A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Eugénia Paula Rodrigues de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7364
Resumo: O presente trabalho é o corolário de uma reflexão sobre a pertinência da Supervisão Pedagógica, tendo por base a experiência profissional de vinte e sete anos. Partindo de uma fundamentação científica, materializou-se na interpretação e ilações retiradas a partir das experiências e vivências quer em contexto de aula, quer fora da sala de aula, ao longo deste percurso, que, obviamente, já se afigura muito diversificado. Sendo o âmago a Supervisão Pedagógica, um dos objetivos foi refletir sobre as aprendizagens alcançadas ao longo deste período, sobre a sua atualidade e pertinência e aprofundar conhecimentos de modo a tornarem a nossa prática mais rica e eficiente. Consideramo-nos alguém que não se cansa de aprender. E que quanto mais sabe, menos sabe! Iniciámos por fazer uma breve resenha sobre o nosso percurso profissional: experiência enquanto estagiária, níveis e disciplinas que lecionámos e cargos desempenhados. Seguiu-se um referencial teórico sustentado, abordando conteúdos fundamentais: funções do Diretor de Turma; principais qualidades do Diretor de Turma; principais dificuldades; o Diretor de Turma e a orientação dos alunos; os papeis do Diretor de Turma na educação para a cidadania; experiências marcantes enquanto Diretor de Turma e ilações que podemos tirar; conceito de Supervisão Pedagógica; modelos de Supervisão Pedagógica; funções do Supervisor; o Supervisor como líder. Descrevemos as práticas da Direção de Turma e da Supervisão inerentes à nossa atividade, caracterizando-as, construindo o enquadramento normativo e descrevendo o modo como foram realizadas, bem como os impactos que tiveram no nosso crescimento profissional e pessoal. Construímos a nossa metáfora de Supervisão Pedagógica, com o objetivo de tentarmos interpretar esta prática em contexto escolar, tendo por base os pilares fundamentais: os professores; a supervisão; o trabalho cooperativo; as finalidades; a escola. Na conclusão, apresentámos uma síntese das ideias desenvolvidas ao logo do trabalho, evidenciando os melhores argumentos, de forma a espelhar o melhor possível o "corpo" deste relatório.
id RCAP_69a1fd647c30bda14d09fcf83bec09a2
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissionalReflexãoSupervisão pedagógicaDireção de turmaO presente trabalho é o corolário de uma reflexão sobre a pertinência da Supervisão Pedagógica, tendo por base a experiência profissional de vinte e sete anos. Partindo de uma fundamentação científica, materializou-se na interpretação e ilações retiradas a partir das experiências e vivências quer em contexto de aula, quer fora da sala de aula, ao longo deste percurso, que, obviamente, já se afigura muito diversificado. Sendo o âmago a Supervisão Pedagógica, um dos objetivos foi refletir sobre as aprendizagens alcançadas ao longo deste período, sobre a sua atualidade e pertinência e aprofundar conhecimentos de modo a tornarem a nossa prática mais rica e eficiente. Consideramo-nos alguém que não se cansa de aprender. E que quanto mais sabe, menos sabe! Iniciámos por fazer uma breve resenha sobre o nosso percurso profissional: experiência enquanto estagiária, níveis e disciplinas que lecionámos e cargos desempenhados. Seguiu-se um referencial teórico sustentado, abordando conteúdos fundamentais: funções do Diretor de Turma; principais qualidades do Diretor de Turma; principais dificuldades; o Diretor de Turma e a orientação dos alunos; os papeis do Diretor de Turma na educação para a cidadania; experiências marcantes enquanto Diretor de Turma e ilações que podemos tirar; conceito de Supervisão Pedagógica; modelos de Supervisão Pedagógica; funções do Supervisor; o Supervisor como líder. Descrevemos as práticas da Direção de Turma e da Supervisão inerentes à nossa atividade, caracterizando-as, construindo o enquadramento normativo e descrevendo o modo como foram realizadas, bem como os impactos que tiveram no nosso crescimento profissional e pessoal. Construímos a nossa metáfora de Supervisão Pedagógica, com o objetivo de tentarmos interpretar esta prática em contexto escolar, tendo por base os pilares fundamentais: os professores; a supervisão; o trabalho cooperativo; as finalidades; a escola. Na conclusão, apresentámos uma síntese das ideias desenvolvidas ao logo do trabalho, evidenciando os melhores argumentos, de forma a espelhar o melhor possível o "corpo" deste relatório.This text is the result of a deep reflection on the importance of Instructional Supervision based on 27 years of professional experience. Starting from a scientific basis, it embodied the interpretation and deductions taken from the experiences either in the classroom or outside it throughout the years. As Supervision is the main purpose of this study, it aims at reflecting on learning processes, its relevance and opportunity, as well as at improving and deepen knowledge so that teaching practices are successful and efficient. The study´s first approach started with a brief presentation of the professional experience as a practising teacher referring not only to subjects and levels taught, but also to tasks and roles performed. Next it was supported theoretically having in mind important issues such as: the role of the class director; major qualities; main barriers; the class director role both in student´s guidance and in educating for citizenship; striking experiences and conclusions drawn from them; the meaning of Supervision; its models; the role of the Supervisor; the Supervisor as a leader. It was intended to describe and reflect on the role played as a class director and Supervisor based on the legal framework and guidelines. The way those tasks were fulfilled and their impact contributed to the teacher´s professional identity and growth. The Supervision metaphor was built with the aim of understanding the practice of supervision in school context having in mind its key pillars: teachers; supervisor; cooperative work; objectives/ purpose; school. As far as the conclusion is concerned, it intends to be a summary of the main ideas developed throughout the text, emphasizing the most effective arguments so that it best reflects the “core” of this report.2017-03-02T15:20:25Z2017-03-02T00:00:00Z2017-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7364porAlmeida, Eugénia Paula Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:21Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:38.336273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional
title A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional
spellingShingle A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional
Almeida, Eugénia Paula Rodrigues de
Reflexão
Supervisão pedagógica
Direção de turma
title_short A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional
title_full A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional
title_fullStr A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional
title_sort A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional
author Almeida, Eugénia Paula Rodrigues de
author_facet Almeida, Eugénia Paula Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Eugénia Paula Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Supervisão pedagógica
Direção de turma
topic Reflexão
Supervisão pedagógica
Direção de turma
description O presente trabalho é o corolário de uma reflexão sobre a pertinência da Supervisão Pedagógica, tendo por base a experiência profissional de vinte e sete anos. Partindo de uma fundamentação científica, materializou-se na interpretação e ilações retiradas a partir das experiências e vivências quer em contexto de aula, quer fora da sala de aula, ao longo deste percurso, que, obviamente, já se afigura muito diversificado. Sendo o âmago a Supervisão Pedagógica, um dos objetivos foi refletir sobre as aprendizagens alcançadas ao longo deste período, sobre a sua atualidade e pertinência e aprofundar conhecimentos de modo a tornarem a nossa prática mais rica e eficiente. Consideramo-nos alguém que não se cansa de aprender. E que quanto mais sabe, menos sabe! Iniciámos por fazer uma breve resenha sobre o nosso percurso profissional: experiência enquanto estagiária, níveis e disciplinas que lecionámos e cargos desempenhados. Seguiu-se um referencial teórico sustentado, abordando conteúdos fundamentais: funções do Diretor de Turma; principais qualidades do Diretor de Turma; principais dificuldades; o Diretor de Turma e a orientação dos alunos; os papeis do Diretor de Turma na educação para a cidadania; experiências marcantes enquanto Diretor de Turma e ilações que podemos tirar; conceito de Supervisão Pedagógica; modelos de Supervisão Pedagógica; funções do Supervisor; o Supervisor como líder. Descrevemos as práticas da Direção de Turma e da Supervisão inerentes à nossa atividade, caracterizando-as, construindo o enquadramento normativo e descrevendo o modo como foram realizadas, bem como os impactos que tiveram no nosso crescimento profissional e pessoal. Construímos a nossa metáfora de Supervisão Pedagógica, com o objetivo de tentarmos interpretar esta prática em contexto escolar, tendo por base os pilares fundamentais: os professores; a supervisão; o trabalho cooperativo; as finalidades; a escola. Na conclusão, apresentámos uma síntese das ideias desenvolvidas ao logo do trabalho, evidenciando os melhores argumentos, de forma a espelhar o melhor possível o "corpo" deste relatório.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-02T15:20:25Z
2017-03-02T00:00:00Z
2017-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7364
url http://hdl.handle.net/10348/7364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154811559937