educação física Ensino-aprendizagem Formação de professores Ensino básico Ensino secundário Report Stage Supervised teaching practice Physical education Teaching learning Teacher training Basic education Secondary education |
description |
Este relatório tem como principal objetivo analisar e refletir acerca da minha prática de ensino supervisionada, efetuada na Escola Básica Conde de Vilalva, no ano letivo 2013/2014. Neste relatório descrevo todo o trabalho que realizei durante o ano, e todas as aprendizagens, vivências, dificuldades e conhecimentos que adquiri. No presente relatório tratarei ainda de temas genéricos relacionados com a Educação Física e de temas relacionados com as três dimensões de trabalho efetuado durante o meu estágio, ou seja, a do Desenvolvimento Profissional, onde vou expor o meu projeto de investigação-ação, a da Participação na Escola e Relação com a Comunidade, onde falarei acerca das atividades realizadas na escola, nomeadamente as que o grupo de estágio organizaram, e a do Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem, cujos temas serão a avaliação, o planeamento e a condução do ensino. Por fim, apresentarei algumas conclusões acerca de todo este processo de aprendizagem; Report of Supervised Teaching Practice Conducted by Ricardo Alexandre Maximino Farinha at Conde de Vilalva Basic School in Évora Abstract: This report aims to analyze and reflect about my supervised teaching practice, conducted in Conde of Vilalva School, in the academic year 2013/2014. This document was prepared when I was attending the 2nd year of the Master in Teaching Physical Education in Secondary and Basic Teachings of the University of Évora. As such, I will describe all the work I did during the academic year, and all learnings, experiences, difficulties and knowledge I acquired. In the present report I’ll also deal with generic topics related to Physical Education and with the issues related to the three dimensions of work done during the school year: Professional Development, in which I'll expose my action research project; the Participation in School and Community relations which have to do with the activities developed at school, including those which were organized by my group stage; and the Development of Teaching and Learning, this is, the methodology used in the initial and other assessments, and the annual plan of the classes I worked with. Finally, I’ll present some conclusions about all this learning process. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-10-29T15:08:09Z 2015-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/16156 http://hdl.handle.net/10174/16156 TID:201064774 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/16156 |
identifier_str_mv |
TID:201064774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação ricardo.am.farinha@gmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136568737267712 |