Autoconceito, autoestima e crenças de autoeficácia em alunos do 7º ano do 3º ciclo do ensino básico com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Patrícia Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20889
Resumo: O estudo da dislexia vem suscitando o interesse de vários profissionais, em particular os da educação, uma vez que os alunos disléxicos possuem um nível de desenvolvimento cognitivo normal ou, muitas vezes, superior, e grande habilidade em determinadas áreas. Em contrapartida, as suas dificuldades de aprendizagem resultam numa discrepância entre o seu potencial intelectual e o seu desempenho escolar. As dificuldades na aprendizagem, causadas pela dislexia, podem causar implicações emocionais, nomeadamente níveis baixos de autoestima e de autoconceito e baixas crenças de autoeficácia, influenciando, por seu turno, a motivação para aprendizagem. Assim, a presente dissertação tem como objetivo contribuir para a compreensão das autoperceções académicas e pessoais, ou seja, do autoconceito, autoestima e crenças de autoeficácia, dos alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico com dislexia. Para tal segue-se uma abordagem metodológica qualitativa, com a aplicação de um Questionário Sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. No estudo participaram 4 alunos do 3º ciclo do ensino básico com dislexia, de ambos os sexos, de uma escola da região norte do país. Os resultados indicam que, na generalidade, os jovens apresentam uma autoestima e autoconceito positivo, no entanto reconhecem as suas dificuldades, essencialmente resultantes da dislexia. Apesar das dificuldades identificadas, a maioria dos alunos, acredita ter competência para a resolução de projetos académicos e profissionais futuros. O estudo aponta, ainda, para a importância do apoio dos intervenientes do contexto escolar (professores, psicólogos, grupo de pares e família) para a consolidação de um autoconceito e autoestima positivos, assim como para a manutenção da motivação para a aprendizagem.
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