A situação do bullying nas escolas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalhosa, Susana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Moleiro, Carla, Sales, Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/350
Resumo: O presente artigo apresenta uma revisão da literatura e dos dados oficiais referentes ao bullying em contexto escolar em Portugal. Pretendeu-se analisar este fenómeno de acordo com o Modelo da Pirâmide de Lavergne e Tourigny (2000), destacando as diferenças conceptuais e metodológicas entre as diversas formas de recolha de dados sobre as situações de bullying. A revisão encontrou estatísticas oficiais desde 2001, 16 artigos científicos, 3 livros académicos, 2 capítulos de livro, 6 trabalhos apresentados em eventos científicos, 3 relatórios publicados e 1 relatório não publicados. Os resultados suportam a aplicabilidade do modelo da pirâmide. São ainda discutidos os dados disponíveis sobre o bullying dirigido a crianças e jovens de grupos minoritários. Conclui-se com uma reflexão sobre possíveis implicações para a investigação e intervenção ao nível político, comunitário, escolar, familiar e individual. - The present article presents a review of the literature and official data regarding bullying in the school context in Portugal. We aimed to analyse this phenomenon in light of the Piradime Model by Lavergne and Tourigny (2000), emphasizing the conceptual and methodological differences among the studies in data collection on bullying situations. The review found official statistics since 2001, 16 scientific articles, 3 book manuals, 2 book chapters, 6 papers presented on conferences, 3 publish reports and 1 non-published report. The results support the applicability of the Pyramid Model. Available data on bullying directed toward minority children and youth are also discussed. Implications and reflections on future research and intervention (at political, community, school, family and individual levels) are suggested.
id RCAP_191f8c6f48088e6788d40d08f52e5690
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/350
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A situação do bullying nas escolas portuguesasBullyingContexto escolarO presente artigo apresenta uma revisão da literatura e dos dados oficiais referentes ao bullying em contexto escolar em Portugal. Pretendeu-se analisar este fenómeno de acordo com o Modelo da Pirâmide de Lavergne e Tourigny (2000), destacando as diferenças conceptuais e metodológicas entre as diversas formas de recolha de dados sobre as situações de bullying. A revisão encontrou estatísticas oficiais desde 2001, 16 artigos científicos, 3 livros académicos, 2 capítulos de livro, 6 trabalhos apresentados em eventos científicos, 3 relatórios publicados e 1 relatório não publicados. Os resultados suportam a aplicabilidade do modelo da pirâmide. São ainda discutidos os dados disponíveis sobre o bullying dirigido a crianças e jovens de grupos minoritários. Conclui-se com uma reflexão sobre possíveis implicações para a investigação e intervenção ao nível político, comunitário, escolar, familiar e individual. - The present article presents a review of the literature and official data regarding bullying in the school context in Portugal. We aimed to analyse this phenomenon in light of the Piradime Model by Lavergne and Tourigny (2000), emphasizing the conceptual and methodological differences among the studies in data collection on bullying situations. The review found official statistics since 2001, 16 scientific articles, 3 book manuals, 2 book chapters, 6 papers presented on conferences, 3 publish reports and 1 non-published report. The results support the applicability of the Pyramid Model. Available data on bullying directed toward minority children and youth are also discussed. Implications and reflections on future research and intervention (at political, community, school, family and individual levels) are suggested.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCarvalhosa, SusanaMoleiro, CarlaSales, Célia2010-12-15T23:37:29Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/350porCARVALHOSA, Susana; MOLEIRO, Carla; SALES, Célia - A situação do bullying nas escolas portuguesas. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.125-1461646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:58.126490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A situação do bullying nas escolas portuguesas
title A situação do bullying nas escolas portuguesas
spellingShingle A situação do bullying nas escolas portuguesas
Carvalhosa, Susana
Bullying
Contexto escolar
title_short A situação do bullying nas escolas portuguesas
title_full A situação do bullying nas escolas portuguesas
title_fullStr A situação do bullying nas escolas portuguesas
title_full_unstemmed A situação do bullying nas escolas portuguesas
title_sort A situação do bullying nas escolas portuguesas
author Carvalhosa, Susana
author_facet Carvalhosa, Susana
Moleiro, Carla
Sales, Célia
author_role author
author2 Moleiro, Carla
Sales, Célia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalhosa, Susana
Moleiro, Carla
Sales, Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Contexto escolar
topic Bullying
Contexto escolar
description O presente artigo apresenta uma revisão da literatura e dos dados oficiais referentes ao bullying em contexto escolar em Portugal. Pretendeu-se analisar este fenómeno de acordo com o Modelo da Pirâmide de Lavergne e Tourigny (2000), destacando as diferenças conceptuais e metodológicas entre as diversas formas de recolha de dados sobre as situações de bullying. A revisão encontrou estatísticas oficiais desde 2001, 16 artigos científicos, 3 livros académicos, 2 capítulos de livro, 6 trabalhos apresentados em eventos científicos, 3 relatórios publicados e 1 relatório não publicados. Os resultados suportam a aplicabilidade do modelo da pirâmide. São ainda discutidos os dados disponíveis sobre o bullying dirigido a crianças e jovens de grupos minoritários. Conclui-se com uma reflexão sobre possíveis implicações para a investigação e intervenção ao nível político, comunitário, escolar, familiar e individual. - The present article presents a review of the literature and official data regarding bullying in the school context in Portugal. We aimed to analyse this phenomenon in light of the Piradime Model by Lavergne and Tourigny (2000), emphasizing the conceptual and methodological differences among the studies in data collection on bullying situations. The review found official statistics since 2001, 16 scientific articles, 3 book manuals, 2 book chapters, 6 papers presented on conferences, 3 publish reports and 1 non-published report. The results support the applicability of the Pyramid Model. Available data on bullying directed toward minority children and youth are also discussed. Implications and reflections on future research and intervention (at political, community, school, family and individual levels) are suggested.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-15T23:37:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/350
url http://hdl.handle.net/10400.15/350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CARVALHOSA, Susana; MOLEIRO, Carla; SALES, Célia - A situação do bullying nas escolas portuguesas. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.125-146
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020963979264