A supervisão pedagógica na formação de professores reflexivos: uma relação com os sensos de eficácia pessoal e do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rochelle Melo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5494
Resumo: O papel do supervisor pedagógico é de relevância no encorajamento da reflexão, na e sobre a ação, conduzindo a um nível metacognitivo que favoreça a autonomia e a eficácia docente. Neste processo, o supervisor pedagógico também deve empreender, por meio de uma ação reflexiva, uma autoavaliação de sua prática educativa e desenvolver crenças de eficácia positivas para lidar com os impasses e desafios do contexto educacional. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre senso de eficácia e processo reflexivo dos supervisores pedagógicos em escolas de educação básica da rede de ensino público do município de Campina Grande – Paraíba/Brasil. Os objetivos específicos abrangeram a identificação do conceito de reflexão; a investigação se os supervisores pedagógicos se consideram reflexivos, eficazes e formadores de professores reflexivos; se utilizam a abordagem tradicional ou reflexiva do ensino e se estabelecem uma relação entre senso de eficácia e prática reflexiva. Os participantes da pesquisa foram 10 supervisores pedagógicos, 07 do sexo feminino e 03 do sexo masculino, funcionários de 10 escolas de educação básica da rede de ensino público do município de Campina Grande – Paraíba/Brasil. Para se alcançar os objetivos propostos, os instrumentos de pesquisa aplicados foram: formulário para caracterização sócio-educacional dos supervisores pedagógicos, avaliado qualitativamente de forma descritiva; a escala de autoeficácia dos professores, analisada por meio do programa informático SPSS (2003) e a entrevista dirigida, avaliada qualitativamente, tendo como base a análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados obtidos, através da aplicação da entrevista dirigida, apontaram que, apesar das limitações, dos impasses e das dificuldades descritos por alguns supervisores pedagógicos entrevistados, a maioria destes lançou um olhar positivo sobre o contexto educacional, se posicionando como profissionais reflexivos e eficazes, privilegiando uma prática de cunhos formativo e reflexivo. Além disso, o sentimento de eficácia associou-se à reflexão e na formação de professores reflexivos, se caracterizaram como elementos estimuladores do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos, por meio da aplicação da escala de autoeficácia dos professores, revelaram que o senso de eficácia pessoal, considerado com altos índices, foi mais elevado do que o senso de eficácia do ensino, considerado com índices mais baixos, assim como 70% dos supervisores pedagógicos entrevistados atingiram escores médios (faixa intermediária) no nível geral de eficácia. O presente estudo permitiu concluir que, portanto, apesar dos resultados obtidos, num panorama geral, terem sido favoráveis, se faz necessário evidenciar os significativos desafios e problemáticas a serem enfrentados no contexto educacional brasileiro, especialmente, no que tange aos impactos sofridos na eficácia do ensino dos supervisores pedagógicos entrevistados, tendo em vista a relevante influência das variáveis demográficas e de contexto.
id RCAP_380a2f94e1883a8cdec4d0c8244c97f7
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5494
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão pedagógica na formação de professores reflexivos: uma relação com os sensos de eficácia pessoal e do ensinoSupervisão pedagógicaReflexãoSensos de eficáciaO papel do supervisor pedagógico é de relevância no encorajamento da reflexão, na e sobre a ação, conduzindo a um nível metacognitivo que favoreça a autonomia e a eficácia docente. Neste processo, o supervisor pedagógico também deve empreender, por meio de uma ação reflexiva, uma autoavaliação de sua prática educativa e desenvolver crenças de eficácia positivas para lidar com os impasses e desafios do contexto educacional. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre senso de eficácia e processo reflexivo dos supervisores pedagógicos em escolas de educação básica da rede de ensino público do município de Campina Grande – Paraíba/Brasil. Os objetivos específicos abrangeram a identificação do conceito de reflexão; a investigação se os supervisores pedagógicos se consideram reflexivos, eficazes e formadores de professores reflexivos; se utilizam a abordagem tradicional ou reflexiva do ensino e se estabelecem uma relação entre senso de eficácia e prática reflexiva. Os participantes da pesquisa foram 10 supervisores pedagógicos, 07 do sexo feminino e 03 do sexo masculino, funcionários de 10 escolas de educação básica da rede de ensino público do município de Campina Grande – Paraíba/Brasil. Para se alcançar os objetivos propostos, os instrumentos de pesquisa aplicados foram: formulário para caracterização sócio-educacional dos supervisores pedagógicos, avaliado qualitativamente de forma descritiva; a escala de autoeficácia dos professores, analisada por meio do programa informático SPSS (2003) e a entrevista dirigida, avaliada qualitativamente, tendo como base a análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados obtidos, através da aplicação da entrevista dirigida, apontaram que, apesar das limitações, dos impasses e das dificuldades descritos por alguns supervisores pedagógicos entrevistados, a maioria destes lançou um olhar positivo sobre o contexto educacional, se posicionando como profissionais reflexivos e eficazes, privilegiando uma prática de cunhos formativo e reflexivo. Além disso, o sentimento de eficácia associou-se à reflexão e na formação de professores reflexivos, se caracterizaram como elementos estimuladores do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos, por meio da aplicação da escala de autoeficácia dos professores, revelaram que o senso de eficácia pessoal, considerado com altos índices, foi mais elevado do que o senso de eficácia do ensino, considerado com índices mais baixos, assim como 70% dos supervisores pedagógicos entrevistados atingiram escores médios (faixa intermediária) no nível geral de eficácia. O presente estudo permitiu concluir que, portanto, apesar dos resultados obtidos, num panorama geral, terem sido favoráveis, se faz necessário evidenciar os significativos desafios e problemáticas a serem enfrentados no contexto educacional brasileiro, especialmente, no que tange aos impactos sofridos na eficácia do ensino dos supervisores pedagógicos entrevistados, tendo em vista a relevante influência das variáveis demográficas e de contexto.The role of the educational supervisor is important in encouraging the reflection, in and on the action, leading to a metacognitive level that favors the teacher’s autonomy and effectiveness. In this process the educational supervisor should also undertake, through a reflexive action, a self-assessment of his educational practice and develop positive efficacy beliefs to deal with impasses and challenges of the educational context. This study aimed to analyze the relation between the sense of efficacy and the reflective process of the educational supervisors in the basic education schools in the public school system of Campina Grande city – Paraíba/Brazil. The specific objectives covered the identification of the reflective concept; the research about if the educational supervisors consider themselves as reflexives, with efficacy and trainers of reflective teachers; whether if they use a traditional or reflexive approach of teaching and if they establish a relation between efficacy sense and reflective practice. The survey participants were 10 educational supervisors, 07 female ones and 03 male ones, employees of 10 basic education schools of public school system from Campina Grande – Paraíba/Brazil. To achieve the proposed objectives, the applied research instruments were: form for socio-educational characteristics of educational supervisors, qualitatively evaluated descriptively; self-efficacy scale for teachers, analyzed using the SPSS software package (2003) and directed interview, evaluated qualitatively, based on the Bardin content analysis (1977). The results obtained by applying the directed interview pointed out that, depite the limitations, the impasses and difficulties described by some interviewees educational supervisors, most of this cast had a positive thought of the educational context, positioning themselves as reflective and effective professionals, favoring a practice of formative and reflective dies. In addition, the feeling of efficacy was associated with the reflective and formation of reflective teachers were characterized as stimulating elements of the teaching-learning process. The results obtained through a self-efficacy scale of teachers revealed that the sense of personal efficacy, considered with high rates, was higher than the sense of teaching effectiveness, considered with lower rates, as well as 70% of respondents educational supervisors achieved mean scores (intermediate) in overall effectiveness. This study concluded that, therefore, the obtained results, in a general panorama, were favorable. It is necessary to highlight the significant challenges and problems to be faced in the Brazilian educational context, especially with regard to the impacts suffered in effectiveness the teaching of respondents pedagogical supervisors, with a view to relevant influence of demography variables and context.2016-01-27T14:56:47Z2016-01-27T00:00:00Z2016-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5494porPereira, Rochelle Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:26Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:01.527900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão pedagógica na formação de professores reflexivos: uma relação com os sensos de eficácia pessoal e do ensino
title A supervisão pedagógica na formação de professores reflexivos: uma relação com os sensos de eficácia pessoal e do ensino
spellingShingle A supervisão pedagógica na formação de professores reflexivos: uma relação com os sensos de eficácia pessoal e do ensino
Pereira, Rochelle Melo
Supervisão pedagógica
Reflexão
Sensos de eficácia
title_short A supervisão pedagógica na formação de professores reflexivos: uma relação com os sensos de eficácia pessoal e do ensino
title_full A supervisão pedagógica na formação de professores reflexivos: uma relação com os sensos de eficácia pessoal e do ensino
title_fullStr A supervisão pedagógica na formação de professores reflexivos: uma relação com os sensos de eficácia pessoal e do ensino
title_full_unstemmed A supervisão pedagógica na formação de professores reflexivos: uma relação com os sensos de eficácia pessoal e do ensino
title_sort A supervisão pedagógica na formação de professores reflexivos: uma relação com os sensos de eficácia pessoal e do ensino
author Pereira, Rochelle Melo
author_facet Pereira, Rochelle Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rochelle Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Reflexão
Sensos de eficácia
topic Supervisão pedagógica
Reflexão
Sensos de eficácia
description O papel do supervisor pedagógico é de relevância no encorajamento da reflexão, na e sobre a ação, conduzindo a um nível metacognitivo que favoreça a autonomia e a eficácia docente. Neste processo, o supervisor pedagógico também deve empreender, por meio de uma ação reflexiva, uma autoavaliação de sua prática educativa e desenvolver crenças de eficácia positivas para lidar com os impasses e desafios do contexto educacional. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre senso de eficácia e processo reflexivo dos supervisores pedagógicos em escolas de educação básica da rede de ensino público do município de Campina Grande – Paraíba/Brasil. Os objetivos específicos abrangeram a identificação do conceito de reflexão; a investigação se os supervisores pedagógicos se consideram reflexivos, eficazes e formadores de professores reflexivos; se utilizam a abordagem tradicional ou reflexiva do ensino e se estabelecem uma relação entre senso de eficácia e prática reflexiva. Os participantes da pesquisa foram 10 supervisores pedagógicos, 07 do sexo feminino e 03 do sexo masculino, funcionários de 10 escolas de educação básica da rede de ensino público do município de Campina Grande – Paraíba/Brasil. Para se alcançar os objetivos propostos, os instrumentos de pesquisa aplicados foram: formulário para caracterização sócio-educacional dos supervisores pedagógicos, avaliado qualitativamente de forma descritiva; a escala de autoeficácia dos professores, analisada por meio do programa informático SPSS (2003) e a entrevista dirigida, avaliada qualitativamente, tendo como base a análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados obtidos, através da aplicação da entrevista dirigida, apontaram que, apesar das limitações, dos impasses e das dificuldades descritos por alguns supervisores pedagógicos entrevistados, a maioria destes lançou um olhar positivo sobre o contexto educacional, se posicionando como profissionais reflexivos e eficazes, privilegiando uma prática de cunhos formativo e reflexivo. Além disso, o sentimento de eficácia associou-se à reflexão e na formação de professores reflexivos, se caracterizaram como elementos estimuladores do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos, por meio da aplicação da escala de autoeficácia dos professores, revelaram que o senso de eficácia pessoal, considerado com altos índices, foi mais elevado do que o senso de eficácia do ensino, considerado com índices mais baixos, assim como 70% dos supervisores pedagógicos entrevistados atingiram escores médios (faixa intermediária) no nível geral de eficácia. O presente estudo permitiu concluir que, portanto, apesar dos resultados obtidos, num panorama geral, terem sido favoráveis, se faz necessário evidenciar os significativos desafios e problemáticas a serem enfrentados no contexto educacional brasileiro, especialmente, no que tange aos impactos sofridos na eficácia do ensino dos supervisores pedagógicos entrevistados, tendo em vista a relevante influência das variáveis demográficas e de contexto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-27T14:56:47Z
2016-01-27T00:00:00Z
2016-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5494
url http://hdl.handle.net/10348/5494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137105028317184