Visitas de estudo: uma estratégia de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Bárbara Joana Rodrigues Lourenço de Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5908
Resumo: A educação através da arte contribui para que os indivíduos tenham uma maior sensibilidade, contribuindo para um melhor entendimento crítico do mundo. No entanto, a realidade do ensino actual é caracterizada por uma mudança do paradigma do ensino artístico. O programa de competências essenciais foi substituído pelas metas curriculares de Educação Visual, retirando-se o estudo da obra de arte do currículo nacional de educação. Encarando a Arte como a forma de expressão individual por excelência e cabendo ao professor a responsabilidade pela consciência do estar a lidar com seres humanos capazes de se destacarem pela sua individualidade, o nosso estudo teve como objetivos:  perceber se as visitas de estudo, no âmbito da Educação Artística, contribuem para o ensino e a aprendizagem de competências académicas fundamentais;  saber se estratégias como o Ensino Crítico e a Aprendizagem Cooperativa contribuem para o ensino e a aprendizagem de competências académicas fundamentais ao nível da Educação Artística. De natureza qualitativa, utilizámos como instrumentos, a pesquisa documental e a entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos confirmam a importância da educação através da arte, bem como da aprendizagem contextualizada pelas visitas de estudo, organizadas de acordo com estratégias que fomentam a cooperação entre os alunos e desenvolvem a sua capacidade crítica.
id RCAP_1243bf6cfb2fc9ed49eb8579b53b631c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5908
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Visitas de estudo: uma estratégia de aprendizagemMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOARTES VISUAISEDUCAÇÃOENSINO DE ARTES VISUAISEDUCAÇÃO VISUALEDUCAÇÃO ARTÍSTICAVISITAS DE ESTUDOAPRENDIZAGEM COOPERATIVAESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEMESTRATÉGIAS DE ENSINOEDUCATIONVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL EDUCATIONARTISTIC EDUCATIONSCHOOL FIELD TRIPSCOOPERATIVE LEARNINGLEARNING STRATEGIESTEACHING STRATEGIESA educação através da arte contribui para que os indivíduos tenham uma maior sensibilidade, contribuindo para um melhor entendimento crítico do mundo. No entanto, a realidade do ensino actual é caracterizada por uma mudança do paradigma do ensino artístico. O programa de competências essenciais foi substituído pelas metas curriculares de Educação Visual, retirando-se o estudo da obra de arte do currículo nacional de educação. Encarando a Arte como a forma de expressão individual por excelência e cabendo ao professor a responsabilidade pela consciência do estar a lidar com seres humanos capazes de se destacarem pela sua individualidade, o nosso estudo teve como objetivos:  perceber se as visitas de estudo, no âmbito da Educação Artística, contribuem para o ensino e a aprendizagem de competências académicas fundamentais;  saber se estratégias como o Ensino Crítico e a Aprendizagem Cooperativa contribuem para o ensino e a aprendizagem de competências académicas fundamentais ao nível da Educação Artística. De natureza qualitativa, utilizámos como instrumentos, a pesquisa documental e a entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos confirmam a importância da educação através da arte, bem como da aprendizagem contextualizada pelas visitas de estudo, organizadas de acordo com estratégias que fomentam a cooperação entre os alunos e desenvolvem a sua capacidade crítica.Education through art helps individuals to have greater sensitivity, contributing to a better understanding of the world. However, the current portuguese Education is characterized by a change in the paradigm of artistic Education. The essential ski lls program was replaced by the curricular goals of Visual Education and the study of the work of art was removed from the national education curriculum. Taking Art as the form of individual expression par excellence and being the teacher responsable to kn ow how to deal with human beings able to stand out for their individuality, our study aimed to: • realize if the field trips under the Arts Education, contribute to the education and learning of basic academic skills; • whether strategies such as Active L earning and Cooperative Learning contribute to teaching and the learning of basic academic skills at the level of Art Education. As instruments of qualitative nature, we used documentary research and semi - structured interviews. The data confirms the import ance of education through art, as well as contextualized learning through field trips, organized according to strategies that foster cooperation among students and develop their critical skills.2015-01-16T12:06:19Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5908TID:201269481porRebelo, Bárbara Joana Rodrigues Lourenço de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:45.841401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Visitas de estudo: uma estratégia de aprendizagem
title Visitas de estudo: uma estratégia de aprendizagem
spellingShingle Visitas de estudo: uma estratégia de aprendizagem
Rebelo, Bárbara Joana Rodrigues Lourenço de Almeida
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
VISITAS DE ESTUDO
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
ARTISTIC EDUCATION
SCHOOL FIELD TRIPS
COOPERATIVE LEARNING
LEARNING STRATEGIES
TEACHING STRATEGIES
title_short Visitas de estudo: uma estratégia de aprendizagem
title_full Visitas de estudo: uma estratégia de aprendizagem
title_fullStr Visitas de estudo: uma estratégia de aprendizagem
title_full_unstemmed Visitas de estudo: uma estratégia de aprendizagem
title_sort Visitas de estudo: uma estratégia de aprendizagem
author Rebelo, Bárbara Joana Rodrigues Lourenço de Almeida
author_facet Rebelo, Bárbara Joana Rodrigues Lourenço de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Bárbara Joana Rodrigues Lourenço de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
VISITAS DE ESTUDO
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
ARTISTIC EDUCATION
SCHOOL FIELD TRIPS
COOPERATIVE LEARNING
LEARNING STRATEGIES
TEACHING STRATEGIES
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
VISITAS DE ESTUDO
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
ARTISTIC EDUCATION
SCHOOL FIELD TRIPS
COOPERATIVE LEARNING
LEARNING STRATEGIES
TEACHING STRATEGIES
description A educação através da arte contribui para que os indivíduos tenham uma maior sensibilidade, contribuindo para um melhor entendimento crítico do mundo. No entanto, a realidade do ensino actual é caracterizada por uma mudança do paradigma do ensino artístico. O programa de competências essenciais foi substituído pelas metas curriculares de Educação Visual, retirando-se o estudo da obra de arte do currículo nacional de educação. Encarando a Arte como a forma de expressão individual por excelência e cabendo ao professor a responsabilidade pela consciência do estar a lidar com seres humanos capazes de se destacarem pela sua individualidade, o nosso estudo teve como objetivos:  perceber se as visitas de estudo, no âmbito da Educação Artística, contribuem para o ensino e a aprendizagem de competências académicas fundamentais;  saber se estratégias como o Ensino Crítico e a Aprendizagem Cooperativa contribuem para o ensino e a aprendizagem de competências académicas fundamentais ao nível da Educação Artística. De natureza qualitativa, utilizámos como instrumentos, a pesquisa documental e a entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos confirmam a importância da educação através da arte, bem como da aprendizagem contextualizada pelas visitas de estudo, organizadas de acordo com estratégias que fomentam a cooperação entre os alunos e desenvolvem a sua capacidade crítica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-16T12:06:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5908
TID:201269481
url http://hdl.handle.net/10437/5908
identifier_str_mv TID:201269481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131244801294336