A agregação de escolas e a (re)construção de uma matriz identitária : a liderança do diretor escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/38447 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
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A agregação de escolas e a (re)construção de uma matriz identitária : a liderança do diretor escolarLiderança escolarDirectorIdentidade organizacionalClima organizacionalTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019À luz da agregação dos estabelecimentos escolares, que reúne escolas física, social e culturalmente diversas, com uma história própria e lógicas de ação diferentes, verificase que a complexidade do contexto escolar aumenta, mudanças na dinâmica de funcionamento das escolas impõem-se e constrangimentos e desafios emergem. Neste sentido, requer-se um equacionamento do papel do diretor, das suas lógicas de ação, bem como da sua ação estratégica, pois neste contexto específico e multirregulado, onde o diretor se reveste como o primeiro responsável pela prestação de contas, a liderança terá tanto mais possibilidades de sentido quanto mais e melhor enraizamento e integração tenha num projeto partilhado por todos os atores educativos. Por outro lado, terá tanto mais impacto na melhoria organizacional, quanto mais contribuir para a participação de todos na (re)construção de uma cultura conducente à consistência e coerência organizacionais. Partindo da figura do diretor escolar e, por outro lado, da complexidade crescente que advém da agregação de escolas e das suas dinâmicas políticas e culturais, sobressai a grande preocupação inerente a esta investigação: as lógicas de ação do diretor escolar e a liderança exercida conseguirão ter impacto no desenvolvimento do sentimento de pertença e identificação dos elementos da comunidade educativa com a nova organização escolar? E, consequentemente, conduzir à melhoria organizacional? Assim, centrando-nos na figura do diretor de um Agrupamento de Escolas, localizado na periferia de Lisboa, tivemos como objetivo neste trabalho identificar, descrever e analisar as lógicas de ação e os estilos de liderança mobilizados para promover a (re)construção da matriz identitária da nova realidade organizacional. O estudo efetuado permitiu-nos concluir que, apesar do desafio da agregação ter sido imposto, o que confere maior complexidade ao processo de mudança e maior habilidade no exercício da liderança, as lógicas de ação e a ação estratégica da diretora conseguiram ter impacto na promoção da coesão organizacional e, consequentemente, na (re)construção da sua identidade.The school clustering process, which brings together schools that are physically, socially and culturally diverse, each one with its own historical background and different logics of action, increases the complexity of the school context, arises changes in the dynamics of school organization and is accountable for the emergence of constraints and challenges. In this sense, it is necessary to reconsider the role of the director, in terms of logics and strategic action, because in this specific and multiregulated context, where the director is the first person to be held responsible by means of accountability, leadership has more possibilities of meaning the more and better it is rooted and integrated in a project shared by all educational actors. On the other hand, it will have a greater impact on organizational improvement, the more it contributes to the participation of all members in the (re)construction of a culture conducive to organizational consistency and coherence. Taking into account the role of the school director, the growing complexity of school clustering and its political and cultural dynamics, the great concern inherent in this research stands out in the following question: Does the school director's logics of action and his leadership have impact on the development of the sense of belonging and identification with the new school organization? And, consequently, lead to organizational improvement? Thus, focusing on the role of the director of a school cluster located on the outskirts of Lisbon, our aim in this research was to identify, describe and analyze the logics of action and the styles of leadership mobilized to promote the (re)construction of the identity of the new organizational context. This study allowed us to conclude that, although the challenge of this school clustering process was imposed, which brings greater complexity to the process of change and demands greater ability in leadership, the director's logics and strategic action have caused an impact upon organizational cohesion and, consequently, upon the (re)construction of its identity.Carvalho, Luís Miguel, 1960-Repositório da Universidade de LisboaFerrinho, Lisa Mateus2019-05-31T12:10:29Z20192019-10-152019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38447porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:18.906941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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