Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Lidiane Santos de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pinto, Suzi Samá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844
Resumo: Este artigo investiga de que forma as tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão sendo inseridas e utilizadas no âmbito escolar.  Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura, na qual foram investigados a utilização das TIC no ensino, bem como as políticas públicas que buscaram inserir essas tecnologias nas escolas e seus respectivos objetivos. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de escolas públicas de Ensino Médio do município do Rio Grande, RS/Brasil. Estas entrevistas buscaram informações sobre: políticas públicas que disponibilizaram as TIC na escola, formação continuada sobre o uso das TIC; e percepção dos gestores educacionais acerca do uso pedagógico das TIC. As entrevistas foram analisadas por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, a qual permite expressar o que uma representação social pensa sobre determinado assunto. Por meio do discurso coletivo, percebeu-se que as escolas possuem recursos tecnológicos, mas que os cursos de formação continuada não potencializam a inserção das TIC na prática pedagógica. Consequentemente, os professores não se sentem preparados para inserir  as TIC em suas aulas. recursos tecnológicos, mas que os cursos de formação continuada não potencializam a inserção das TIC na prática pedagógica. Consequentemente, os professores não se sentem preparados para inserir  as TIC em suas aulas.
id RCAP_12dc69d6ac7a80a53430d0e460c93b91
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente EscolarEste artigo investiga de que forma as tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão sendo inseridas e utilizadas no âmbito escolar.  Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura, na qual foram investigados a utilização das TIC no ensino, bem como as políticas públicas que buscaram inserir essas tecnologias nas escolas e seus respectivos objetivos. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de escolas públicas de Ensino Médio do município do Rio Grande, RS/Brasil. Estas entrevistas buscaram informações sobre: políticas públicas que disponibilizaram as TIC na escola, formação continuada sobre o uso das TIC; e percepção dos gestores educacionais acerca do uso pedagógico das TIC. As entrevistas foram analisadas por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, a qual permite expressar o que uma representação social pensa sobre determinado assunto. Por meio do discurso coletivo, percebeu-se que as escolas possuem recursos tecnológicos, mas que os cursos de formação continuada não potencializam a inserção das TIC na prática pedagógica. Consequentemente, os professores não se sentem preparados para inserir  as TIC em suas aulas. recursos tecnológicos, mas que os cursos de formação continuada não potencializam a inserção das TIC na prática pedagógica. Consequentemente, os professores não se sentem preparados para inserir  as TIC em suas aulas.PRISMA.COM2015-03-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1844PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 86-1101646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844/1678Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Lidiane Santos dePinto, Suzi Samá2022-09-06T09:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:22.954459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar
title Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar
spellingShingle Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar
Freitas, Lidiane Santos de
title_short Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar
title_full Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar
title_fullStr Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar
title_full_unstemmed Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar
title_sort Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar
author Freitas, Lidiane Santos de
author_facet Freitas, Lidiane Santos de
Pinto, Suzi Samá
author_role author
author2 Pinto, Suzi Samá
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Lidiane Santos de
Pinto, Suzi Samá
description Este artigo investiga de que forma as tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão sendo inseridas e utilizadas no âmbito escolar.  Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura, na qual foram investigados a utilização das TIC no ensino, bem como as políticas públicas que buscaram inserir essas tecnologias nas escolas e seus respectivos objetivos. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de escolas públicas de Ensino Médio do município do Rio Grande, RS/Brasil. Estas entrevistas buscaram informações sobre: políticas públicas que disponibilizaram as TIC na escola, formação continuada sobre o uso das TIC; e percepção dos gestores educacionais acerca do uso pedagógico das TIC. As entrevistas foram analisadas por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, a qual permite expressar o que uma representação social pensa sobre determinado assunto. Por meio do discurso coletivo, percebeu-se que as escolas possuem recursos tecnológicos, mas que os cursos de formação continuada não potencializam a inserção das TIC na prática pedagógica. Consequentemente, os professores não se sentem preparados para inserir  as TIC em suas aulas. recursos tecnológicos, mas que os cursos de formação continuada não potencializam a inserção das TIC na prática pedagógica. Consequentemente, os professores não se sentem preparados para inserir  as TIC em suas aulas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-25T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1844
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844
identifier_str_mv oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844/1678
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
dc.source.none.fl_str_mv PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 86-110
1646-3153
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130170756431872