Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cristina Maria Pereira de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/400
Resumo: Vivemos num tempo em que a socialização prima pela eficácia e qualidade da comunicação entre o emissor e receptor. Aliás de um modo abrangente, a qualidade da vida e a aquisição de conhecimentos são possíveis devido à possibilidade de comunicarmos uns com os outros de diversas formas. Estas características referidas, também, estão presentes numa sala de aula inerentes às intenções pensadas ou não do educador e do educando. O diálogo existente entre ambos resulta de uma relação pedagógica conveniente que pode determinar a acção do aluno face à sua aprendizagem. Neste âmbito, o educador ao expressar-se transmite muito de si, da sua condição social,formação, cultura e a personalidade. Paralelamente, a Supervisão Pedagógica com as suas especificidades, pode desempenhar um acompanhamento directo dos educadores. Assim como, um remanescer auspicioso sobre a sua prática pedagógica. O estudo intitulado Supervisão Pedagógica: Monitorização das Competências Comunicacionais no Contexto Escolar colmatará com uma perspectiva ao redor das práticas educativas e na essência da comunicação escolar.
id RCAP_130590d2ec59717001ea005395d4f5ff
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/400
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolarSupervisão pedagógicaComunicaçãoFormas de comunicaçãoRelação pedagógicaCiências da Educação - Supervisão Pedagógica.Centro de Ciências SociaisVivemos num tempo em que a socialização prima pela eficácia e qualidade da comunicação entre o emissor e receptor. Aliás de um modo abrangente, a qualidade da vida e a aquisição de conhecimentos são possíveis devido à possibilidade de comunicarmos uns com os outros de diversas formas. Estas características referidas, também, estão presentes numa sala de aula inerentes às intenções pensadas ou não do educador e do educando. O diálogo existente entre ambos resulta de uma relação pedagógica conveniente que pode determinar a acção do aluno face à sua aprendizagem. Neste âmbito, o educador ao expressar-se transmite muito de si, da sua condição social,formação, cultura e a personalidade. Paralelamente, a Supervisão Pedagógica com as suas especificidades, pode desempenhar um acompanhamento directo dos educadores. Assim como, um remanescer auspicioso sobre a sua prática pedagógica. O estudo intitulado Supervisão Pedagógica: Monitorização das Competências Comunicacionais no Contexto Escolar colmatará com uma perspectiva ao redor das práticas educativas e na essência da comunicação escolar.Universidade da MadeiraGóis, Liliana Maria G. Rodrigues deDigitUMaSá, Cristina Maria Pereira de2013-05-29T14:05:38Z20112013-05-29T00:00:00Z2013-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:07.138451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar
title Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar
spellingShingle Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar
Sá, Cristina Maria Pereira de
Supervisão pedagógica
Comunicação
Formas de comunicação
Relação pedagógica
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
title_short Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar
title_full Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar
title_fullStr Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar
title_sort Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar
author Sá, Cristina Maria Pereira de
author_facet Sá, Cristina Maria Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Góis, Liliana Maria G. Rodrigues de
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Cristina Maria Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Comunicação
Formas de comunicação
Relação pedagógica
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
topic Supervisão pedagógica
Comunicação
Formas de comunicação
Relação pedagógica
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
description Vivemos num tempo em que a socialização prima pela eficácia e qualidade da comunicação entre o emissor e receptor. Aliás de um modo abrangente, a qualidade da vida e a aquisição de conhecimentos são possíveis devido à possibilidade de comunicarmos uns com os outros de diversas formas. Estas características referidas, também, estão presentes numa sala de aula inerentes às intenções pensadas ou não do educador e do educando. O diálogo existente entre ambos resulta de uma relação pedagógica conveniente que pode determinar a acção do aluno face à sua aprendizagem. Neste âmbito, o educador ao expressar-se transmite muito de si, da sua condição social,formação, cultura e a personalidade. Paralelamente, a Supervisão Pedagógica com as suas especificidades, pode desempenhar um acompanhamento directo dos educadores. Assim como, um remanescer auspicioso sobre a sua prática pedagógica. O estudo intitulado Supervisão Pedagógica: Monitorização das Competências Comunicacionais no Contexto Escolar colmatará com uma perspectiva ao redor das práticas educativas e na essência da comunicação escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-05-29T14:05:38Z
2013-05-29T00:00:00Z
2013-05-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/400
url http://hdl.handle.net/10400.13/400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129900885475328