Developing writing skills in English language teaching through the use of blogs and e-mail at primary school level
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7394 |
Resumo: | Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teaching English as a Second / Foreign Language |
id |
RCAP_121b00e117d79f848a61c9035d012753 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/7394 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Developing writing skills in English language teaching through the use of blogs and e-mail at primary school levelCompetências de escritaEnsino do inglêsBlogse-mailMotivação1º cicloTrabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teaching English as a Second / Foreign LanguageHoje em dia, os alunos do 1º ciclo do ensino básico têm um acesso facilitado a computadores e a diversos recursos na internet, como blogs, e-mail, Twiducate, que podem ser usados para promover a aprendizagem do inglês como segunda língua e para desenvolver as competências de escrita numa língua estrangeira. Este action research pretende responder à questão Pode o uso de blogs e e-mail melhorar as competências de escrita dos alunos do 1º ciclo? Para desenvolver este action research foi concebido um Workshop de escrita com oito meses de duração, envolvendo dezanove alunos do 1º ciclo, com oito e nove anos de idade. Foram formados grupos de três e quatro alunos e foram desenvolvidas atividades de escrita, com recurso a computadores Magalhães, em grupo e utilizando a metodologia de process writing. Os alunos tiveram acesso ao Twiducate e ao e-mail, e foi criado um blog para cada grupo para que os alunos pudessem publicar todos os seus rascunhos, bem como partilhar textos com os seus colegas e escrever comentários sobre os rascunhos. Foi possível concluir que o uso de blogs e do e-mail proporcionou aos alunos verdadeiros objetivos para escrever, interlocutores autênticos e feedbacks genuínos, o que ajudou a alterar a atitude dos alunos face às atividades de escrita e a melhorar o conteúdo e a linguagem dos textos. As conclusões deste action research sugerem que ferramentas disponíveis online, como blogs, e-mail e o Twiducate, podem ser usadas em sala de aula, nomeadamente desde o 1º ciclo, para promover diferentes oportunidades de aprendizagem, para desenvolver a interatividade e para fomentar um processo de aprendizagem ativo e independente.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNFunenga, Sofia Afonso2012-07-10T10:11:45Z2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:15Zoai:run.unl.pt:10362/7394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:27.272442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Developing writing skills in English language teaching through the use of blogs and e-mail at primary school level |
title |
Developing writing skills in English language teaching through the use of blogs and e-mail at primary school level |
spellingShingle |
Developing writing skills in English language teaching through the use of blogs and e-mail at primary school level Funenga, Sofia Afonso Competências de escrita Ensino do inglês Blogs Motivação 1º ciclo |
title_short |
Developing writing skills in English language teaching through the use of blogs and e-mail at primary school level |
title_full |
Developing writing skills in English language teaching through the use of blogs and e-mail at primary school level |
title_fullStr |
Developing writing skills in English language teaching through the use of blogs and e-mail at primary school level |
title_full_unstemmed |
Developing writing skills in English language teaching through the use of blogs and e-mail at primary school level |
title_sort |
Developing writing skills in English language teaching through the use of blogs and e-mail at primary school level |
author |
Funenga, Sofia Afonso |
author_facet |
Funenga, Sofia Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Funenga, Sofia Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências de escrita Ensino do inglês Blogs Motivação 1º ciclo |
topic |
Competências de escrita Ensino do inglês Blogs Motivação 1º ciclo |
description |
Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teaching English as a Second / Foreign Language |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-10T10:11:45Z 2012-03 2012-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/7394 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/7394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137822200823808 |