Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14641 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_12c474af1dce5177735fd2fe030dea75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14641 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanoscomunicação integrada de marketingbusiness to businessconsultoria de recursos humanosintegrated marketing communicationhuman resources consultancyMestrado em MarketingEste projeto visa a criação de um plano de comunicação integrada de marketing (referido a partir daqui como plano de CIM) para uma consultora de recursos humanos situada em Lisboa, com o objetivo de aumentar a sua notoriedade, estabelecer a empresa como expert no setor e reforçar a imagem da marca internamente e na mente dos clientes e novos clientes. O projeto está dividido em duas partes sendo a primeira de revisão da literatura relacionada com o tema: comunicação integrada de marketing (CIM), CIM para mercados B2B, branding em B2B e novas ferramentas de comunicação e marketing de conteúdo. A segunda parte é o desenvolvimento do plano, baseado no modelo de Clow e Baack (2015). Para a realização do mesmo foi elaborado um estudo qualitativo, com recolha de dados primários (entrevistas a clientes da empresa, à CEO e a colaboradores) e secundários (pesquisas e estudos sobre o setor da consultoria em Portugal) que permitiu a construção das análises macro e micro ambientais, de concorrência e de posicionamento percepcionado, bem como a análise swot, que fundamentam o plano, permitindo o estabelecimentos dos objetivos, do tipo de segmentação utilizada, posicionamento e targeting e o plano tático. O plano delineia ações nas áreas da comunicação interna, online, publicidade, comunicação de serviço, vendas pessoais e new business, e finaliza com a orçamentação prevista para a sua implementação, métodos para avaliação e controlo, calendarização, conclusão e recomendações sobre o mesmo.This project aims to create an integrated marketing communication plan (from now referred as IMC) for a human resources consultancy located in Lisbon, with the objective of increasing its reputation, establishing a company as na expert in the market and reinforce the brand?s image internally and in the minds of customers and new customers. The project is divided into two parts, the first is a review of the literature related to subjects as: integrated marketing communication (IMC), IMC for B2B markets, B2B branding and new communication and content marketing tools. The second part is the development of the plan, using the model of Clow and Baack (2015). A qualitative study was conducted, with the collection of primary data (interviews with company clients, CEOs and collaborators) and secondary data (surveys and studies on the consulting sector in Portugal) that allow the construction of macro and micro-environmental analyzes, competition and positioning, allowing the establishment of objectives, the type of segmentation, positioning and targeting the tactical plan. The plan outlines actions in the areas of internal communication, online, advertising, service communication, sales and new business, and finalizes with a budget for its implementation, methods for evaluation and control, schedule, conclusion and recommendations thereon.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaGomes, Raíssa Meira2018-01-04T14:58:15Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14641porGomes, Raíssa Meira (2017). "Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:40Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:27.998270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos |
title |
Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos |
spellingShingle |
Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos Gomes, Raíssa Meira comunicação integrada de marketing business to business consultoria de recursos humanos integrated marketing communication human resources consultancy |
title_short |
Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos |
title_full |
Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos |
title_fullStr |
Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos |
title_full_unstemmed |
Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos |
title_sort |
Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos |
author |
Gomes, Raíssa Meira |
author_facet |
Gomes, Raíssa Meira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Patrícia Nunes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Raíssa Meira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação integrada de marketing business to business consultoria de recursos humanos integrated marketing communication human resources consultancy |
topic |
comunicação integrada de marketing business to business consultoria de recursos humanos integrated marketing communication human resources consultancy |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10 2017-10-01T00:00:00Z 2018-01-04T14:58:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/14641 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/14641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gomes, Raíssa Meira (2017). "Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131091896893440 |