Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844 |
Resumo: | Este artigo investiga de que forma as tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão sendo inseridas e utilizadas no âmbito escolar. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura, na qual foram investigados a utilização das TIC no ensino, bem como as políticas públicas que buscaram inserir essas tecnologias nas escolas e seus respectivos objetivos. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de escolas públicas de Ensino Médio do município do Rio Grande, RS/Brasil. Estas entrevistas buscaram informações sobre: políticas públicas que disponibilizaram as TIC na escola, formação continuada sobre o uso das TIC; e percepção dos gestores educacionais acerca do uso pedagógico das TIC. As entrevistas foram analisadas por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, a qual permite expressar o que uma representação social pensa sobre determinado assunto. Por meio do discurso coletivo, percebeu-se que as escolas possuem recursos tecnológicos, mas que os cursos de formação continuada não potencializam a inserção das TIC na prática pedagógica. Consequentemente, os professores não se sentem preparados para inserir as TIC em suas aulas. recursos tecnológicos, mas que os cursos de formação continuada não potencializam a inserção das TIC na prática pedagógica. Consequentemente, os professores não se sentem preparados para inserir as TIC em suas aulas. |
id |
RCAP_12dc69d6ac7a80a53430d0e460c93b91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1844 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente EscolarEste artigo investiga de que forma as tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão sendo inseridas e utilizadas no âmbito escolar. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura, na qual foram investigados a utilização das TIC no ensino, bem como as políticas públicas que buscaram inserir essas tecnologias nas escolas e seus respectivos objetivos. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de escolas públicas de Ensino Médio do município do Rio Grande, RS/Brasil. Estas entrevistas buscaram informações sobre: políticas públicas que disponibilizaram as TIC na escola, formação continuada sobre o uso das TIC; e percepção dos gestores educacionais acerca do uso pedagógico das TIC. As entrevistas foram analisadas por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, a qual permite expressar o que uma representação social pensa sobre determinado assunto. Por meio do discurso coletivo, percebeu-se que as escolas possuem recursos tecnológicos, mas que os cursos de formação continuada não potencializam a inserção das TIC na prática pedagógica. Consequentemente, os professores não se sentem preparados para inserir as TIC em suas aulas. recursos tecnológicos, mas que os cursos de formação continuada não potencializam a inserção das TIC na prática pedagógica. Consequentemente, os professores não se sentem preparados para inserir as TIC em suas aulas.PRISMA.COM2015-03-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1844PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 86-1101646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844/1678Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Lidiane Santos dePinto, Suzi Samá2022-09-06T09:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:22.954459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar |
title |
Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar |
spellingShingle |
Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar Freitas, Lidiane Santos de |
title_short |
Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar |
title_full |
Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar |
title_fullStr |
Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar |
title_full_unstemmed |
Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar |
title_sort |
Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar |
author |
Freitas, Lidiane Santos de |
author_facet |
Freitas, Lidiane Santos de Pinto, Suzi Samá |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Suzi Samá |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Lidiane Santos de Pinto, Suzi Samá |
description |
Este artigo investiga de que forma as tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão sendo inseridas e utilizadas no âmbito escolar. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura, na qual foram investigados a utilização das TIC no ensino, bem como as políticas públicas que buscaram inserir essas tecnologias nas escolas e seus respectivos objetivos. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de escolas públicas de Ensino Médio do município do Rio Grande, RS/Brasil. Estas entrevistas buscaram informações sobre: políticas públicas que disponibilizaram as TIC na escola, formação continuada sobre o uso das TIC; e percepção dos gestores educacionais acerca do uso pedagógico das TIC. As entrevistas foram analisadas por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, a qual permite expressar o que uma representação social pensa sobre determinado assunto. Por meio do discurso coletivo, percebeu-se que as escolas possuem recursos tecnológicos, mas que os cursos de formação continuada não potencializam a inserção das TIC na prática pedagógica. Consequentemente, os professores não se sentem preparados para inserir as TIC em suas aulas. recursos tecnológicos, mas que os cursos de formação continuada não potencializam a inserção das TIC na prática pedagógica. Consequentemente, os professores não se sentem preparados para inserir as TIC em suas aulas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-25T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844 oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1844 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844 https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1844/1678 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 86-110 1646-3153 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130170756431872 |