Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/400 |
Resumo: | Vivemos num tempo em que a socialização prima pela eficácia e qualidade da comunicação entre o emissor e receptor. Aliás de um modo abrangente, a qualidade da vida e a aquisição de conhecimentos são possíveis devido à possibilidade de comunicarmos uns com os outros de diversas formas. Estas características referidas, também, estão presentes numa sala de aula inerentes às intenções pensadas ou não do educador e do educando. O diálogo existente entre ambos resulta de uma relação pedagógica conveniente que pode determinar a acção do aluno face à sua aprendizagem. Neste âmbito, o educador ao expressar-se transmite muito de si, da sua condição social,formação, cultura e a personalidade. Paralelamente, a Supervisão Pedagógica com as suas especificidades, pode desempenhar um acompanhamento directo dos educadores. Assim como, um remanescer auspicioso sobre a sua prática pedagógica. O estudo intitulado Supervisão Pedagógica: Monitorização das Competências Comunicacionais no Contexto Escolar colmatará com uma perspectiva ao redor das práticas educativas e na essência da comunicação escolar. |
id |
RCAP_130590d2ec59717001ea005395d4f5ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/400 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolarSupervisão pedagógicaComunicaçãoFormas de comunicaçãoRelação pedagógicaCiências da Educação - Supervisão Pedagógica.Centro de Ciências SociaisVivemos num tempo em que a socialização prima pela eficácia e qualidade da comunicação entre o emissor e receptor. Aliás de um modo abrangente, a qualidade da vida e a aquisição de conhecimentos são possíveis devido à possibilidade de comunicarmos uns com os outros de diversas formas. Estas características referidas, também, estão presentes numa sala de aula inerentes às intenções pensadas ou não do educador e do educando. O diálogo existente entre ambos resulta de uma relação pedagógica conveniente que pode determinar a acção do aluno face à sua aprendizagem. Neste âmbito, o educador ao expressar-se transmite muito de si, da sua condição social,formação, cultura e a personalidade. Paralelamente, a Supervisão Pedagógica com as suas especificidades, pode desempenhar um acompanhamento directo dos educadores. Assim como, um remanescer auspicioso sobre a sua prática pedagógica. O estudo intitulado Supervisão Pedagógica: Monitorização das Competências Comunicacionais no Contexto Escolar colmatará com uma perspectiva ao redor das práticas educativas e na essência da comunicação escolar.Universidade da MadeiraGóis, Liliana Maria G. Rodrigues deDigitUMaSá, Cristina Maria Pereira de2013-05-29T14:05:38Z20112013-05-29T00:00:00Z2013-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:07.138451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar |
title |
Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar |
spellingShingle |
Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar Sá, Cristina Maria Pereira de Supervisão pedagógica Comunicação Formas de comunicação Relação pedagógica Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica . Centro de Ciências Sociais |
title_short |
Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar |
title_full |
Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar |
title_fullStr |
Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar |
title_sort |
Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar |
author |
Sá, Cristina Maria Pereira de |
author_facet |
Sá, Cristina Maria Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Góis, Liliana Maria G. Rodrigues de DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Cristina Maria Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica Comunicação Formas de comunicação Relação pedagógica Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica . Centro de Ciências Sociais |
topic |
Supervisão pedagógica Comunicação Formas de comunicação Relação pedagógica Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica . Centro de Ciências Sociais |
description |
Vivemos num tempo em que a socialização prima pela eficácia e qualidade da comunicação entre o emissor e receptor. Aliás de um modo abrangente, a qualidade da vida e a aquisição de conhecimentos são possíveis devido à possibilidade de comunicarmos uns com os outros de diversas formas. Estas características referidas, também, estão presentes numa sala de aula inerentes às intenções pensadas ou não do educador e do educando. O diálogo existente entre ambos resulta de uma relação pedagógica conveniente que pode determinar a acção do aluno face à sua aprendizagem. Neste âmbito, o educador ao expressar-se transmite muito de si, da sua condição social,formação, cultura e a personalidade. Paralelamente, a Supervisão Pedagógica com as suas especificidades, pode desempenhar um acompanhamento directo dos educadores. Assim como, um remanescer auspicioso sobre a sua prática pedagógica. O estudo intitulado Supervisão Pedagógica: Monitorização das Competências Comunicacionais no Contexto Escolar colmatará com uma perspectiva ao redor das práticas educativas e na essência da comunicação escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2013-05-29T14:05:38Z 2013-05-29T00:00:00Z 2013-05-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/400 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129900885475328 |