Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Raíssa Meira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14641
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_12c474af1dce5177735fd2fe030dea75
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanoscomunicação integrada de marketingbusiness to businessconsultoria de recursos humanosintegrated marketing communicationhuman resources consultancyMestrado em MarketingEste projeto visa a criação de um plano de comunicação integrada de marketing (referido a partir daqui como plano de CIM) para uma consultora de recursos humanos situada em Lisboa, com o objetivo de aumentar a sua notoriedade, estabelecer a empresa como expert no setor e reforçar a imagem da marca internamente e na mente dos clientes e novos clientes. O projeto está dividido em duas partes sendo a primeira de revisão da literatura relacionada com o tema: comunicação integrada de marketing (CIM), CIM para mercados B2B, branding em B2B e novas ferramentas de comunicação e marketing de conteúdo. A segunda parte é o desenvolvimento do plano, baseado no modelo de Clow e Baack (2015). Para a realização do mesmo foi elaborado um estudo qualitativo, com recolha de dados primários (entrevistas a clientes da empresa, à CEO e a colaboradores) e secundários (pesquisas e estudos sobre o setor da consultoria em Portugal) que permitiu a construção das análises macro e micro ambientais, de concorrência e de posicionamento percepcionado, bem como a análise swot, que fundamentam o plano, permitindo o estabelecimentos dos objetivos, do tipo de segmentação utilizada, posicionamento e targeting e o plano tático. O plano delineia ações nas áreas da comunicação interna, online, publicidade, comunicação de serviço, vendas pessoais e new business, e finaliza com a orçamentação prevista para a sua implementação, métodos para avaliação e controlo, calendarização, conclusão e recomendações sobre o mesmo.This project aims to create an integrated marketing communication plan (from now referred as IMC) for a human resources consultancy located in Lisbon, with the objective of increasing its reputation, establishing a company as na expert in the market and reinforce the brand?s image internally and in the minds of customers and new customers. The project is divided into two parts, the first is a review of the literature related to subjects as: integrated marketing communication (IMC), IMC for B2B markets, B2B branding and new communication and content marketing tools. The second part is the development of the plan, using the model of Clow and Baack (2015). A qualitative study was conducted, with the collection of primary data (interviews with company clients, CEOs and collaborators) and secondary data (surveys and studies on the consulting sector in Portugal) that allow the construction of macro and micro-environmental analyzes, competition and positioning, allowing the establishment of objectives, the type of segmentation, positioning and targeting the tactical plan. The plan outlines actions in the areas of internal communication, online, advertising, service communication, sales and new business, and finalizes with a budget for its implementation, methods for evaluation and control, schedule, conclusion and recommendations thereon.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaGomes, Raíssa Meira2018-01-04T14:58:15Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14641porGomes, Raíssa Meira (2017). "Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:40Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:27.998270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos
title Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos
spellingShingle Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos
Gomes, Raíssa Meira
comunicação integrada de marketing
business to business
consultoria de recursos humanos
integrated marketing communication
human resources consultancy
title_short Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos
title_full Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos
title_fullStr Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos
title_full_unstemmed Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos
title_sort Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos
author Gomes, Raíssa Meira
author_facet Gomes, Raíssa Meira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Patrícia Nunes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Raíssa Meira
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação integrada de marketing
business to business
consultoria de recursos humanos
integrated marketing communication
human resources consultancy
topic comunicação integrada de marketing
business to business
consultoria de recursos humanos
integrated marketing communication
human resources consultancy
description Mestrado em Marketing
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
2018-01-04T14:58:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14641
url http://hdl.handle.net/10400.5/14641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Raíssa Meira (2017). "Comunicação integrada de marketing em business to business : plano de comunicação para consultora de recursos humanos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131091896893440