O lugar do brincar na educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29804 |
Resumo: | A escolha do brincar como tema central deste relatório de estágio deveu-se ao facto de reconhecermos a importância do brincar para as crianças e de, simultaneamente, percebermos que, atualmente, tempo e espaços onde as crianças podem brincar livremente são escassos. Assim, foi para nós importante tentar entender o lugar do brincar em contextos de educação pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico. No âmbito do nosso estágio, junto de um grupo de crianças em idade pré-escolar e junto de uma turma de 3º ano do Ensino Básico, realizámos atividades em que, através do brincar/ jogo, procurámos ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças, atendendo aos conteúdos e metas curriculares definidas. Neste processo, a partir de uma atitude experiencial, caracterizámos o contexto e o funcionamento do grupo, atendendo aos níveis de bem-estar emocional e de implicação das crianças (enquanto indicadores da forma como as crianças desfrutavam das atividades). Globalmente, percebemos que em atividades curriculares que envolvem situações de jogo/brincar estes níveis de implicação e de bem-estar são mais elevados. Contudo, de acordo com a possibilidade de as crianças escolherem participar ou não, com as características dos jogos e das próprias crianças existem diferenças na forma como cada uma vive a atividade. A heterogeneidade das crianças do grupo (temperamentos, idades, desenvolvimento, culturas familiares, hábitos, etc.) levanta muitos desafios à intervenção pedagógica. Globalmente, o trabalho realizado permite concluir que a valorização do brincar/jogar nos contextos de educação pré-escolar e de 1º CEB é uma forma de promoção de bem-estar e de aprendizagens das crianças. |
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O lugar do brincar na educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino BásicoBrincar e jogarEducação pré-escolar1º ciclo do ensino básicoBem-estar emocional e implicaçãoA escolha do brincar como tema central deste relatório de estágio deveu-se ao facto de reconhecermos a importância do brincar para as crianças e de, simultaneamente, percebermos que, atualmente, tempo e espaços onde as crianças podem brincar livremente são escassos. Assim, foi para nós importante tentar entender o lugar do brincar em contextos de educação pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico. No âmbito do nosso estágio, junto de um grupo de crianças em idade pré-escolar e junto de uma turma de 3º ano do Ensino Básico, realizámos atividades em que, através do brincar/ jogo, procurámos ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças, atendendo aos conteúdos e metas curriculares definidas. Neste processo, a partir de uma atitude experiencial, caracterizámos o contexto e o funcionamento do grupo, atendendo aos níveis de bem-estar emocional e de implicação das crianças (enquanto indicadores da forma como as crianças desfrutavam das atividades). Globalmente, percebemos que em atividades curriculares que envolvem situações de jogo/brincar estes níveis de implicação e de bem-estar são mais elevados. Contudo, de acordo com a possibilidade de as crianças escolherem participar ou não, com as características dos jogos e das próprias crianças existem diferenças na forma como cada uma vive a atividade. A heterogeneidade das crianças do grupo (temperamentos, idades, desenvolvimento, culturas familiares, hábitos, etc.) levanta muitos desafios à intervenção pedagógica. Globalmente, o trabalho realizado permite concluir que a valorização do brincar/jogar nos contextos de educação pré-escolar e de 1º CEB é uma forma de promoção de bem-estar e de aprendizagens das crianças.The choice of the theme playing as the main theme of this internship report has to do with the importance of playing for children. At the same time, we realize that nowadays time and spaces for children to play freely are scarce. Thus, it was important for us to understand the role of playing in pre-school and primary school contexts. As part of our internship, we developed some activities with a group of pre-school children and a 3rd grade class. Through playing we tried to meet the children’s interests and needs having in mind the contents and the curricular goals. In this process, from an experiential attitude, we characterized the context and the functioning of the group, considering children's levels of emotional well-being and involvement (as indicators of how children enjoyed the activities). As a result, we have found that in curricular activities involving playful situations these levels of involvement and well-being are higher. However, depending on whether children choose to participate or not, given the characteristics of the games and the children themselves, there are differences in how each one lives the activity. The heterogeneity of children in the group (different temperaments, ages, development, family background, habits, etc.) raises many challenges to pedagogical intervention. Overall, the work we have done allows us to conclude that the valorization of playing in pre-school and primary school contexts is a way to promote children's well-being and learning.2020-11-13T14:01:49Z2019-12-18T00:00:00Z2019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29804porSilva, Rita Reis Pinho Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:39Zoai:ria.ua.pt:10773/29804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:02.650786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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