Formação pessoal e social: intervenção pedagógica no 1º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bárbara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12884
Resumo: O presente relatório, intitulado Formação Pessoal e Social: Intervenção Pedagógica no 1° Ciclo insere-se na unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e 1° Ciclo do Ensino Básico. A escolha desta área de intervenção resultou de algumas fragilidades observadas na turma de crianças com seis anos de idade do Colégio A., onde realizamos a Prática de Ensino Supervisionado (PES). O objetivo que pretendemos alcançar foi o desenvolvimento de valores como a responsabilidade, partilha e cooperação. Durante esta intervenção preocupámo-nos em incutir nas crianças a aprendizagem de atitudes, através de estratégias diferenciadas, valorizando a transversalidade das áreas de aprendizagem, visando sempre a construção dos saberes das crianças. Para a recolha dos dados fundamentais deste trabalho utilizámos alguns métodos de investigação qualitativa, tendo sido a observação participante o mais utilizado. Estes procedimentos permitiram-nos recolher os elementos pretendidos para a realização das planificações e para a realização das perspetivas educacionais, dos objetivos e da intervenção. A revisão de literatura está marcada pela apresentação de alguns fundamentos da prática pedagógica nesta área, nomeadamente, a observação feita perante as práticas da professora titular onde se verificou a opção pela pedagogia transmissiva num modelo de escola tradicional, a permanente preocupação na transmissão dos conteúdos e uma exigente disciplina. Tendo em conta estas características, tentámos promover a formação pessoal e social, evidenciando os trabalhos em grupo para desenvolver a socialização, a partilha, a cooperação e a generosidade, pondo em prática a pedagogia participativa. Por vezes, o tempo é curto e não conseguimos trabalhar tudo aquilo que planeámos. Com estes trabalhos pretendemos que as crianças adquirissem os valores referidos e pudessem desenvolver um espírito crítico e assertivo.
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