Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Sofia Escórcio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7415
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação
id RCAP_a6e996eeb6d0dc6fbeb0842f2c8e7c52
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º cicloRetenção escolarAutoconceitoAutoestimaIdentificação com a escolaGrade retentionSelf-conceptSelf-esteemSchool engagementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da EducaçãoSão diversos os estudos realizados que alertam para as consequências negativas da retenção escolar no autoconceito, na autoestima e no envolvimento dos alunos, referindo que os alunos com experiência de retenção tendem a apresentar índices mais baixos de autoconceito, autoestima e a sentirem-se menos envolvidos na escola. O presente estudo tem como finalidade compreender se existem diferenças entre os alunos com experiência e sem experiência de retenção escolar quanto ao seu autoconceito, autoestima e identificação com a escola. Participaram 290 alunos (58 com experiência de retenção) do 5º ano (188 alunos), 7º ano (85 alunos) e 9º anos de escolaridade (87 alunos) de escolas públicas da região da Grande Lisboa. Foram utilizados como instrumentos para a recolha de dados a Escala de Autoconceito e Autoestima para Pré-Adolescentes (Peixoto, Mata, Monteiro, Sanches & Pipa, 2017), a Escada de Identificação com a Escola (adaptado de Conboy, Carvalho, Santos, Gama, Tavares, Fonseca, Martins, Salema & Fiúza, 2015; PISA 2000; Voelkl, 1996) e o Inventário de Motivação Intrínseca (Monteiro, Mata & Peixoto, 2015). Os resultados demonstram diferenças entre os alunos com experiência e sem experiência de retenção, relativamente ao autoconceito e autoestima. Verificam-se diferenças entre o autoconceito e a sua importância face às dimensões da Escada de Identificação com a Escola. No que concerne a identificação com a escola, os resultados evidenciam diferenças no poder preditivo do autoconceito e da importância atribuída ao autoconceito, em função das diferentes dimensões de identificação. Os resultados serão discutidos no âmbito das teorias abordadas neste estudo.Several studies have called attention to the negative consequences of grade retention on student’s self-concept, self-esteem and school engagement, pointing out that students with grade retention experiences tend to report lower levels of self-concept and self-esteem, and feel less engaged at school. The present study aims to understand if there are differences between students with grade retention experiences and without retention experiences, regarding their self-concept, self-esteem and their engagement at school. Participants were 290 public school students (58 with retention experiences), from year 5 (188 students), year 7 grade (85 students) and year 9 (87 students). The instruments used for data collection were the Self-Concept and Self-Esteem Scale for Pre-Adolescents (Peixoto, Mata, Monteiro, Sanches & Pipa, 2017), the School Engagement Scale (adapted from PISA 2000; Conboy, Carvalho, Santos, Gama, Tavares, Fonseca, Martins, Salema & Fiúza, 2015; Voelkl, 1996) and the Intrinsic Motivation Inventory (Monteiro, Mata & Peixoto, 2015). Results show differences between students with and without grade retention experiences, regarding their self-concept and self-esteem. Regarding school engagement, the results show differences in the predictive power of self-concept and the importance attributed to self-concept, due to the different dimensions of identification. The results will be discussed within the theories approached in this study.Peixoto, FranciscoRepositório do ISPAGomes, Ana Sofia Escórcio2020-03-06T11:09:16Z2019-12-17T00:00:00Z2019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7415202383504porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:06Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:14.229693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo
title Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo
spellingShingle Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo
Gomes, Ana Sofia Escórcio
Retenção escolar
Autoconceito
Autoestima
Identificação com a escola
Grade retention
Self-concept
Self-esteem
School engagement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo
title_full Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo
title_fullStr Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo
title_full_unstemmed Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo
title_sort Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo
author Gomes, Ana Sofia Escórcio
author_facet Gomes, Ana Sofia Escórcio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Francisco
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Sofia Escórcio
dc.subject.por.fl_str_mv Retenção escolar
Autoconceito
Autoestima
Identificação com a escola
Grade retention
Self-concept
Self-esteem
School engagement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Retenção escolar
Autoconceito
Autoestima
Identificação com a escola
Grade retention
Self-concept
Self-esteem
School engagement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T00:00:00Z
2019-12-17T00:00:00Z
2020-03-06T11:09:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7415
202383504
url http://hdl.handle.net/10400.12/7415
identifier_str_mv 202383504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130114716336128