Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/7415 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação |
id |
RCAP_a6e996eeb6d0dc6fbeb0842f2c8e7c52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7415 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º cicloRetenção escolarAutoconceitoAutoestimaIdentificação com a escolaGrade retentionSelf-conceptSelf-esteemSchool engagementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da EducaçãoSão diversos os estudos realizados que alertam para as consequências negativas da retenção escolar no autoconceito, na autoestima e no envolvimento dos alunos, referindo que os alunos com experiência de retenção tendem a apresentar índices mais baixos de autoconceito, autoestima e a sentirem-se menos envolvidos na escola. O presente estudo tem como finalidade compreender se existem diferenças entre os alunos com experiência e sem experiência de retenção escolar quanto ao seu autoconceito, autoestima e identificação com a escola. Participaram 290 alunos (58 com experiência de retenção) do 5º ano (188 alunos), 7º ano (85 alunos) e 9º anos de escolaridade (87 alunos) de escolas públicas da região da Grande Lisboa. Foram utilizados como instrumentos para a recolha de dados a Escala de Autoconceito e Autoestima para Pré-Adolescentes (Peixoto, Mata, Monteiro, Sanches & Pipa, 2017), a Escada de Identificação com a Escola (adaptado de Conboy, Carvalho, Santos, Gama, Tavares, Fonseca, Martins, Salema & Fiúza, 2015; PISA 2000; Voelkl, 1996) e o Inventário de Motivação Intrínseca (Monteiro, Mata & Peixoto, 2015). Os resultados demonstram diferenças entre os alunos com experiência e sem experiência de retenção, relativamente ao autoconceito e autoestima. Verificam-se diferenças entre o autoconceito e a sua importância face às dimensões da Escada de Identificação com a Escola. No que concerne a identificação com a escola, os resultados evidenciam diferenças no poder preditivo do autoconceito e da importância atribuída ao autoconceito, em função das diferentes dimensões de identificação. Os resultados serão discutidos no âmbito das teorias abordadas neste estudo.Several studies have called attention to the negative consequences of grade retention on student’s self-concept, self-esteem and school engagement, pointing out that students with grade retention experiences tend to report lower levels of self-concept and self-esteem, and feel less engaged at school. The present study aims to understand if there are differences between students with grade retention experiences and without retention experiences, regarding their self-concept, self-esteem and their engagement at school. Participants were 290 public school students (58 with retention experiences), from year 5 (188 students), year 7 grade (85 students) and year 9 (87 students). The instruments used for data collection were the Self-Concept and Self-Esteem Scale for Pre-Adolescents (Peixoto, Mata, Monteiro, Sanches & Pipa, 2017), the School Engagement Scale (adapted from PISA 2000; Conboy, Carvalho, Santos, Gama, Tavares, Fonseca, Martins, Salema & Fiúza, 2015; Voelkl, 1996) and the Intrinsic Motivation Inventory (Monteiro, Mata & Peixoto, 2015). Results show differences between students with and without grade retention experiences, regarding their self-concept and self-esteem. Regarding school engagement, the results show differences in the predictive power of self-concept and the importance attributed to self-concept, due to the different dimensions of identification. The results will be discussed within the theories approached in this study.Peixoto, FranciscoRepositório do ISPAGomes, Ana Sofia Escórcio2020-03-06T11:09:16Z2019-12-17T00:00:00Z2019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7415202383504porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:06Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:14.229693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo |
title |
Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo |
spellingShingle |
Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo Gomes, Ana Sofia Escórcio Retenção escolar Autoconceito Autoestima Identificação com a escola Grade retention Self-concept Self-esteem School engagement Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo |
title_full |
Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo |
title_fullStr |
Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo |
title_full_unstemmed |
Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo |
title_sort |
Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo |
author |
Gomes, Ana Sofia Escórcio |
author_facet |
Gomes, Ana Sofia Escórcio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peixoto, Francisco Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ana Sofia Escórcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retenção escolar Autoconceito Autoestima Identificação com a escola Grade retention Self-concept Self-esteem School engagement Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Retenção escolar Autoconceito Autoestima Identificação com a escola Grade retention Self-concept Self-esteem School engagement Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17T00:00:00Z 2019-12-17T00:00:00Z 2020-03-06T11:09:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/7415 202383504 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/7415 |
identifier_str_mv |
202383504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130114716336128 |