Explorando o brincar na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Reflexões pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Mariana Isabel Neves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3274
Resumo: O presente estudo é fruto da pesquisa desenvolvida no decorrer dos estágios em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, alcançado na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. A principal intenção, com esta investigação, é compreender o processo da brincadeira como potenciadora de aprendizagens relevantes para a criança. Com o intuito de alcançar uma resposta foram propostos os seguintes objetivos: analisar as perspetivas sobre o brincar por parte das crianças e dos adultos; entender se é dado tempo necessário à criança para brincar; compreender as potencialidades que o espaço da intuição/escola oferece para brincar; compreender se o adulto permite a autonomia e a tomada de decisão da criança na escolha do espaço e dos materiais para brincar, compreender as potencialidades da criança transformar materiais estruturados e não estruturados em brinquedos. Neste sentido, foi elaborado um enquadramento teórico sobre a temática pretendida, onde são exploradas algumas vertentes que vão de encontro aos objetivos acima propostos. Toda a análise dos dados foi desenvolvida tendo em conta as entrevistas as educadoras e professoras, os registos de observação de ambas as valências, os registos fotográficos relativos ao jardim de infância e as entrevistas às crianças do 1.⁰ CEB. Palavras-chave: Aprendizagem; Brincadeira; Espaço; Tempo; Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_124cb7a8672c79781b9a4b289d60ab55
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3274
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorando o brincar na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Reflexões pedagógicasBrincarEnsino básico (1º ciclo)Educação de infânciaO presente estudo é fruto da pesquisa desenvolvida no decorrer dos estágios em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, alcançado na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. A principal intenção, com esta investigação, é compreender o processo da brincadeira como potenciadora de aprendizagens relevantes para a criança. Com o intuito de alcançar uma resposta foram propostos os seguintes objetivos: analisar as perspetivas sobre o brincar por parte das crianças e dos adultos; entender se é dado tempo necessário à criança para brincar; compreender as potencialidades que o espaço da intuição/escola oferece para brincar; compreender se o adulto permite a autonomia e a tomada de decisão da criança na escolha do espaço e dos materiais para brincar, compreender as potencialidades da criança transformar materiais estruturados e não estruturados em brinquedos. Neste sentido, foi elaborado um enquadramento teórico sobre a temática pretendida, onde são exploradas algumas vertentes que vão de encontro aos objetivos acima propostos. Toda a análise dos dados foi desenvolvida tendo em conta as entrevistas as educadoras e professoras, os registos de observação de ambas as valências, os registos fotográficos relativos ao jardim de infância e as entrevistas às crianças do 1.⁰ CEB. Palavras-chave: Aprendizagem; Brincadeira; Espaço; Tempo; Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico2023-11-29T15:26:19Z2023-07-25T00:00:00Z2023-07-252023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3274TID:203391101porBarbosa, Mariana Isabel Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T05:36:14Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:17.956741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorando o brincar na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Reflexões pedagógicas
title Explorando o brincar na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Reflexões pedagógicas
spellingShingle Explorando o brincar na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Reflexões pedagógicas
Barbosa, Mariana Isabel Neves
Brincar
Ensino básico (1º ciclo)
Educação de infância
title_short Explorando o brincar na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Reflexões pedagógicas
title_full Explorando o brincar na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Reflexões pedagógicas
title_fullStr Explorando o brincar na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Reflexões pedagógicas
title_full_unstemmed Explorando o brincar na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Reflexões pedagógicas
title_sort Explorando o brincar na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Reflexões pedagógicas
author Barbosa, Mariana Isabel Neves
author_facet Barbosa, Mariana Isabel Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Mariana Isabel Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Ensino básico (1º ciclo)
Educação de infância
topic Brincar
Ensino básico (1º ciclo)
Educação de infância
description O presente estudo é fruto da pesquisa desenvolvida no decorrer dos estágios em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, alcançado na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. A principal intenção, com esta investigação, é compreender o processo da brincadeira como potenciadora de aprendizagens relevantes para a criança. Com o intuito de alcançar uma resposta foram propostos os seguintes objetivos: analisar as perspetivas sobre o brincar por parte das crianças e dos adultos; entender se é dado tempo necessário à criança para brincar; compreender as potencialidades que o espaço da intuição/escola oferece para brincar; compreender se o adulto permite a autonomia e a tomada de decisão da criança na escolha do espaço e dos materiais para brincar, compreender as potencialidades da criança transformar materiais estruturados e não estruturados em brinquedos. Neste sentido, foi elaborado um enquadramento teórico sobre a temática pretendida, onde são exploradas algumas vertentes que vão de encontro aos objetivos acima propostos. Toda a análise dos dados foi desenvolvida tendo em conta as entrevistas as educadoras e professoras, os registos de observação de ambas as valências, os registos fotográficos relativos ao jardim de infância e as entrevistas às crianças do 1.⁰ CEB. Palavras-chave: Aprendizagem; Brincadeira; Espaço; Tempo; Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29T15:26:19Z
2023-07-25T00:00:00Z
2023-07-25
2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3274
TID:203391101
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3274
identifier_str_mv TID:203391101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136308417789952